Argentina e Chile: novidades da temporada de neve 2015

Natalie Soares
por Natalie Soares

Portillo Chile

A temporada de neve no Hemisfério Sul está prestes a começar e é hora de conferir as novidades das principais estações de esqui do Chile e da Argentina. Reunimos aqui as novas informações e a previsão de abertura e encerramento da temporada de neve em cada destino.

Lembre-se de que as datas estão sempre sujeitas a alteração por conta das condições climáticas. Por isso vale a pena dar uma olhada também na página do Facebook de cada estação, que está sempre listada.

Para saber todas as atividades que a estação oferece, clique no site oficial ou dê um pulinho no nosso post do ano passado, que detalha tudo o que dá para fazer em cada um dos destinos nevados da América do Sul.

ARGENTINA

BARILOCHE

Bariloche

Como chegar: 2h30 de vôo de Buenos Aires, com Aerolíneas Argentinas ou Lan/TAM.

Hospedagem: Onde ficar em Bariloche

Aleluia: o Chile rebaixou o alerta do vulcão Calbuco de vermelho para laranja e agora para amarelo: sinal verde para viajar este ano.

Cerro Catedral

Data da temporada: 20 de junho até primeira semana de outubro

Site oficialPágina no FacebookPerfil no Twitter

Novidades da temporada:

Instalação do Play Park, uma área de recreação destinada às crianças na base da montanha com trenós, boias gigantes, área para aulas de esqui e saltos de snowboard. Na montanha são oferecidos passeios guiados com diversas saídas por dia com moto de neve e quadriciclos, uma maneira diferente de explorar a montanha sem esquiar.

Promoção especial: turistas brasileiros menores de 16 anos poderão se hospedar gratuitamente em hotéis da Associação Hoteleira de Bariloche, desde que ocupando o mesmo quarto dos pais. Crianças e adolescentes brasileiros até 16 anos também ganharão passes gratuitos para esquiar no Cerro Catedral entre 1º e 10 de julho, e de 1º de agosto a 30 de setembro.

Cerro Otto

Data de abertura: não tem uma data oficial ainda, provavelmente entre julho e setembro.

Site oficialPágina oficial no Facebook

Leia mais:

VILLA LA ANGOSTURA

Villa la Angostura Cerro Bayo

Como chegar: 80 km de Bariloche (veja como chegar a Bariloche acima). De lá você pode vir de carro alugado, táxi ou remis (1h20).

Hospedagem: veja hotéis em Villa La Angostura no Booking.

Cerro Bayo

Data da temporada: 20 de junho a meados de setembro

Site oficial | Página no FacebookPerfil no Twitter

Novidades da temporada: jogos de rugby e polo na neve, balada na montanha, decida com tochas e a 11ª edição do evento da gastronomia patagônica, Chef de Altura.

Melhorias na infraestrutura da estação: inauguração de três magic carpet para iniciantes na região da Cota 1500, u diferencial: agora as pistas para iniciante estão a 1500 metros de altura ideal para aulas práticas com muita neve ao longo de toda a temporada. Lançamento da última ligação da gôndola que vai da Cota de 1500 até o cume do Cerro, resultando em uma grande expansão da área de esqui. Abertura de novas pistas de esqui intermediárias (azul e vermelha) e possibilidade de esqui e snow fora da pista.

Para quem não esquia, Cerro Bayo oferece também tubbing - são quatro pistas para brincar de boia -, passeios com raquetes, arvorismo e novas trilhas para caminhadas. A estação agora também conta com um novo restaurante na montanha chamado El Capricho.

Villa la Angostura Cerro Bayo

Os tickets podem ser comprados diretamente no site e wi-fi grátis também é oferecido nas áreas comuns e alguns trechos das montanhas do cerro. O estacionamento também foi ampliado; serviço de bilheteira foi simplificado; um novo posto de atendimento ao cliente começou a funcionar; novos banheiros e novas sinalizações concluíram as obras para essa temporada.

Para quem viaja com crianças, o Cerro Bayo tem um Kids Club com instrutores para aulas de esqui e monitores para diferentes brincadeiras. Para os pequenos ou adolescentes que já esquiam, o Mineterrain Park oferece outras atividades diferentes.

Leia mais:

SAN MARTÍN DE LOS ANDES

san-martin-de-los-andes-lago-meliquina

Como chegar: Voe de Buenos Aires direto a San Martín/Chapelco pela Aerolíneas. O aeroporto fica próximo à estação e a 15 km do centro. Pode-se ir à cidade de ônibus regular (cerca de 50 pesos), carro alugado, transfer ou táxi. Também dá para voar a Bariloche e seguir de carro ou ônibus (3 horas de viagem).

Hospedagem: veja hotéis em San Martín de los Andes no Booking

Chapelco

Data da temporada: 20 de junho a 30 de setembro

Site oficialPágina no FacebookPerfil no Twitter

Novidades da temporada: voos diários saindo de Buenos Aires, dois voos por dia durante os meses de julho e agosto e a inauguração de um teleférico com cadeiras para quatro pessoas vai aumentar a capacidade do centro de esqui.

Leia mais:

USHUAIA

Ushuaia

Como chegar? Ushuaia está a 4 horas de voo de Buenos Aires. No inverno, devido às condições das estradas, é melhor usar transfer, táxi e remis do que alugar um carro. O transporte entre os centros de inverno próximos do Cerro Castor é gratuito.

Hospedagem: veja hotéis em Ushuaia no Booking

Cerro Castor

Data da temporada: 26 de junho a 15 de outubro

Site oficialPágina no FacebookPerfil no Twitter

Novidades da temporada: programação animada de eventos internacionais de esportes de inverno como o congresso mundial de instrutores de esqui que acontece entre os dias 5 e 12 de setembro, o Worldloppet que são maratonas de esqui cross-country e o importante congresso Interski 2015, sediado pela primeira vez na história em um país no Hemisfério Sul.

Além dos eventos que vão acontecer ao longo de toda a temporada, o Cerro inaugurou um restaurante chamado Viejo Castor, um novo espaço exclusivo para crianças na escola de esqui Cota 480 e renovou cerca de 30% dos equipamentos disponíveis para aluguel.

Leia mais:

MALARGÜE/LAS LEÑAS

Las Leñas

Data da temporada: 20 de junho a 27 de setembro

Site oficial |Página Facebook |Perfil Twitter

Novidades da temporada: melhoria da infraestrutura das pistas, aquisição de novos canhões de neve para fabricação de neve artificial, novos equipamentos de esqui disponíveis para aluguel. Ampliação da pista Conexão Eros-Minerva, que dobrou de tamanho. A pista Netuno também passou por alterações e foi nivelada, melhorando sua capacidade.

Promoção/como chegar: a Aerolíneas Argentinas fechou fretamentos exclusivos saindo de São Paulo e Las Leñas está oferecendo alguns pacotes especiais nas semanas de 11, 18 e 25 de julho com promoções 2 em 1, em que os equipamentos de esqui saem de graça na reserva de dois passageiros hospedados em um dos hotéis: Piscis, Acuario, Aries ou Escorpio. Consulte as condições para esses valores e outras tarifas promocionais direto com seu agente de viagens.

CHILE

SANTIAGO

Como chegar à montanha: as estações de esqui ficam a 90 minutos de Santiago. Há agências especializadas no traslado para a montanha (veja aqui). Não vale a pena alugar carro, a estrada é perigosa para quem não está habituado a dirigir no gelo.

Onde ficar em Santiago: veja aqui.

Onde ficar na montanha: veja hotéis em Farellones/El Colorado/La Parva no Booking; reserve seu hotel ou apê em Valle Nevado.

El Colorado

Data da temporada: a estação ainda não divulgou as datas da temporada.

Site oficialPágina no FacebookPerfil no Twitter

Novidades da temporada: não conseguimos contato com a estação até o momento.

Farellones

Data da temporada: a estação ainda não divulgou as datas da temporada.

Site oficialPágina no FacebookPerfil no Twitter

La Parva

Data da temporada: 12 de junho a meados de setembro.

Site oficialPágina no FacebookPerfil no Twitter

Valle Nevado

Valle Nevado

Data da temporada: 26 de junho a 25 de setembro.

Site oficialPágina no FacebookPerfil no Twitter

Novidades da temporada: ampliação da escola de neve; nova pista para iniciantes com magic carpet; ampliação do setor Diablada e acesso para pistas El Sol 1 e 2; nova loja de aluguel de equipamentos e nova loja no boulevard.

Para crianças de 3 a 9 anos, o Riglet Park foi projetado para facilitar o aprendizado dos pequenos. As aulas para iniciantes com o método “Learn to ride” desenvolvido pela Burton, será mantida por mais essa temporada, devido ao sucesso do programa nos últimos anos. O snowpark The Gap este ano está ainda maior, com pistas até a base do teleférico Prado e espaço para novas zonas de saltos radicais.

De 18 a 23 de julho acontece o Snow Fun Fest, evento que reúne o campeonato brasileiro de esqui e snowboard amador, a stream race e o snow kids.

Copa América no Valle Nevado:

O início da temporada em Valle Nevado coincide com a semana em que serão disputadas as últimas fases da Copa América, portanto, além das transmissões dos jogos em telões e eventos em torno dos jogos, Valle está oferecendo descontos de até 50% na hospedagem e 35% nas aulas e aluguel de equipamento.

Leia mais:

PORTILLO

Portillo Chile

Como chegar: fica a 140 km de Santiago. Você pode contratar um táxi, um transfer com uma agência de receptivo de Santiago ou fechar o traslado direto com o hotel. O serviço de shuttle acontece todos os sábados e, de acordo com os preços atuais, o transporte aeroporto – hotel – aeroporto custa 130 dólares por passageiro. Traslados privativos também são oferecidos (valores anunciados no site do hotel).

Portillo

Data da temporada: 20 de junho a 03 de outubro

Site oficial de PortilloPágina no FacebookPerfil no Twitter

Novidades da temporada: Portillo preparou uma série de semanas temáticas especiais para essa temporada. A primeira é a Early Winter Escape, de 27 de junho a 4 de julho, com direito a criança grátis e traslados privados. O Family Week Special, entre 4 a 11 de julho, oferece sistema all inclusive, uma noite em Santiago e traslados. Mini Week volta como opção para quem quer apenas três ou quatro noites de hospedagem. O programa Noite Grátis em Santiago acontecerá com várias saídas em agosto. Durante as férias escolares no Brasil (de 4 de junho a 1 de agosto), Portillo vai manter o Family Week, uma programação diferente para a família toda que envolve show de mágica, karaokê, festas temáticas, aulas de dança e degustação de vinhos. De 01 a 8 de agosto é a vez da Semana do Vinho, várias vinícolas chilenas vão oferecer degustações gratuitas e o mês termina com o Wine Fest, de 22 a 29, com degustações e presença de enólogos.

Promoção especial: para quem quer viajar entre 4 de julho e 1 de agosto, o pacote all inclusive é bem interessante. Ele inclui: aluguel dos equipamentos, sete noites de hospedagem, quatro refeições diárias, aulas em grupos e para crianças entre 4 e 7 anos o kids clubs, espaço com monitores, estará liberado sem custos adicionais.

Leia mais:


CHILLÁN

Como chegar? Chillán fica a 400 km de Santiago. O aeroporto mais próximo é o de Concepción (50 min. de voo desde Santiago + 1h30 até a cidade de Chillán ou 2h30 até as Termas de Chillán). Pode-se chegar a Chillán de trem (5h, Terrasur) ou ônibus (6 horas, Turbus). A Buses Nilahue leva direto de Santiago às Termas de Chillán (7 horas). Da cidade de Chillán à estação de esqui das Termas de Chillán são 80 km (1h). Há transfers regulares.
Hospedagem: veja hotéis em Chillán no Booking

Nevados de Chillán

Data da temporada: 26 de junho a 18 ou 23 de setembro

Site oficialPágina no FacebookPerfil no Twitter

Novidades da temporada: novas rotas para caminhadas com raquetes, snowpark para ensinar freestyle para as crianças, circuito de esqui nórdico, nova carta de vinho no restaurante Montañés y Andino e de 20 a 26 de junho será vendido o pacote "aprender a esquiar".


PUCÓN

Pucón

Data da temporada: devido a danos ocorridos durante a atividade sísmica recente do vulcão Villarrica, a estação não funcionará este ano.

28 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Eduardo Barros Leal
Eduardo Barros LealPermalink

Em 10/09/15 farei o vôo Fortaleza/São Paulo/Buenos Aires/Bariloche, voltando dia 18/09/15, sairei de um calor de 33 graus centígrados, e espero nesta data encontrar neve, pelo menos em Cerro Catedral, é possível ter neve neste período ?

Viviane
VivianePermalink

Tambem estou indo em setembro/2015.
Olha esse site: http://www.accuweather.com/pt/ar/san-carlos-de-bariloche/5857/month/5857?monyr=6/01/2015
Verifiquei em setembro do ano passado e teve neve.

Ronaldo Giusti
Ronaldo GiustiPermalink

Alguém saberia o motivo de a temporada em Cerro Castor, Ushuaia, começar uma semana DEPOIS da temporada em Bariloche, uma cidade muito menos austral?
Não é pra ter muito mais neve, e mais cedo, em Ushuaia?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ronaldo! Sempre é bom lembrar que a data de abertura é sujeita a alterações de acordo com a queda efetiva de neve. Além disso, é possível que o funcionamento de Ushuaia seja programado tendo em vista não a queda de neve, mas o fluxo de visitantes para a cidade.

Ronaldo Giusti
Ronaldo GiustiPermalink

Tem razão, Bóia!
Obrigado! wink

Neftalí
NeftalíPermalink

Oi Ronaldo! Metendo o bico onde não fui chamado, é importante comentar que a altura máxima do Cerro Castor é de pouco mais de 1.000 metros, enquanto o Cerro Catedral chega a 2.400, é por isso que sua abertura costuma ser depois. Fora que o Cerro Castor fica bem próximo ao mar, o que influencia também. Mas em compensação, a temporada de esqui em Ushuaia, devido ao clima mais frio, termina bem depois que Bariloche. Abraço!

Kamila
KamilaPermalink

Bariloche e Patagônia Argentina (com Perito Moreno) são combináveis em julho?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kamila! A melhor época para ir à Patagônia mais austral é o verão. No inverno alguns passeios não estão disponíveis. O minitrekking no glaciar Perito Moreno, por exemplo, só é oferecido de setembro a junho. Mas o glaciar está lá, há vôos e os hotéis funcionam.

Johnny Matos
Johnny MatosPermalink

Olá Kamila, já fiz Ushuaia + El Calafate no inverno e posso lhe dizer que aproveitei bastante, primeiro fui para Ushuaia, onde fiquei uns 6 dias, depois fui para El Calafate, onde fiquei só 2 dias, minha intenção era só ver o Perito Moreno, fiz a excursão do barco e foi bem legal, lindo demais, mas como bem disse a Bóia, o passeio no Glaciar não é permitido no inverno, em compensação, quando eu fui, o lago da cidade, que é enorme, estava uma parte congelada, se tiver coragem..rs...rs..pode andar por ele. Ah, outra vantagem, é que em El Calafete, por ser baixa temporada, você pode encontrar um hotel top por um preço mínimo, fiquei num, de frente para o lago por uma bagatela. Outro ponto importante, você não verá Pinguins em Ushuaia, eles só aparecem no verão, em compensação, a estação de esqui e neve estarão lá, a full.

Kamila
KamilaPermalink

Oi Bóia! Obrigada pelo rápido retorno!
Qual seria a estação de esquí mais proxima de El Calafate para férias de julho?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kamila! Há uma pequena estação de esqui em El Calafate, o Calafate Mountain Park. Não temos feedback confiável sobre qualidade da neve e da experiência. Ano passado só foi nevar no fim de julho, e o lugar é mais um passeio do que uma estação.

http://www.calafatemountainpark.com/es/index.aspx

No inverno, recomendamos Ushuaia no início de julho, Bariloche a partir do fim de julho.

Veja todas as possibilidades de transporte na Patagônia, incluindo Bariloche:
https://www.viajenaviagem.com/2015/01/patagonia-deslocamentos-onibus-aviao-dicas

Emerson
EmersonPermalink

Olá, Bóia. Estou amando as dicas =D
Fiquei meio encucado só com uma coisa. Estou indo pro Chile daqui a 19 dias e um dos meus planos é subir o Villarica em uma daquelas excursões.
Será que as subidas também foram canceladas?
Pelas estações de esqui não me importo muito pq vou visitar uma das estações próximas a Santiago.
Thanks!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Emerson! Acreditamos que esses passeios não estejam sendo oferecidos no momento.

Tire suas dúvidas diretamente com uma agência local:
http://trancura.cl/volcan3.html

Silvana Diniz
Silvana DinizPermalink

Oi Bóia! Tudo bem?!
No dia 12/07 estou indo pra Santiago e a principal motivação é CONHECER NEVE!!! Mas adivinha: NÃO TEM NENHUM FLOQUINHO nas estações próximas!
Você acha viável pegar um voo e passar 2/3 dias em Chillan (acho que o local mais próximo de Santiago), pra pelo menos brincar um pouco??!
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvana! Já há alguma neve em Chillán.

Neftalí
NeftalíPermalink

Silvana, vem aí um bom temporal de neve no fim de semana (estão prevendo até 1 metro da dita cuja!). Na segunda feira 13/07 vai ter bastante neve pra brincar, perto de Santiago. Não há certeza de quando vão abrir as estações de esqui, provavelmente no final da semana que você chega.

Adriana
AdrianaPermalink

Por que não está nevando em Santiago? Em outros locais do Chile já tem neve?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! Há alguma neve em Chillán. Em Santiago e Portillo a neve está atrasada; a seca está braba por lá também e é preciso chuva para fazer neve.

Adriana
AdrianaPermalink

Vamos torcer para chover!!! Obrigada... E que a neve caia!!!

Tati
TatiPermalink

Cheguei de Santiago dia 04/07/2015. Que secura e que poluição! Fui ao Valle Nevado para conhecer e nada de neve!

Mariana Nunes
Mariana NunesPermalink

Olá! Fiz uma outra pergunta em
Outro post seu.. Mas era antigo! Enfim, estou indo pro Chile no dia 08 de setembro e fico até dia 14, é possível encontrar neve ainda? Obrigada, e novamente parabéns pelo site, é de muita utilidade.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! Antes de perguntar, por favor leia o material que temos sobre o destino. Tudo o que for relacionado a "quando ir" a Santiago, leia na página "Quando ir a Santiago":

https://www.viajenaviagem.com/quando-ir-santiago

Bárbara Travassos
Bárbara TravassosPermalink

Boia, qual o site oficial da estação de esqui Farellones? Aqui neste post o endereço indicado é o do site do hotel/pousada de lá e não da estação de esqui. Obg

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bárbara! É este aqui:
http://parquesdefarellones.cl/

Obrigada por avisar, já estou corrigindo no texto.

Bárbara Travassos
Bárbara TravassosPermalink

Obrigada, Boia! Só mais uma dúvida... Estou querendo ir com meu filho de 11 anos para ver a neve e brincar (tubbing) em Santiago no início de outubro, 1 a 5. Farellones não diz a data final da temporada (só enviando pedido de orçamento para o Hotel-pousada de lá que me informaram o funcionamento da estação até dia 27 de setembro). Em Portillo, vi que a temporada vai até dia 3 de outubro! Mas o hotel de Portillo não me responde se a estação estará aberta e com neve nos dias 1 e 2 e se fazem diárias avulsa apenas por 1 dia (e não mini week que são 3...!) Vale a pena arriscar um bate e volta para Portillo? Se sim, qual a agência mais confiável? (O site de Portillo não responde a meus e-mails de cotação e informações há 1 semana já...!) Alguém me ajuda com dicas??? wink

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bárbara! Nunca se sabe até quando vai a neve. Só faça bate-volta a Portillo se tiver certeza de que há neve e se não houver neve suficiente perto de Santiago. Use o bom senso.