Terra dos Goitis
De modo geral, Pipa tem um padrão bastante charmoso de hospedagem. Na área central da cidade há pouco espaço para hotelões, e maioria das pousadas foi se sofisticando com o tempo. A oferta de quartos está dimensionada para a alta temporada; fora de férias e de feriados, é razoavelmente fácil encontrar bons preços (quase todas as pousadas estão em sites de reserva online; no Booking você compara preços e disponibilidade em tempo real e sempre aparecem boas ofertas).
O problema de escolher pousada ou hotel em Pipa é parecido com o de escolher onde ficar em Búzios (praia com a qual é freqüentemente comparada). Muitas pousadas deixam você longe da praia, ou obrigam a subidas íngremes ao voltar do footing ou da noitada no centrinho. Depender de carro para sair à noite é um problemão, com poucas vagas para estacionar e um engarrafamento permanente, mesmo com a recente reorganização do tráfego (Pipa agora tem um anel viário para desafogar a estrada à beira-mar, e no Centro o fluxo tem uma mão só, vindo pela avenida Baía dos Golfinhos e voltando pelos fundos da vila).
Selecionei 8 pousadas e hotéis na área central que dispensam o carro tanto para ir à praia quanto para aproveitar a noite, mais três pendurados nas falésias entre Tibau e Pipa. E de lambuja, complemento com mais duas sugestões nos arredores: uma em Tibau do Sul e mais uma na Praia do Sagi, perto da divisa com a Paraíba, que permite um bem-bolado interessante para dividir a estada e explorar de carro as praias do extremo sul potiguar.
Os hotéis e pousadas estão organizados por localização e, dentro do tópico, listados em ordem alfabética.
Av. Baía dos Golfinhos e Praia do Centro
Escondidinho no final de uma das ruelas que saem da rua principal em direção à praia, o Marlin's é um pequeno hotel que poderia estar em Positano, Capri ou em Búzios (no Morro do Humaitá). A construção vai descendo pela encosta e aproveita todos os espaços com apartamentos compactos mas bastante confortáveis. As áreas sociais do térreo conseguem ser elegantes e aconchegantes ao mesmo tempo, e convidam à leitura; à tarde é servido um super chá. A piscina fica quase pé na areia; acredito que seja a piscina mais próxima do mar em toda Pipa. A equipe é superafinada; o hotel vale o que cobra. Em outubro de 2016, tinha nota 9,1 no Booking.
Quando abriu, o Pipa Atlântico se chamava Pipa Resort. Apesar do "resort" do nome ser claramente um exagero, foi o primeiro hotel central de Pipa conveniente para viagens em família: boa parte do terreno é tomada pela grande piscina, que por sua vez está a passos dos apartamentos (se você se hospeda num apartamento térreo, sai direto para a piscina). A ala mais nova tem bangalôs duplex de 3 quartos. Tem salão de jogos e aula de hidroginástica na piscina. Fica em plena rua principal, quase na muvuca. Para ir à praia, basta atravessar a rua e usar a escada que permite descer da falésia baixa. Em outubro de 2016, tinha nota 7,1 no Booking.
A pequena Pousada Barbara tem localização nota 20: do ladinho da igreja São Sebastião, a passos do melhor trecho da praia do Centro (onde está o lounge Pipa Beach Club. Do canto da praia sai o atalho pela areia até a Praia do Amor (que só pode ser usado na maré baixa). A estrutura é bastante simples, que remete à Pipa dos anos 90. Mas é tudo charmosinho. Tem uma pequena piscina e gostoso ambiente praiano. O centrinho da vila está a uma ladeira de distância (mas na volta, a gravidade ajuda). Em outubro de 2016, tinha nota 8,6 no Booking.
Uma das primeiras pousadas de luxo do litoral brasileiro, a Toca da Coruja continua no topo da sua categoria. A propriedade é praticamente um parque, com jardins mega bem-cuidados e circundada por vegetação nativa. O único reparo que eu já fiz à pousada (o de conservar os primeiros quartos, que eram muito pequenos) agora não pode ser mais feito: todos os quartos agora são bangalôs (de 60 ou de 130m²). As duas piscinas são lindas, e o serviço é espetacular (dê uma olhada nas resenhas). Fica na av. Baía dos Golfinhos, mas totalmente protegida da muvuca. Não há descida para a praia nas proximidades -- mas a pousada faz traslado gratuito até seu charmoso (e exclusivo) bar na praia das Minas, ao sul da vila. Peça para seus padrinhos de presente de lua de mel. Em outubro de 2016, tinha nota 9,6 no Booking.
Praia do Amor
O Hotel da Pipa a localização mais vertiginosa da área central de Pipa: na beira da falésia da Praia do Amor. É um hotel mais transadinho do que propriamente bom; os quartos são bastante pequenos e o serviço é apenas OK. Então por que diabos está nesta lista? Porque ficar num dos apartamentos com vista frontal do mar é uma experiência espetacular. Já fiquei três vezes e sempre me extasio. Na última estada, gostei da decoração da área da piscina; os jardins da frente estavam bem cuidados. Quem não fica na fileira de apartamentos com vista frontal talvez não curta tanto; de todo modo, vai aproveitar a área de espreguiçadeiras na ponta da falésia e a escada exclusiva que leva à Praia do Amor. Em outubro de 2016, tinha nota 7,6 no Booking.
Uma das primeiras pousadas confortáveis de Pipa, a Sombra & Água Fresca evoluiu e tornou-se um complexo com três unidades nos altos da Praia do Amor: a ala chamada hotel (onde a pousada começou, e que tem vista para o mar), a ala chamada resort (do outro lado da ruazinha, sem vista para o mar) e o spa (também sem vista para o mar). O hotel principal tem duas piscinas, uma para o sol da manhã, outra para o sol da tarde. A tematização balinesa me incomoda um pouco. O acesso à Praia do Amor é pela escada esculpida na falésia, usada por todos os que vão à praia. Em outubro de 2016, o Booking registrava nota 9,6 para o hotel, 9,6 para o resort e 9,4 para o spa.
Se eu descrevesse a localização da Pousada dos Girassóis como "nem no centro, nem na praia" você poderia achar que se trata de um problema, mas na verdade esse é um dos trunfos da pousada. Na esquina da rua que leva à muvuca do centrinho com a rua que leva à Praia do Amor, o hóspede fica muito bem situado para aproveitar o melhor de Pipa. O terreno é grande e ajardinado, e a falta de vista para o mar é compensada com uma piscina de tamanho generoso. Construída como condomínio de segunda residência de portugueses, tem apartamentos bastante confortáveis, com cozinha americana. Em outubro de 2016, tinha nota 9,2 no Booking.
Passei uma noite na Terra dos Goitis e estou apaixonado até agora. O conceito é adorável: são casinhas (charmosíssimas) independentes, com cozinha completa. Toda manhã uma bandeja com os ingredientes do café da manhã é deixada na cozinha por uma portinhola (mas o café em si é o hóspede que prepara). A vegetação é outro plus: os donos (espanhóis) da pousada tornaram o lugar um jardim tropical (com direito a miquinhos). A piscina é tão gostosa que você vai pensar duas vezes antes de andar até a escadaria da falésia que desce para a Praia do Amor. A propósito, a localização é o único inconveniente da pousada: como fica no finzinho da rua do alto da Praia do Amor, você vai acabar levando uns 15 minutos a pé até o centrinho, à noite. Em outubro de 2016, tinha nota 9,6 no Booking.
Na falésia entre Tibau e Pipa
Funcionando desde meados de 2016, o Madeiro Beach Hotel é a nova encarnação, muitissíssimo melhorada, do Village Natureza, que passou dois anos desativado. A localização é excepcional: no canto da praia do Madeiro mais próximo de Pipa, onde o mar é mais amigável. Os bangalôs foram totalmente repaginados e o terreno ganhou bem-cuidados jardins. A barraca de praia do hotel é a melhor da praia. Um táxi para o centrinho da Pipa sai R$ 15 de dia e R$ 20 à noite. Em outubro de 2016, tinha nota 9,5 no Booking.
O saudoso Eduardo Bagnoli, criador do hotel Manary de Natal, foi quem me deu a primeira recomendação de peso ao hotel Ponta do Madeiro. É para cá que ele escapulia para descansar. Se a sua ênfase for o relax, é uma opção ideal: o hotel fica no canto sossegado da Praia do Madeiro, a melhor de Pipa, e tem seu próprio bar de praia. O outro canto da praia (com mar mais calmo) está a 20 minutos de caminhada, um exercício gostosíssimo na maré baixa (na maré ala a areia vai estar fofa; evite). Os apartamentos sao aconchegantes e a piscina tem vista para o mar. A noite de Pipa está a pouco mais de 5 minutos de carro (na temporada, porém, você vai preferir ir e voltar de táxi). Em outubro de 2016, tinha nota 9,4 no Booking.
O Pipa Privilège fica mais perto de Tibau do que de Pipa, e sua praia, a das Cacimbinhas, não é calminha como a Praia do Madeiro. Mas se o que você procura é estilo, não tem como não considerar esse hotel. Toda a área à beira da falésia funciona como um lounge de praia, que poderia estar em Punta del Este mas tem uns toques brazucas que fazem a diferença. Os apartamentos são grandes e por isso são chamados lofts. Há uma escada para a praia, mas no seu lugar eu pegaria o carro e iria à Praia do Madeiro, a menos de 5 minutos. Em dezembro de 2016, deve inaugurar uma ala (o Privilège Resort) do outro lado da estradinha. O centro de Pipa está a 10 minutos de carro. Em outubro de 2016, tinha nota 9,2 no Booking.
Tibau do Sul
No acesso a Tibau do Sul, logo depois do anel viário que leva a Pipa pelo interior, o Pipa Lagoa (antigo Girassóis Lagoa) é sob medida para famílias: os quartos são amplos e acomodam crianças, e a piscina é enorme e com vários nichos; há um kids club com brinquedos e a supervisão de um recreador. Dos quartos e da piscina se tem vista para a Lagoa Guaraíras (mas não há acesso direto, porque o hotel está do lado de cá da estrada). Tudo ainda está bastante novinho e bem-cuidado. O centrinho de Tibau está a 5 minutos de carro; Pipa, a 15 minutos, pelo anel viário, sem precisar passar pelo centro de Tibau. Em breve o hotel deve passar a se chamar Pipa Lagoa Resort. Em outubro de 2016, tinha nota 8,3 no Booking.
Praia do Sagi
Localizada pé na areia na última praia potiguar antes da Paraíba, a Sagi Iti é uma pousada de autor -- na verdade, de autores: um casal paulista que se apaixonou pelo lugar e se mudou para lá. São apenas cinco apartamentos, com gostosa decoração praiana, móveis e equipamentos de primeira. A equipe é sorridente e afiada. O luxo aqui não é ostensivo; está nos pequenos detalhes, na qualidade do lençol, na atenção da equipe, no mar à porta. Você se sente hospedado numa casa de praia de amigos de muitíssimo bom gosto, com funcionários que você gostaria de roubar para a sua casa de praia, caso você quisesse o trabalhão de ter uma. Só o que me incomoda por aqui é o uso da praia como passagem de bugues e jipes, o que vai contra a minha religião. As resenhas excepcionais da pousada, porém, não indicam isso como um problema. Em outubro de 2016, tinha nota 9,6 no Booking.
32 comentários