Amigos que foram a Playa del CArmen agora em março se queixaram comigo da erosão (a praia estava estreita) e da presença de muito sargaço, que tornava turva uma faixa do mar. Mas como estavam de carro, acabaram pegando praia em Tulum e Xpu-Ha, onde não havia o problema.
A coisa, no entanto, parece mais grave do que eu entendi. Ontem, no Achados, a Dri Setti publicou fotos de amigas que estão em pontos diferentes da Riviera, e todas mostram sargaços em profusão.
(A foto que ilustra o meu post foi surrupiada do Daily Mail inglês; a matéria é de anteontem.)
Googlando "cancun seagrass 2015" e "caribbean seagrass 2015" dá para ver que o problema está piorando e que outros destinos caribenhos também estão sofrendo com o aumento de sargaços. Um pouco de sargaço sempre foi normal em muitas praias caribenhas; os resorts têm equipes que limpam a praia cedo de manhã e também durante o dia, se for necessário. Mas quando fica necessário passar o trator, a coisa muda de figura.
Relatos em fóruns do Tripadvisor, porém, dão conta de que a montanha de sargaço em Cancún não é constante; há semanas piores e melhores. Mas se você está indo para lá, é bom contar com essa possibilidade e montar um plano B -- de piscina, cenote e passeios a ruínas maias.
Você esteve recentemente em Cancún? Como estavam os sargaços, na comparação com esta foto? Todo dia era a mesma situação ou variava?
E você que esteve em Punta Cana: o volume de sargaço está nesse nível ou é administrável?
Seu depoimento vai ser muito útil para outros leitores, obrigado!
Leia mais:
- Alerta: praias de Cancún impraticáveis de sargaços, no Achados
- Beach invasion: Mexico struggles to clean beaches, no Daily Mail
87 comentários