#Linkódromo | Pirenópolis: os queijos e vinhos do Cerrado, no Ensaios de Viagem

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Vinhedo no Cerrado

Foto | Camilla Kafino, do Ensaios de Viagem

Pirenópolis, a cidade-satélite histórica de Brasília (ops, exagerei), a 140 km da capital, não tem só casario centenário e cachoeiras, não.

No caminho de Brasília até lá encontram-se duas preciosidades curiosas: uma pequena vinícola de autor, que está conseguindo bons vinhos no Cerrado; e uma fazenda de suíços que produz queijos... suíços em Goiás.

Quer saber mais? Dê um pulinho no Ensaio de Viagem: a Camilla Kafino fez um wine tour que proporciona um queijos & vinhos in loco.

De Brasília ela saiu para Corumbá de Goiás, para acompanhar a produção de queijos na fazenda da Queijaria Alpina, e de lá para Cocalzinho de Goiás, onde visitou o vinhedo e degustou os vinhos da Pireneus.

Passa lá e aproveita para ver todas as superdicas de Brasília que a Camila tem smile

Leia mais:

6 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Janaina Nominato de Oliveira

Cidade satélite de Brasília não foi um exagero, foi um descrédito para a cidade de Pirenópolis, que está para Brasília como Búzios para o Rio de Janeiro, isso sim!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Búzios? Não seria mais adequado Paraty?!? smile

Não quero dizer nada, mas acho que seu comentário foi um descrédito para Taguatinga...

Marcelo
MarceloPermalink

Só lembrando que Pirenópolis fica em Goiás e não no DF. Quando falam de Pirenópolis só se referem a Brasília e esquecem que Goiânia é ainda mais perto de Pirenópolis do que Brasília.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Marcelo, são apenas 10 km mais perto. Mas o goianiense não dá a menor bola para Pirenópolis. Assim como não fez pela Cidade de Goiás, que é ainda mais interessante do que Pirenópolis, o que o brasiliense fez pelo turismo em Piri. Da mesma maneira como não dá a mais ínfima importância à herança art-déco de Goiânia, que está abandonada e é virtualmente desconhecida pelos moradores.

Eu estou simplesmente abismado com a repercussão dessas três palavrinhas, cidade-satélite de Brasília. De um lado, brasilienses preconceituosos, que não conseguem enxergar a blague da proximidade e acham que cidade-satélite é sinônimo de lugar degradado ou inviável de visitar. E de outro, goianos com um orgulho ferido e um bairrismo fora de lugar. Pirenópolis fica em Goiás, a fazenda de queijos fica em Goiás, o vinhedo fica em Goiás, mas o passeio que a Camilla fez foi organizado por uma agência de Brasília. Em Goiânia duvido que vendam passeios que não sejam a Caldas Novas ou a Aparecida de Goiás.

E a propósito, deixo aqui como registro o que aconteceu quando tentei ir de Goiânia para Pirenópolis.

Passar bem todos vocês.

Thais
ThaisPermalink

Legal! Vou tentar conhecer!

Vladimir
VladimirPermalink

Muito Legal!!!
Sou fã número 1 de Pirenópolis!!!
Na próxima vez que estivermos visitando a família da esposa, em Brasília, iremos nessas Boas!!!
Abraços,
Vladimir.