Tobago, uma ilha em formato de abraço da natureza

Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

Tobago

Texto e fotos | Denise Mustafa, enviada especial

Fotos sub-aquáticas | Kadu Pinheiro, divulgação

Se você estiver procurando uma viagem ao Caribe apenas para curtir o luxo e a ostentação, provavelmente Tobago não é o seu lugar. Mas te informo: você não sabe o que está perdendo.
Pigeon Point

Pigeon Point

Tobago é daqueles lugares para ir e apreciar a natureza, sua principal matéria prima. É rústico em tudo: desde a maioria das instalações, até o seu povo e, principalmente, pelos seus lugares e praias paradisíacas. Indo na época certa, é possível tomar um banho de mar sem concorrência, curtindo a água cristalina, na temperatura certa e ainda ver a vida debaixo do mar sem muito esforço. Se for isso que você quer, então eu te falo: está nessa ilha o lugar que você procura.

Bom, mas se você tiver se perguntando onde fica Tobago, já que só lembra do time “Trinidad e Tobago” dos Jogos Olímpicos, vamos te situar: as ilhas de Trinidad e Tobago estão a apenas 11 km da costa nordeste da Venezuela, nas Pequenas Antilhas. E uma informação importante: Trinidad e Tobago está fora da rota dos furacões caribenhos.

Depois de descoberta por Cristóvão Colombo em 1498, Trinidad e Tobago foi dominada por espanhóis, franceses, holandeses e britânicos, mas foram esses últimos os que mais deixaram suas características. A língua oficial lá é o inglês britânico, apesar de eles falarem entre si também em uma linguagem mais local. Até a direção dos carros é britânica: do lado direito. A capital da ilha é Scarborough, onde fica o Fort King George, local construído pelos ingleses em 1804.

Tobago

Apesar de Tobago ainda ter esse ar meio “roots”, não pensem que eles vivem mal. A população, de apenas 57 mil moradores, tem uma das melhores qualidades de vida de todo o Caribe, com índice de alfabetização de 99%.

Em comparação a Trinidad, Tobago é uma ilhota de 300 km quadrados, praticamente o mesmo tamanho de Ilhabela, em São Paulo. Mas não pense que o tamanho diz tudo: nesse caso, a pequena dimensão demográfica consegue reunir maravilhas como turismo de contemplação, ecoturismo e turismo de aventura. Em um só lugar é possível mergulhar em um dos melhores picos para o esporte, fazer trilhas no meio de uma floresta tropical, praticar esportes aquáticos como surf e kitesurf (dependendo da época do ano), stand up paddle, caiaque, ou simplesmente deitar na areia e curtir a natureza. Parte da ilha é banhada pelo Caribe e outra parte pelo Oceano Atlântico, ou seja: é possível curtir dois tipos de banho, dois tipos de cor e dois tipos de emoção.

Cervejas

Por ser ainda desconhecida do cenário internacional de turismo (96% dos visitantes vêm de Trinidad, a maior das duas ilhas e onde a economia é mais forte), é o lugar perfeito pra quem quer viajar pro Caribe, curtir aquele mar transparente e sem “muvuca”.

Tobago: informações gerais

Como chegar a Tobago

Saindo do Brasil, a Gol tem um voo de ida todo sábado, com volta no domingo. Sendo assim, planeje ficar a semana inteira por lá. O voo dura cerca de 7 horas e tem uma escala rápida em Barbados. Até meados do ano que vem, é possível encontrar uma tarifa promocional de 399 dólares, ida e volta.

O aeroporto de Tobago é pequeno e bem simples; o vôo da Gol é um dos poucos vôos internacionais que chegam à ilha (a maioria dos vôos chega por Port of Spain, em Trinidad). Eles têm um processo de segurança rígido, onde todas as bagagens passam por máquinas de Raio X, logo após a passagem pela imigração. Não espere por free shop ou coisa parecida, pelo menos por enquanto. O aeroporto passa por reforma, para receber melhor os turistas.

Quando ir a Tobago
Castara Bay

Castara Bay

Tobago tem um clima semelhante ao do Nordeste brasileiro. A temperatura é constante o ano inteiro, com mínimas entre 20ºC e 22ºC e máximas próximas dos 30ºC. A água é morna de janeiro a dezembro.

A alta temporada vai de dezembro a abril, que corresponde aos meses mais secos, com chuvas abaixo dos 100mm mensais (fevereiro, março e abril registram menos de 50mm de chuvas). De junho a novembro chove um pouco, com médias entre 200mm e 250mm mensais (como comparação: no auge da temporada chuvosa no Nordeste, a precipitação chega a 400mm). Esta viagem foi feita em setembro e o tempo só colaborou.

Para quem gosta de música e, principalmente jazz, a dica é o Tobago Jazz Experience, que acontece todo ano e em 2016 será de 23 de abril a 1º de maio. Músicos como Stevie Wonder, Diana Ross, Elton John, Natalie Cole e Janelle Monáe já passaram por lá.

Transporte em Tobago

O transporte público na cidade é escasso. A dica é contratar um serviço de carro com guia (seu hotel pode indicar um), alugar um carro (lembrando que a direção é inglesa) ou utilizar os táxis coletivos da cidade.

A moeda de Tobago

A moeda por lá é o chamado “TT”, o dólar de Trinidad e Tobago. Quando fui, no final de setembro, começo de outubro, 1 dólar americano estava valendo cerca de 5,50 TTs. Se for levar dinheiro vivo, não leve reais: leve dólares. Você poderá usar seus dólares diretamente no comércio.

A comida em Tobago

Os pratos tobaguenses se dividem em frutos do mar, parecidos com o que fazemos aqui no Brasil, com muito peixe, lagostas, e outras iguarias, e o tempero créole, forte e apimentado. Além dos frutos do mar, é possível sempre encontrar opções de carne e frango.

O que fazer em Tobago

Tobago

Tobago não é um lugar óbvio, daqueles que você deixa para descobrir o que tem pra fazer ao chegar por lá. Por ser um lugar que ainda está sendo descoberto por turistas, a dica é pesquisar e saber o que você quer fazer por lá. Te garanto que tem MUITA coisa.

A cidade não tem um “centrinho” e os restaurantes bons são mais escondidos. Mas não se preocupe: eu vou te ajudar!

Mergulhando em Tobago
Tobago

Pra começar, se você planeja ir a Tobago te sugiro fazer um curso de mergulho e viajar com o certificado. A ilha é um paraíso para os mergulhadores e, só assim, vai ser possível fazer esses passeios num lugar que, segundo profissionais, é um dos mais belos de todo o Caribe devido à grande variedade de espécies, quantidade de animais e preservação ambiental.

Speyside

A visão sub-aquática de Tobago é colorida e cheia de vida. Quem quiser, pode fazer todo dia, tamanha a variedade de lugares para a prática do mergulho, tanto na parte de mar caribenho, como na costa de mar atlântico.

Speyside

É na costa de Speyside que fica o maior “coral cérebro” do mundo. Arraias, tubarões, moreias, golfinhos e mais de 300 espécies diferentes dividem as águas com as tartarugas marítimas de couro, marca registrada de Tobago.

Quem faz:

  • O hotel Blue Waters Inn, situado no norte da ilha, em Speyside, tem uma praia particular e uma loja super equipada para mergulho. Eles têm barco e saída constante para diversas praias e áreas para a prática desse esporte.
  • Undersea Tobago (http://www.underseatobago.com/) – underseatobagoltd@gmail.com – empresa do casal Evelyn Rueda e Derek Cheng, uma venezuelana e um chinês, fica baseada no Coco Reef Hotel. Os dois são instrutores e acompanham os mergulhadores nos passeios.

Passeios de barco em Tobago

Passeio de barco bucco

Saindo de Buccoo Bay

Passear de barco é uma das atividades mais legais do pedaço. É possível contratar um barco pequeno ou até um catamarã e visitar várias praias da ilha. Durante o tour, o barco vai parando para os mergulhos de snorkel, ideais para quem não tem certificado de mergulho. Só com o snorkel já é possível ver muita vida marinha. Com sorte vai ser possível ver até tartarugas gigantes.

Catamarã

Saída de catamarã

Nylon Pool

Nylon Pool

No Man&/#039;s Land

Churrasco em No Man's Land

Os passeios também costumam incluir almoço: ou ele pode ser servido dentro do barco (no caso do catamarã) ou em um belo churrasco de peixe durante uma parada em alguma praia no meio do “nada”. A comida é sempre a mistura de frutos do mar com o delicioso tempero créole. Arroz, feijão, salada, peixe e frango.

Snorkel

Dá para fazer snorkel também

As praias podem ser combinadas com o barqueiro. É possível fazer um passeio pela área caribenha ou pelo Oceano Atlântico. Os passeios custam entre U$ 75 e 150 por pessoa, dependendo do barco e da tamanho do grupo. Normalmente o almoço, as bebidas e o equipamento de snorkel estão incluídos.

Quem faz:

  • O Island Girl é o que faz os passeios com catamarã, ideal para um grupo de muita gente.
  • Também é possível ir às praias, como Buccoo Bay, e conversar diretamente com os barqueiros, ou pedir para os operadores de turismo fecharem os passeios.
  • Operador de Turismo recomendado: Ted Sunshine: 1-868/678-1838 (tedsunshine1@gmail.com).

Aulas de esportes aquáticos e bioluminescência
Radical Sports

Essa é daquelas dicas imperdíveis. Tire uma tarde/noite para fazer. A escola Radical Sports, situada na praia de Pigeon Point, dá aulas de caiaque, stand up paddle, surf e kitesurf, pra quem quiser aproveitar ainda mais o contato com a natureza.

E não é só isso: durante a noite ainda é possível fazer o passeio de bioluminescência. Ai você me pergunta “o que é isso?”. É nada mais nada menos do que observar os plânctons noturnos brilharem debaixo d’água. Sabe aquele show de luzes que todos costumam ver na Disney? É isso, só que na vida submarina. O passeio pode ser feito de stand up paddle (para quem tem experiência) ou de caiaque. O instrutor te leva para o fundo do mar, em um lugar especial, onde a vida marinha se transforma na noite. É um espetáculo! Durante o passeio, pode-se observar uma luz vinda da água e pontos brilhosos. Com sorte, ainda é possível ver arraias e tartarugas gigantes em um feixe de luz. O passeio dura cerca de 2 horas (mais ou menos 3 km de remada, ida e volta) e ainda tem de brinde um banho de mar, lá no meio do oceano, junto com essas estrelas que brilham no fundo do mar. (Aqui não esqueça do kit de segurança: lanterna, colete salva-vidas e atenção redobrada no guia, afinal você estará em pleno mar aberto, sem luz nenhuma. Tudo isso pode ser alugado na escola.)

Trilha na mata tropical
Rainforest

E se você é aventureiro mesmo, curte esportes aquáticos mas não abre mão de um passeio no mato, em Tobago tem essa opção também. A reserva florestal de Main Ridge, a mais antiga floresta protegida do ocidente, abriga uma enorme e incrível diversidade de flora e fauna. Mais de 220 espécies diferentes de pássaros e 133 tipos de borboletas, tornando Tobago um destino excelente também para os observadores de aves.

Rain forest

Parlatuvier

Parlatuvier

A trilha sugerida é conhecida como Rain Forest. No caminho até lá, peça pro motorista fazer paradas estratégicas para avistar a ilha de cima. De alguns lugares é possível ver a imensidão de azul e beleza de lugares como Castara Bay, Englishman’s Bay e Parlatuvier. E ao terminar a trilha, um banho de mar na praia de Bloody Bay é renovador!

Observação de pássaros
Adventure Farm

Para quem gosta de observar pássaros, uma sugestão de passeio é uma ida à Adventure Farm, uma propriedade particular aberta ao público. O lugar é 100% orgânico, em meio à floresta tropical. Pode-se ir apenas para observar como também para hospedar-se em uma cabana que fica no meio das árvores. Lá é possível ver até seis espécies de beija-flor e 56 diferentes tipos de pássaros.
A visita custa U$ 10 por pessoa. A hospedagem sai a partir de U$ 140 dólares/noite.

Onde ficar e onde comer em Tobago

Aguarde o próximo post, que eu chego lá!

Curiosidades de Tobago

Como todo local, Tobago também tem suas curiosidades culturais e ambientais. Algumas delas:

Corrida de Cabra

Sabe corrida de cavalo? Então, em Tobago eles adaptaram o negócio e fizeram a corrida de Cabra. Construíram até um “estádio”, com arquibancada para 200 pessoas e uma pista de 100 metros de grama bem cortada, além de uma linha de chegada. O evento acontece todos os anos na segunda e terça-feira após o domingo de Páscoa, desde 1925.
Os jóqueis só podem correr atrás ou ao lado das cabras, que são desclassificadas se não cruzarem a linha de chegada.

Tartarugas marinhas

Em Tobago e possível acompanhar a desova das tartarugas marinhas. Elas costumam ficar na praia próxima ao Turtle Beach Hotel e o Black Rock Rover, no período de março a julho.

Banda de panelas

Aos domingos o Sunday School apresenta uma banda com instrumentos feitos pelo próprio pessoal de Tobago. O instrumento se chama Tambrin e é um tipo de bateria feita de panelas, descoberto e construído pelos próprios tobaguenses. No Sunday School é possível ver uma apresentação deles que tocam músicas folks e até cover de canções do Michael Jackson. Só na percussão.

Ian Fleming morou aqui

No passeio de barco pela costa norte, saindo de Speyside, é possível ir até a antiga casa do escritor Ian Fleming, conhecido por escrever as primeiras histórias de James Bond. O local fica em Goat Island, e está abandonado, só podendo ser alcançado de barco. E, apesar de só ter sobrado os escombros da construção, é possível entender o motivo do escritor ter escolhido o lugar para viver por um tempo.

Bora pra Tobago?

Pigeon Point

Pigeon Point

Se depois de ler isso tudo você resolveu que Tobago será seu próximo destino, fica aqui o conselho da viajante amiga: carregue seu melhor protetor solar, roupas leves, prepare seus pés para a areia, seu corpo para os melhores banhos de mar, os olhos para o que de melhor a natureza vai te oferecer. Vá com o coração aberto para conhecer uma nova cultura, um novo jeito de pensar e caminhar. Um novo lugar que, certamente, jamais sairá do seu coração.

Denise viajou a convite do Ministério do Turismo e Transporte de Tobago

Leia mais:

23 comentários

Denise Mustafa

espero que gostem, como eu gostei! valeu, VnV! smile

Marcie
MarciePermalinkResponder

Eu gostei! Vai pra lista. ( tadinha dessa lista, ela só aumenta wink ).

Mauro
MauroPermalinkResponder

Olá Denise. Muito legal a matéria. Você acha que para um período de 8 dias, seria recomendável uma viagem combinada com a ilha de Trinidad ou valeria mais a pena ficar apenas em Tobago?
No caso da viagem combinada, como se faz o deslocamento entre uma ilha e outra, barco ou avião?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mauro! A Denise não esteve em Trinidad, foi direto a Tobago. O turismo em Trinidad é meramente cultural: você pode ouvir steel bands e aproveitar a gastronomia. Mas para combinar com um destino de praia, o mais indicado é dividir a estada com Barbados, aproveitando o mesmo vôo da Gol. O vôo Barbados-Trinidad deve ser comprado à parte.

Denise Mustafa

Oi Mauro! A Bóia já te respondeu quase tudo. Os visitantes de Trinidad chegam a Tobago (distante 32 km), em voos curtos de apenas 20 minutos ou em balsas modernas que transportam passageiros e
veículos.

marta k
marta kPermalinkResponder

Olá Denise! Essas balsas fazem o percurso em quanto tempo? Como é o melhor jeito de conhecer os 2 lugares, Trinidad e Tobago sem carro e de modo econômico mas não mucho, já que infelizmente não tenho mais 18 anos....? Pergunto a você que fez o "pacote completo", obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marta! Não temos como dar informações sobre Trinidad porque não visitamos Trinidad. A viagem se restringiu a Tobago, isso já foi explicado mais acima.

Você pode ler sobre Trinidad no New York Times:
http://www.nytimes.com/2012/01/01/travel/36-hours-trinidad.html

As barcas levam 2h30 para fazer a travessia:
https://ttitferry.com/

O link abaixo é de um fórum que fala sobre os ônibus em Tobago. Você precisa ir com tempo e paciência. É como depender de ônibus em praias do Nordeste fora das capitais.
https://www.mytobago.info/forum/viewtopic.php?f=6&t=7502

Existem também táxis e "maxis", vans que fazem rotas pré-determinadas.

Pela nossa experiência em outras ilhas do Caribe, depender de transporte público é problemático. O melhor é alugar um carro, usar táxis ou tours com trânsfers incluídos. Se quer uma ilha do Caribe onde o transporte público funciona, sugerimos Aruba.

Gustavo - Viajar e Pensar

Muito bom Denise, um ligar bacana para uma fugida!!

@GusBelli

Denise Mustafa

valeu, Gus!

Maria Cristina

Parabéns pela matéria, despertou a vontade de conhecer essa ilha.
Pergunta: para aproveitar as praias, o passeio de barco é essencial, assim como em Los Roques? Se sim, fico assustada rsrsrs, pois o preço por passeio é bem salgado...
Abs.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mara Cristina! Los Roques é um arquipélago. As praias estão em ilhas diferentes daquela onde você está hospedada; logo, para ir à praia é necessário pegar barco. Tobago é apenas uma ilha. Você pode visitar as diversas praias por via rodoviária. Os passeios de barco complementam a experiência proporcionando mergulhos em alto mar. 75 a 150 dólares por um passeio de barco com comida e bebida alcoólica incluídas é um preço absolutamente normal em termos internacionais.

Denise Mustafa

obrigada, Maria Cristina! não é essencial, mas perde-se muita coisa da ilha sem os passeios de barco. quanto maior o grupo, melhor o preço. pode ser combinado com o barqueiro. o valor não é alto pelo que eles oferecem. alto está o dólar. smile

Karine Godoy
Karine GodoyPermalinkResponder

Qual a documentação necessária para a viagem? Precisa de visto e/ou vacinação específica?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karine! Só precisa passaporte. Mas se você incluir Barbados na viagem, então vai precisar de vacina contra febre amarela.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Adorei! Já fui a Trinidad pelo meu trabalho anterior ao atual e achei lindo o que vi, mas além de não ter aproveitado, Tobago me pareceu mais charmosa.

Denise Mustafa

é bem mais charmosa, Cristina. é a "praia de veraneio" de quem mora em Trinidad. vale a visita! smile

Camila Torres
Camila TorresPermalinkResponder

Legal ! Não sabia nem onde ficava esse país de nome engraçado. smile

Philipp
PhilippPermalinkResponder

Muito bom! Por conta dos mergulhos Tobago está no alto da minha lista caribenha junto de Saba e St. Eustatius.

Pelo que já pesquisei que o Carnaval em Trinidad é supostamente bastante bom para os padrões caribenhos, com carnaval de rua e tudo, claro que não é padrão Rio de Janeiro.

Denise, qual setup vc utilizou para estas fotos dos mergulhos? Ficaram ótimas, como todas as outras!

Denise Mustafa

Philipp, as fotos são do Kadu Pinheiro, que é fotógrafo profissional de fotos sub-aquáticas. Ele foi em outro momento, não sei qual equipamento utilizou. Tentei tirar fotos com GoPro, mas a qualidade de cores não chega nem perto.

Sobre os mergulhos, conversei com turistas mergulhadores há mais de 15 anos e eles e disseram que Tobago é TOP 3, perdendo só pra Cuba. Vale a pena!

Walter Ribeiro

Magnifico post, tinha começado a pesquisar a poucos dias, certamente Tobago é um lugar para onde pretendo ir em breve.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Lindo post, Dê, parabéns!! smile
Aguardando o próximo!

Maria Luiza Araujo

Gostei muito do seu post. Você me mostrou que Tobago deve ser um próximo destino. Muito obrigada!

Paula
PaulaPermalinkResponder

Morei em Trinidad por 6 anos! Saudades das águas mornas do Caribe

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar