Serra da Capivara (mais uma vez) pede socorro

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Serra da Capivara

O Parque Nacional da Serra da Capivara, o mais precioso do Brasil -- porque abriga a maior coleção de arte rupestre ao ar livre do mundo -- pode perder ainda este ano sua estrutura de apoio: a Fundação do Homem Americano, dirigida pela arqueóloga Niède Guidon, está a ponto de fechar por falta de verbas.

A Fundação e o parque são vítimas tanto do ajuste fiscal quanto das agruras da Petrobrás: as verbas federais não chegam, e o patrocínio da Petrobrás foi interrompido. Como acontece há anos, Niède Guidon novamente está na imprensa chamando atenção para esse tesouro que o Brasil não conhece e não dá valor.

Duas boas notícias, porém, devem ser registradas: o superbásico Hotel da Serra Capivara, que há dois anos sequer tinha site próprio, agora pelo menos está no Booking. E o aeroporto (internacional!) de São Raimundo Nonato, em construção desde 1987, parece que ficou pronto e pode ser autorizado a funcionar ainda em agosto. (Só vai faltar convencer a Sete a cumprir sua promessa de voar para lá.)

Serra da Capivara

O turismo pode ajudar muito a conservar o parque, mas não depende só de haver aeroporto. Sem hotéis melhores que os existem hoje vai ser difícil fazer muita gente ir até o sertão do Piauí.

O lugar tem um potencial imenso -- além do parque impecavelmente montado e de sua arte rupestre única, a região é pontilhada de formações geológicas belíssimas. Para que esse potencial se concretize, no entanto, acho que a Serra da Capivara precisa atrair grifes consagradas que exprimam para o público leigo o grau de importância do que se encontra por lá.

Quando visitei o parque, tive um acesso de grandiloqüência e imaginei um Explora ou Tierra induzindo um turismo sofisticado de aventura por ali.

Ontem, ao ler a entrevista da Niède, tive outra idéia maluca: e se o Inhotim assumisse o patrocínio da Fundação do Homem Americano e interferisse no turismo receptivo? Já pensou um Inhotim Piauí Lodge, o que não poderia ser? O centro cultural mais extraordinário do Brasil levaria seu marketing, sua competência em captação de verbas e seu holofote para a mais importante instalação ao ar livre do planeta.

Serra da Capivara

Tô maluco ou não tudo a ver?

Leia mais

21 comentários

Gabriel Britto

Caramba, que triste isso. Que coisa...

Fernanda Scafi

Socorro!!! Que dó!!! Não pode fechar não!!!

Mari Vidigal
Mari VidigalPermalinkResponder

Oi Ric,
Fiquei com MUITA vontade de conhecer o parque. Aliás, já tinha ficado no texto de pedido de socorro anterior.
A ideia do Inhotim Piaui seria realmente o máximo, né?!
Enquanto isso, vou dar um share no post para os seguidores do Ideias na mala. Quem sabe um pouquinho de awareness não ajude?
Beijos

Hugo
HugoPermalinkResponder

Infelizmente está tudo interligado. A crise atinge uma empresa petrolífera, e um parque no Piauí acaba sofrendo os efeitos.

Mesmo que um Inhotim Piauí não seja possível, quem sabe eles não abrem a possibilidade de angariar fundos com os "amigos da capivara", nos mesmos moldes que é feito em Inhotim.

Tatiana Wolff
Tatiana WolffPermalinkResponder

Espero que consigam uma solução, está na minha listinha de viagens a realizar...

Luna
LunaPermalinkResponder

Comandante e bóias,
As doações, conforme divulgadas no post de 2014, continuam sendo válidas?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luna! Sim, e dá pra doar por Paypal: http://www.fumdham.org.br/

Luna
LunaPermalinkResponder

Obrigada =)

Luna
LunaPermalinkResponder

Bóia,

Entrando em contato com a FUMDHAM, soube por eles que tá aberta uma campanha pela liberação da pista do aeroporto de São Raimundo Nonato, o link é esse: https://secure.avaaz.org/po/petition/ANACDilma_RoussefHenrique_E_AlvesJuca_FerreiraWellington_Dias_Liberem_a_pista_do_aeroporto_de_Sao_Raimundo_NonatoPI_para/?cCClZab

Caso possam divulgá-la, talvez seja outra ajuda importante também wink

Obrigada,
Luna.

Renata
RenataPermalinkResponder

Eu estive na Serra da Capivara em agosto do ano passado e foi inesquecível. A estrutura do parque e as atrações são de cair o queixo. Os guias são extremamente bem treinados e amam o que fazem e a São Raimundo, apesar de muito, muito simples, é uma cidade fácil. Fiquei em um dos hotéis que o Riq indicou em outro post (não lembro o nome de cabeça) e novamente apesar de simples era ótimo.

A estrada de Teresina até lá é excelente, fizemos o trajeto tranquilamente em um dia.

Tenho certeza que qualquer um acostumado a se aventurar em Parques Nacionais no Brasil não ia passar nenhum perrengue nessa viagem. Indico fortemente!!!

Amei - muito - o parque e o trabalho da Niede. É triste pensar que tudo pode acabar por falta de gente interessada.

Ah, e desde que fui, faço doações mensais. Espero muito que alguém/alguma instituição tenha o coração de ajudar e enxergar o potencial turistico da região.

Miriam Mendel
Miriam MendelPermalinkResponder

Estive no parque em jun/14, o parque é incrível, vale muito a visita, mesmo com os hotéis simples de Raimundo Nonato.

Simone
SimonePermalinkResponder

Puxa Ricardo, que idéia boa! O lugar é maravilhoso, uma estrutura impressionante, tem tanto potencial... mas estão sofrendo e lutando para mantê-lo há tempos. O pior é que dra. Niéde está tão idosa e por mais comprometimento que os envolvidos tenham no processo será que terão oportunidade/visibilidade da imprensa para pedir socorro como ela faz? Quem sabe com sua ajuda (e de muitos outros) possamos ver o parque não só aberto, mas próspero e protegido.

Helena
HelenaPermalinkResponder

adorei a idéia!

Oscar | Viajoteca.com

Lamentável!!!! Pior de tudo e ver a petrobras querendo economizar às custas dos projetos sócio ambientais que patrocinava, enquanto os ladrões que desviaram milhões de seus cofres estão soltos por aí comprando ferrais, lamborghinis e afins

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Realmente triste isso ... E eu sou doida pra conhecer essa nossa preciosidade!!!
Sua ideia do Inhotim foi incrível! Será que se a gente gritar junto seu pedido será atendido?!
Abs,

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Sonho em conhecer esse lugar e fico super triste com essas notícias. Ótima ideia de Inhotim, vou compartilhar para ajudar a gritar junto.

Rafael Machado

Ideia espetacular comandante! Tomara que o Inhotim também goste da ideia smile

O legalista
O legalistaPermalinkResponder

Bem, Senhores. O acontece agora com o parque pode ser uma forma de "punição" involuntária por tudo o que a Fundação fez com os habitantes daquela região tombada.Por alguns "espelhinhos" tiraram todo o pessoal daquele lugar.

Camila Torres
Camila TorresPermalinkResponder

Riq,
Que tal fazermos um encontro de blogueiros lá em São Raimundo, pra chamar a atenção pros problemas do Parque?
Entre em contato se gostar da ideia, que podemos organizar.
[]s!
Camila

Rosa Trakalo
Rosa TrakaloPermalinkResponder

Como parte integrante do "fenômeno" Serra da Capivara, agradeço a todos e garanto que a ideia de Ricardo está sendo analisada com muito carinho... Unir arte pré-histórica e arte contemporânea me parece uma possibilidade, não somente viável, senão atrativa e enriquecedora. Começamos a trabalhar no assunto.
Também gostei da ideia de Camila Torres... por favor, nos ajudem a resolver os problemas cotidianos... os finais de mês sem saber se poderemos pagar os salários são terríveis... Se alguém quiser doar pode consultar a página da FUMDHAM www.fumdham.org.br .
Obrigada a Renata... acabamos de adiar os pré-avisos dos funcionários graças às doações!
Lamento o comentário do “legalista” sem dúvida ele não dispõe de todas as informações. Fico a disposição para esclarecer qualquer aspecto.
Finalmente, todos os que não conhecem ainda esta maravilha, estão convidados!!!
Rosa Trakalo

Camila Torres
Camila TorresPermalinkResponder

Oi Rosa,
Que ótima notícia que as doações já vêm dando resultados.
Entre em contato comigo para pensarmos nos detalhes do Encontro, tenho certeza que muitos blogueiros querem conhecer e cuidar do Parque.
Meu blog é: www.colecionandoimas.com.br . Tem um formulário de contato lá.

Um abraço!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar