Minas: música e comidinhas nos festivais de Santa Rita do Sapucaí e da Serra do Cipó

Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

Cipó Classic Festival edição 2015

Programando uma viagem à Minas Gerais nos próximos dias? Dois festivais unindo música e comidinhas prometem tornar mais gostosa do que de costume uma visita ao estado.

Serra do Cipó

Vai até o próximo fim de semana (2 de agosto) a oportunidade para participar da segunda edição do Cipó Classic Festival, evento que reúne música erudita, gastronomia, apresentações culturais e até palestras na região da Serra do Cipó, a 100 quilômetros de Belo Horizonte.

Entre as atrações musicais estão Seu Ribeiro e Johnny Henro, o cravista Antonio Carlos Magalhães, o barítono Eládio Perez, o violonista Celso Faria e o grupo Marclo Caldi e trio, entre outras apresentações. Os eventos gastronômicos incluem workshops com a chef Talita Cristina de Souza, que vai ensinar receitas com ingredientes típicos da região, além de outros cozinheiros de renome, como Ricardo Vieira. A maior parte das atividades é gratuita e acontece na Praça da Serra do Cipó. Além disso, vários restaurantes e pousadas locais fazem promoções de degustação de pratos especiais.

Para mais informações sobre o Cipó Classic Festival, clique aqui.

A Serra do Cipó fica dentro do parque nacional de mesmo nome e é um dos principais destinos de ecoturismo de Minas Gerais, além de fazer parte do roteiro da Estrada Real. Fica 170 km ao norte de Belo Horizonte. Dá para seguir viagem a Diamantina (são mais 130 km; indo pela Estrada Real, você passa pelas lindas cidades de Serro e Milho Verde).

Santa Rita do Sapucaí

Vale Music, em Santa Rita do Sapucaí

A cidade do Sul de Minas é pela terceira vez palco do Vale Music, um festival de jazz e blues, nos dias 14 e 15 e agosto. São ao todo seis shows do gênero e uma feirinha gastronômica que reunirá chefs e estabelecimentos locais para oferecer vários tipos de comidas, para todos os paladares.

A abertura do evento acontece no bar Parada Obrigatória, mas a partir daí, todos os outros espetáculos serão realizados na Praça Santa Rita, com bandas como King in the Belly, Zamat Blues e Zé Nazário Trio, entre outros. A entrada é franca.

Para mais informações sobre o Vale Music, clique aqui.

Santa Rita do Sapucaí pode ser acessada pela BR 381 (que os paulistas conhecem como Fernão Dias). Está a 230 km de São Paulo, 360 km do Rio e 430 km de Belo Horizonte.

Leia mais:

11 comentários

Marcelle Ribeiro

Pessoal, alguém sabe se a lama da barragem de Mariana está afetando a água das cachoeiras da Serra do Cipó e de Conceição de Ibitipoca? Que cidades mineiras foram afetadas?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelle! Provavelmente já teria saído alguma coisa na imprensa. Mas vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo; havendo resposta, aparecerá aqui.

ADRIENE
ADRIENEPermalinkResponder

Pessoal, Moro a 50 Km da Serra do Cipó e não afetou não viu. Abraços

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Em Ibitipoca reparei o nível de água mais alto, mas por conta da chuva. Lá é na Serra. Acho difícil que seja atingido pela lama de Mariana.

Fernando Ribeiro Leite

Oi Marcelle, Serra do Cipó e Conceição do Ibitipoca ficam foram da área atingida pela lama.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Serra do cipó e Ibitipoca com não foram afetadas. Não estão na bacia do Rio Doce. Os centros históricos de Ouro Preto e Mariana também não foram afetados pela lama e não ficaram sem água, embora a população de algumas áreas rurais destes municípios tenham sido afetadas.

Paulo Torres
Paulo TorresPermalinkResponder

O Ibitipoca está na bacia do Rio Paraíba do Sul, separada da bacia do Rio Doce pela Serra da Mantiqueira.

Já a Serra do Cipó é uma das divisoras de águas entre as bacias do São Francisco e do Doce, e está bem à montante das áreas afetadas.

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Marcelle a serra do Cipó não foi afetada pela lama o rio doce não banha os lados de cá! A serra do initipoca também não!
Moro em BH. A lama passou apenas pelo Rio Doce! Pode acertar na impressa!

Marcelle Ribeiro de Souza

Obrigada, pessoal!

Rita David
Rita DavidPermalinkResponder

Ficam fora da área atingida.

DIEGO OLIVA
DIEGO OLIVAPermalinkResponder

Bom dia!! Fiz um roteiro pela Serra do Cipó e adorei (no link acima). Agora vou aproveitar estas dicas e conhecer os festivais.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar