Trompete de Louis Armstrong (Foto: Smithsonian)
Washington vai ganhar uma nova opção de passeio a partir do segundo semestre de 2016: o Museu da História e Cultura Afro-Americana, único museu nacional dedicado exclusivamente a documentação da vida, arte, história e cultura dos afro-americanos.
O 19º museu do Instituto Smithsonian estará localizado na Constitution Avenue entre a 14th e a 15th. A construção vai ocupar mais de 20mil m2 e ficará entre o Monumento a Washington e o Museu Nacional de História Americana. O lugar ocupado é o último designado para museus no National Museum.
Artefatos, documentos e manifestações artísticas (em vídeo, fotos, áudio, livros e manuscritos) fazem parte do acervo, que vai mostrar não apenas a riqueza da cultura, mas também em como a presença dos africanos e seus descendentes ajudou a desenhar os Estados Unidos que conhecemos hoje. A época da escravidão, o período da Reconstrução, o Renascimento do Harlem e o movimento dos direitos civis estarão representados em mais de 1000 itens que já fazem parte da coleção do Smithsonian. Entre os objetos estão o trompete de Louis Armstrong, a proteção para a cabeça usada em treinamentos por Muhammad Ali e detestáveis grilhões usados para transportar crianças escravizadas em viagens de navio, além de diversos outros. Apresentações, shows e cerimônias especiais também devem ter o espaço como cenário.
O Museu da História e Cultura Afro-Americana terá entrada gratuita. Já dá pra ter um gostinho de como vai ser no site oficial.
3 comentários