New France Festival, em Québec: uma festa que traz de volta o século 18

Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

Ruas de Quebéc durante o New France Festival de 2014

A festa no ano passado (Foto: divulgação)

Entre 5 e 7 de agosto, a cidadezinha de Québec revive seus tempos de colônia francesa nos séculos 17 e 18. Com direito a figurino típico e ruas enfeitadas, o New France Festival/Fête de la Nouvelle France instala a festa no bairro histórico do Vieux Québec.

Nouvelle France é a forma como era conhecida a colônia francesa na América do Norte entre 1534 e 1760. A comemoração acontece anualmente desde 1997 e, este ano, tem por tema o rio St.-Laurent.

Entre as atividades previstas por todo o bairro estão paradas, encenações, performances de dança e artes, apresentações musicais e, é claro, comidinhas. Baile, aulas de esgrima e até um passeio em um barco de época também fazem parte das opções (algumas das quais, pagas).

O festival começa às 16h do dia 5, quando figurantes revivem o momento em que os soldados do regimento Carignan-Salières desembarcam no Bassin Louise, da mesma forma que aconteceu há 350 anos, quando os combatentes vieram salvar a colônia. Acompanhados de descendentes do governador de Lauzon, o momento simboliza o aniversário de Phips-Frontenac e a herança militar da cidade. A partir daí, vários outros eventos tomam conta de ruas, museus, parques e das docas.

Encenação no New France Festival, em Quebéc

Passeio de barco de época (Foto: Divulgação)

Não é obrigatório fazer cosplay, mas os organizadores do evento sugerem roupas, tecidos e até as cores para que você crie (ou compre) seu figurino para participar da brincadeira.

Conheça a programação completa aqui.

Leia mais:

Nenhum comentário, deixe o primeiro!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar