Cancún: sargaços tomam toda a costa (alerta do Achados)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cancún

Amigos que foram a Playa del CArmen agora em março se queixaram comigo da erosão (a praia estava estreita) e da presença de muito sargaço, que tornava turva uma faixa do mar. Mas como estavam de carro, acabaram pegando praia em Tulum e Xpu-Ha, onde não havia o problema.

A coisa, no entanto, parece mais grave do que eu entendi. Ontem, no Achados, a Dri Setti publicou fotos de amigas que estão em pontos diferentes da Riviera, e todas mostram sargaços em profusão.

(A foto que ilustra o meu post foi surrupiada do Daily Mail inglês; a matéria é de anteontem.)

Googlando "cancun seagrass 2015" e "caribbean seagrass 2015" dá para ver que o problema está piorando e que outros destinos caribenhos também estão sofrendo com o aumento de sargaços. Um pouco de sargaço sempre foi normal em muitas praias caribenhas; os resorts têm equipes que limpam a praia cedo de manhã e também durante o dia, se for necessário. Mas quando fica necessário passar o trator, a coisa muda de figura.

Relatos em fóruns do Tripadvisor, porém, dão conta de que a montanha de sargaço em Cancún não é constante; há semanas piores e melhores. Mas se você está indo para lá, é bom contar com essa possibilidade e montar um plano B -- de piscina, cenote e passeios a ruínas maias.

Você esteve recentemente em Cancún? Como estavam os sargaços, na comparação com esta foto? Todo dia era a mesma situação ou variava?

E você que esteve em Punta Cana: o volume de sargaço está nesse nível ou é administrável?

Seu depoimento vai ser muito útil para outros leitores, obrigado!

Leia mais:

84 comentários

Tatiane
TatianePermalinkResponder

Olá,

Fui para Cancun no final de agosto/2015, e foi bem tranquilo em relação ao mar.
Tinha sim um pouco, mas o hotel (Park Royal) limpa todos os dias então não acumulava. Mas NADA comparado com as fotos rs rs rs...
Passamos pelo Xcaret, islã la Mujeres e Playa Langosta(linda por sinal) estavam perfeitas.
Caso tenham alguma dúvida podem enviar para tatiane89prado@gmail.com que posso ajudar.
Uma dica é o transporte público, é barato e muito rápido, na vdd não dava nem pra chegar no ponto de ônibus pq o motorista te pega antes rs rs rs... 5 min até cocobongo..
A passagem é 1 dólar, mas compensa trocar por pesos pois 1 dólar é igual a 15 pesos (+/-) e a passagem em peso custa 10 pesos...já vai barateando smile

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Estive em Cancun, Playa de Carmem e Tulum, em Set/15.
Cancun estava ok, mas Playa e Tulum estavam com muito sargaços.
Em algumas praias, o sargaços iam para areia e podiam ser removidos pela equipe de limpeza dos hotéis, porém em muitas praias o sargaços eram tanto, que ficavam na água, tornando o banho de mar impraticável, deixando a água marrom.

Fernando Pires

Estive em Cancun de 01/12/15 a 09/12/15 fiquei hospedado no hoel Oasis Palm Beach, passeei pela orla, dava para tomar banho tranquilo, mas um pouco mais para o fundo tinha realmente muito sargaço fiquei um pouco impressionado com a quantidade, em isla mujeres na beira tambem nao tinha mas mais ao fundo era cheio de sargaco so que ambos ficavam no fundo e nao na superficie, tenho algumas fotos caso alguem tenha interesse avise aqui, se voltasse para la iria para um hotel mais proximo ao centro pois o mar é azul e nao vi sargacos por la.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Alguém sabe me dizer se ainda tem sargaço nas praias de Cancún?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Pela dificuldade em achar na internet reclamações a respeito de sargaço em 2016, a situação parece ter melhorado. Neste thread sobre Playa del Carmen no forum do TripAdvisor há quem afirme que o tapete de sargaço que invadiu o Caribe há um ano já se consumiu:

https://www.tripadvisor.co.nz/ShowTopic-g150812-i23-k9418972-Seaweed_problem-Playa_del_Carmen_Yucatan_Peninsula.html

Maria Luiza
Maria LuizaPermalinkResponder

Pessoal, bom dia! Alguém sabe da situação do Sargaço agora? Impressionante como nada se fala sobre isso na internet...Estou planejando lua de mel para Playa del Carmem em junho e não sei o que faço! Pode me ajudar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Luiza! O 'surto' de sargaço passou. Agora só o sargaço normal.

Miriam K
Miriam KPermalinkResponder

Agora no final de março há uma quantidade razoável de sargaço em Tulum. As pilhas de algas chegam a ficar com 30-40 cm de altura em praias pequenas, trazidas pelas ondas durante a noite. Os funcionários sofrem para tirar as algas nos carrinhos de mão. Nas praias longas em Puerto Morelos há pequenos tratores que ‘varrem’ as areias pela manhã mas no dia seguinte já tem outro tanto. Em algumas horas do dia as águas ficam tomadas tornando-as escuras.

Paulo Sérgio
Paulo SérgioPermalinkResponder

Visitei Cancun e boa parte da Rivieira Maya em abril de 2018, infelizmente, aquelas praias branquinhas sem algas, hoje se resumem aos panfletos de viagem. Em todas as praias que fui o "sargaço" estava presente, em maior ou menor quantidade. As praias mais livres de sargaço que encontrei foram nas ilhas de Cozumel e Isla Mujeres, nas praias de frente para o continente. Mas mesmo assim, o mar do Caribe continua fantástico, vale os passeios.

Maristela
MaristelaPermalinkResponder

Estive em Playa del Carmen de 02 a 09 de julho de 2018 e a praia estava completamente tomada de sargaços. Tivemos de ir a Cozumel para poder pegar uma praia. Decepcionante!!

Elaine Saboia
Elaine SaboiaPermalinkResponder

Estamos em cancun (jul/2018) e o problema existe porém tem dias que está bem limpa mas hoje não tem condições de entrar

Virginia Leal
Virginia LealPermalinkResponder

Estive em Cancun de 07 a 14/05. Em frente ao hotel que fiquei em Puerto Morales, havia muito sargaço, sem condições de entrar, mesmo com o hotel limpando. Mas estive em Isla Mujeres, Tulum e Playa del Carme e tudo muito perfeito, mar limpo e aquele azul turquesa de ofuscar os olhos.

Mauro Cesar
Mauro CesarPermalinkResponder

Acabamos de retornar de Cancun (julho/2018). Praticamente toda a zona hoteleira estava com muito sargaço (alguns pontos mais e outros menos), sendo impossível entrar na água. Isla Mujeres estava perfeito, mar azul.

Pablo
PabloPermalinkResponder

Miami Beach estava na semana passada cheia de sargaços, que cheiro ruim! Cancún está uma verdadeira calamidade, evitem ir! Punta Cana também está complicada...

Carina
CarinaPermalinkResponder

Alguém tem ideia se este fenômeno é temporário? Pq pelos comentários acima, em 2015 tinha bastante alga e depois os comentários voltaram somente em 2018.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carina! O verão (deles) este ano está terrível. Infelizmente é um fenômeno imprevisível.

rodrigo antuna

Aruba e Curaçao também estao com sargaço? Estou indo dia 09 de setembro!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Não sabemos. Google "seaweed Aruba 2018" e "seaweed Curacao 2018", ou "sargassum Aruba 2018" e "sargassum Curaçao 2018".

Elissa Battini

Estou em Punta Cana neste momento, dia 12/09/2018, na praia de Bávaro. Recomendo fortemente que NAO VENHAM PARA CA! O sargaço tomou conta da praia, é impossível entrar na agua. Ela está marrom e com um odor horrivel! O resort nao oferece nenhum tipo de alternativa, do tipo: transporte ate um local em que nao ha algas. A viagem se resume a um confinamento de piscina e restaurantes (com pratos insossos). Os passeios estao super caros devido ao preco absurdo do dolar. Cobram 100 dolares por uma massagem! Estamos tentando adiantar a volta pq vir do Brasil para o Caribe(tao idealizado nas fotos) só pra entrar em piscina nao faz o menor sentido! O que causa mais indignação é que nenhum site que vende os pacotes, informa vc sobre isso. Eles continuam colocando fotos de um mar que nao existe mais! NAO GASTEM SEU $ A TOA! FUJAM DESSA ARMADILHA!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar