Cancún

Cancún: sargaços tomam toda a costa (alerta do Achados)

Cancún

Amigos que foram a Playa del CArmen agora em março se queixaram comigo da erosão (a praia estava estreita) e da presença de muito sargaço, que tornava turva uma faixa do mar. Mas como estavam de carro, acabaram pegando praia em Tulum e Xpu-Ha, onde não havia o problema.

A coisa, no entanto, parece mais grave do que eu entendi. Ontem, no Achados, a Dri Setti publicou fotos de amigas que estão em pontos diferentes da Riviera, e todas mostram sargaços em profusão.

(A foto que ilustra o meu post foi surrupiada do Daily Mail inglês; a matéria é de anteontem.)

Googlando “cancun seagrass 2015” e “caribbean seagrass 2015” dá para ver que o problema está piorando e que outros destinos caribenhos também estão sofrendo com o aumento de sargaços. Um pouco de sargaço sempre foi normal em muitas praias caribenhas; os resorts têm equipes que limpam a praia cedo de manhã e também durante o dia, se for necessário. Mas quando fica necessário passar o trator, a coisa muda de figura.

Relatos em fóruns do Tripadvisor, porém, dão conta de que a montanha de sargaço em Cancún não é constante; há semanas piores e melhores. Mas se você está indo para lá, é bom contar com essa possibilidade e montar um plano B — de piscina, cenote e passeios a ruínas maias.

Você esteve recentemente em Cancún? Como estavam os sargaços, na comparação com esta foto? Todo dia era a mesma situação ou variava?

E você que esteve em Punta Cana: o volume de sargaço está nesse nível ou é administrável?

Seu depoimento vai ser muito útil para outros leitores, obrigado!

Leia mais:

89 comentários

Estive na região no final de abril e encontrei algumas praias limpas e outras bem sujas.
Em frente ao meu hotel na Zona Hoteleira de Cancun haviam sargaços, mas em pouca quantidade, mesmo de manhã cedo.
Na Praia de Akumal também encontrei poucos, a praia estava mais limpa.
Em Playa del Carmen as praias estavam bem escuras e havia muito sargaço na areia.
Mas o pior local mesmo foi Tulum, que estava infestado. Fui esperando aquele cenário paradisíaco e encontrei praias sujas e um mar bem escuro, como pode ser visto nas fotos que publiquei nesse post:
https://www.meusroteirosdeviagem.com/2015/07/visita-tulum-cancun.html

Olá….
Eu estava planejando ir pra Cancun agora em setembro, mas ja descartei a ideia.
Sabem se em Punta Cana, Aruba e Barbados está assim também?
Obrigada!

Estive em playa e em Cancun no inicio de julho. Playa del Carmem não dava para entrar, tinha muitas algas na areia (uns 30cm) e na beira da agua tb tinha. Até dava para entrar mas não estava convidativo, entende. Só conseguimos pegar praia limpa sem alga em Punta esmeralda e em akumal (perfeita). Puerto morelos, tulum, muitas algas. nada convidativo mas tb não era como nas fotos não.
Em Cancun onde estava (RIU Cancun) estava perfeito e sem algas. Isla mujeres (praia norte) tb.

Em cozumel o mar não estava tão limpo como de costume e rolava algumas algas sim mas na praia palancar estava perfeita.

Me coloco a disposição para mostrar as fotos da minha viagem.

Cheguei de Punta Cana há dois dias e reparei que quando a maré sobe um pouco, por volta de 12:00 o volume destas algas aumenta sim. Mas o resort que eu estava cuidava para que não ficasse assim, limpando até mais de uma vez ao dia. Nos trechos em que caminhei e que não eram do resort a coisa mudava um pouco. Já o passeio que fiz para a Ilha Saona as coisas estavam bem diferentes. Por ser uma ilha que não existem hotéis não há limpeza. Até achei que seria normal o volume, mas vendo estas fotos agora vi que não. Mas… Não atrapalhou muito, elas se concentravam já quase na areia, e dava só um pouco de nervoso para entrar.

Morei 3 anos em Cancun e nunca aconteceu algo parecido.

As vezes apareciam algas, mas nada que atrapalhasse.

Sobre as faixas estreitas de praia e sobre a erosão, isso começou depois do furacão Wilma que passou em 2005. Desde então, eles têm feitos enormes esforços para recuperar as praias!

Em Maio em Playa del Carmen havia muitas algas e a faixa de areia estava muito estreita, quase nao tinha praia… Na Riviera Maya havia muitas algas, mas nao como o da foto acima. Cancun estava OK.

Estive na região no começo de Abril de 2015. Em Cancun não havia sargaço. Em Tulum havia uma faixa estreita na areia da praia, mas nada que impedisse que a circulação pela areia e nem a entrada no mar.

    Tb estive em abril….de 17 a 22, em Cancún só vi Sargaço em Playa del Carmen , mas nada muito preocupante

Pessoal, estou participando de um evento com representantes dos governos de Grenada e Barbados. Seus países também estão sendo afetados pela quantidade excepcional de sargaço nas praias. Segundo meus colegas, o fenômeno tem recebido atenção dos governos de todos os países do Caribe devido ao impacto negativo sobre a indústria do turismo. Disseram também que o fenômeno não é tão recente. O acúmulo exagerado de sargaço nas areias começou há quase dois meses.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito