Villas at Stone Haven

Tobago: onde ficar e onde comer

Villas at Stone Haven

Texto e fotos | Denise Mustafa, enviada especial

Em Tobago ainda impera a rusticidade. Hotéis e restaurantes são têm cacoetes de franquias internacionais, como em outros lugares do Caribe.

O canto sudoeste da ilha, banhado pelo Caribe, concentra boa parte da estrutura hoteleira, entre as praias de Crown Point, Pigeon Point, Stonehaven, Buccoo Bay e Turtle Beach. O norte é mais sossegado e tem maior presença da natureza. Veja hotéis aconchegantes e restaurantes deliciosos, sempre perto do mar.

    Onde ficar em Tobago

Coco Reef Hotel

Coco Reef

O Coco Reef foi onde me hospedei. O hotel tem uma praia privativa com um mar de águas protegidas, onde é possível nadar com cardumes de peixe palhaço! De lá também saem passeios de mergulho.

Coco Reef

A estrutura do hotel é bacana, com quartos amplos; os maiores são suítes com dois quartos ou quarto e sala, ideais para família grande. O café da manhã é bem servido, com boas opções.

Coco Reef

Lugar perfeito para quem vai fazer mergulho subaquático: é de lá que sai o Undersea Tobago (), empresa do casal Evelyn Rueda e Derek Cheng, uma venezuelana e um chinês. Os dois são instrutores e acompanham os mergulhadores nos passeios.

Coco Reef

O Coco Reef fica na praia de Crown Point, a 5 minutos do aeroporto e a apenas 2 km Pigeon Point (a melhor praia) e de barzinhos legais pra quem quiser curtir também a noite de Tobago.

Plantation Beach Villas

Plantation Villas

Quem não quiser ficar em hotel, Tobago oferece também hospedagem em “villas”, que nada mais são do que condomínios com casas completamente equipadas. No caso do Plantation Beach Villas, as casas comportam até seis pessoas. As villas são bem projetadas, com três quartos para duas pessoas cada.

Plantation Villas

Cozinha equipada, sala, varanda com vista para o mar, máquina de lavar, internet wifi e serviços de limpeza e refeição extras, caso seja solicitado. Esse daqui fica em frente à praia de Stonehaven Bay.

Villas at Stonehaven

Villas at Stone Haven

No mesmo estilo de condomínio, as Villas at Stonehaven são 14 casas mais elaboradas e luxuosas. Classificadas como “premium”, cada casa tem piscina infinita e a decoração super chic. Fica um pouco mais distante da praia, mas é um lugar bom para quem quer conforto, mas não quer ficar em hotel.

Villas at Stonehaven

As casas possuem 3 quartos, para duas pessoas cada. O lugar é lindo e amplo — perfeito para cerimônias de casamento. Também fica localizado em Stonehaven Bay Beach.

Turtle Beach

O Turtle Beach fica bem próximo de Scarborough, a principal vila de Tobago. É a praia onde as tartarugas marinhas costumam desovar, na época adequada. O hotel, considerado o mais antigo de Tobago, parece saído dos anos 50, mas tem uma boa estrutura, mais simples que o Coco Reef, mas feito também para hospedagem em família. Pé na areia, o hotel está com uma nova área em construção.

Castara Retreats

Castara Retreats

Localizado na praia de Castara Bay, o Castara Retreats é pra quem quer ficar em um local sem muita badalação. A praia fica mais distante do centro e é como um local de pescadores, com calmaria, um reggae ao fundo e um belo recorte do mar na sua janela.

Castara Retreats

Castara Retreats

Alguns quartos são convencionais, mas outros fazem o estilo apartamento completo, com cozinha, sala e varanda. O lugar tem até aulas de ioga. Bem zen!

Blue Waters Inn

Blue Waters Inn

O Blue Waters Inn fica no norte da ilha, em Charlloteville. Banhado pelo oceano Atlântico, o hotel é pé na areia e tem uma boa estrutura de quartos e restaurantes.

Blue Waters Inn

É um bom lugar para quem pratica mergulho: uma loja super equipada, barcos e saídas constantes para diversas praias e áreas para a prática desse esporte.

Magdalena Grand Beach and Golf Resort

Magdalena Beach

O Magdalena Grand Beach é o mais novo dos hotéis de Tobago.

Magdalena Beach

Tem a maior estrutura da ilha: dois ótimos restaurantes (que podem ser visitados mesmo por quem não estiver hospedado), campo de golf e spa.

Magdalena Beach

Sua praia é particular. Quem quiser aproveitar apenas um dia lá, basta pagar o “Day Use” e ter um quarto, mais acesso à piscina e almoço.

Kariwak Holistic Haven

Kariwak Holistic

O Kariwak segue o estilo do Castara Retreats, atraindo um público ainda mais zen. A diferença é que não fica pé na areia como o anterior. O restaurante do hotel é uma delícia, e as refeições são feitas com produtos orgânicos, plantados no próprio hotel.

Kariwak

É possível ver a horta do lado do restaurante. Os quartos são confortáveis e um espaço ao ar livre foi reservado para prática de ioga e meditação.

    Onde comer em Tobago

Tobago tem opções para todos os gostos e bolsos. Desde restaurantes simples, que parecem mais a varanda da casa dos moradores, a outros mais charmosos e alguns até chiques.

Todos, porém, têm algo em comum: são bem rígidos em relação às vestimentas. Mulheres não podem entrar só com o top do biquíni, por exemplo, e os homens precisam usar calça comprida. Aqui eu elenco os que eu conheci e gostei:

Café Coco Hotel

É um dos restaurantes do Coco Reef Hotel, mas o único que fica fora do complexo. Dá pra ir a pé, é pertinho. Gostoso, simples, oferece de frutos do mar até um belo bife, para quem não abre mão de carne. Funciona de segunda a domingo, a partir das 17h30. Tel.: 1-868/639-8571.

The Deck at Buccoo

O The Deck at Buccoo fica no mesmo lugar do Sunday School, então você pode aproveitar o jantar do domingo e ainda ver a steel band — que é uma programação à parte, mas vale a pena conferir. O dono é indiano, então a comida é uma mistura entre Índia e créole. Vá preparado para muitos temperos e frutos do mar, bem diferente de como comemos por aqui. Funciona de segunda a domingo, de 18h30 às 22h. Tel.: 1-868/716-6314.

Café Havana

Café Havana

Uma verdadeira experiência caribenha. A dona do Café Havana é cubana, então muitas coisas da decoração do lugar remetem à ilha de Raúl. Entre no clima com uma piña colada.

Do lado do Havana tem o Bacolet Beach Club, um hotel boutique. Tudo dos mesmos donos, seguindo o mesmo bom gosto.

O Café Havana funciona todos os dias. Café da manhã das 7h30 às 10h, almoço das 12h às 15h e jantar a partir das 18h. Tel.: 1-868/639-2357.

La Cantina Pizzeria

Cansou de tanto tempero e dos frutos do mar? O La Cantina é uma deliciosa pizzaria em Crown Point, bem do lado do Coco Reef Hotel. O cardápio tem 40 sabores. Funciona para o almoço de segunda a sábado, das 12h às 14h25 e para jantar todas as noites, das 18h às 21h45. Na baixa estação eles fecham às quartas-feiras, então é bom confirmar. Tel.: 1-868/639-8242.

Jemma’s Seaview

Jemmas

O Jemma’s é daqueles restaurantes de comida caseira (leia-se tobaguense), bem simples, mas gostoso e simpático. Fica ao norte da ilha, em Speyside (Charlotteville), próximo ao Blue Waters Inn Hotel. Na baixa estação só funciona para o almoço. Tel.: 1-868/660-4066.

Kali’na

O Kali’na é o restaurante refinado do Magdalena Grand Beach Resort. Refinado em tudo: no espaço, nas refeições e no preço. Mas vale a pena para um jantar romântico, por exemplo, pois os pratos são bem bons. O restaurante fecha as quartas e domingos. Funciona no fim da tarde, horário do chá (eles foram colonizados pelos ingleses, lembra?), de 16h às 17h30. No jantar o horário é de 18h30 às 22h30. É recomendado fazer reserva. Tel.: 1-868/660-8500.

The Seahorse Inn

Seahorse Inn

O Seahorse Inn é mais charmoso de todos os restaurantes que visitei. O lugar é delicado e é possível ter um delicioso jantar ouvindo as ondas do mar. Aqui não esqueça do vinho branco ou rosé, bem gelado. Funciona diariamente para happy hour (17h30 às 18h30) e jantar (18h às 22h). Tel.: 1-868/639-0686.

Fish Pot

Fish Pot

Simples e gostoso, no Fish Pot é possível comer um ótimo ceviche e o peixe fresco do dia. Despretensioso, a varandinha é bem ventilada. Ideal para ir em família. Tel.: 1-868/635-1728

Chef Campbells

Chef Campbells

Quer um almoço diferente? O chef tobaguense Carlton Campbell prepara uma refeição em sua própria casa. Mas vá de coração aberto. É tudo bem simples, mas feito com muito carinho, e a receptividade de Campbell e o bom papo, além da ótima comida, claro, valem o passeio. Como tudo é bem simples mesmo, o Campbell não tem contato na internet. O contato dele é 868 391 7588 (telephone de Tobago), ou você pode contactar o Ted Sunshine, operador de turismo, que ele faz o contato (1-868/678-1838, [email protected]).

Mais dicas no guia de restaurantes em Tobago: CréOlé.

    E a balada?

Bom, a noite tobaguense também pode ser curtida. A área de Crown Point é uma das mais agitadas.

Dois lugares interessantes de ir para dançar com os nativos e, de quebra, tomar uma boa cerveja ou uns drinks são os bares Jade Monkey e Shade. O estilo é bem parecido: tanto de público como de música. E eles ficam quase em frente um do outro. Vale dar uma passeada e ver qual está mais animado. Não paga pra entrar.

Mas vale ressaltar que Tobago é um destino bem diurno. Depois de passar o dia entre praias, mergulhos e passeios de barco, os bares vão acabar sendo só para aquela cervejinha saideira. Os bares costumam bombar mesmo mais tarde, umas 23h30.

Leia mais:

2 comentários

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito