Byron Bay

Byron Bay, a praia hippie chic da Austrália

Ah, que legal. Você é do Brasil? Qual será seu próximo destino? Um final de semana em Byron Bay. Hummm – risos corados. Esse diálogo se repetiu algumas vezes durante minha passagem por Sydney. Numa vibe deixa que digam, que pensem, que falem, Byron é uma cidade de espírito livre e é dona de algumas das praias mais bonitas do estado de Nova Gales do Sul e de festas muito animadas.

Byron Bay Austrália

Os antigos aborígenes costumavam chamar essa região de “ponto de encontro” e eles estavam certos. Hoje essa cidade criativa e descola atrai artistas, escritores, roteiristas de todo país e, mais do que isso, se tornou o endereço certo da comunidade new-hippie.

Por que ir a Byron Bay?

Byron Bay Austrália

Além desse clima único, os programas são sempre ligados ao mar e à geografia local. A região é muito procurada por quem gosta de surfar – ou até mesmo por quem quer aprender a surfar, já que várias escolas locais oferecem aulas para os turistas –, de mergulhar, de fazer trilhas, passeios de caiaque e snorkeling ao lado de golfinhos e tartarugas, todos bons programas que se complementam.

Byron Bay Austrália

Os principais restaurantes, galerias de arte e lojas diferentes ficam no centrinho de Byron.

Uma vez por lá, não deixe de ir até o Railway Friendly Bar – ao lado do centro de atendimento ao turista – para provar a cerveja local Stone Wood.

Byron Bay Austrália

Um dos principais cartões postais de Byron é o seu antigo farol, considerado o ponto mais ao leste da Austrália. Mas, Natalie, cadê o famoso farol? Pois é! Choveu muito na hora da trilha. Quem disse que tudo é perfeito na Austrália? Às vezes São Pedro não dá uma forcinha extra.

Byron Bay Austrália

No quesito musical, a cidade recebe um dos principais festivais de música do país, o Byron Bay Bluesfest que abre suas portas para o melhor do blues e do roots internacional. Por seus palcos já passaram grandes nomes como Buddy Guy, Paul Simon e Elvis Costello. O festival já tem data confirmada para 2016: de 24 a 28 de março.

Byron Bay Austrália

Todo primeiro domingo do mês, a cidade também recebe um mercado de fazendeiros locais cheio de produtos frescos, artesanatos e quitutes diferentes, uma ótima maneira de entrar em contato com os sabores regionais.

Onde se hospedar em Byron Bay?

Byron Bay Austrália

Com uma entrada discreta envolta numa densa floresta tropical, quase passo desapercebida do hotel The Byron. Na recepção, logo a primeira surpresa: pé direito duplo, grandes janelas de vidro e madeira enriquecem a sensação de estar imersa na natureza. Em seguida, um deck leva para a piscina e para o spa.

Byron Bay Austrália
Byron Bay Austrália

Cuidado para não atropelar os animais, dizia uma das placas na trilha que dava acesso aos diferentes quartos e apartamentos da enorme propriedade do resort. E ela não estava exagerando, era normal cruzar com aves e escutar o barulho que vinha da mata. Até um wallaby resolveu desejar bom dia no meu caminho para o café da manhã.

Byron Bay Austrália

O hotel fica a menos de 500 metros da praia Tallow que, num dia de muito movimento, contei seis pessoas caminhando na areia. Talvez essa seja uma boa definição de paraíso.

Byron Bay Austrália

The Byron também oferece aos hóspedes transporte gratuito para o centro da cidade três vezes por dia e uma sessão matinal de yoga ao lado da piscina.

Byron Bay Austrália

O The Restaurant at The Byron serve um menu sazonal, sempre com ingredientes frescos, acompanhados de vinhos australianos ou cervejas locais. De tempos em tempos, também é possível participar de um programa especial com o chef: desde a visita aos pequenos fornecedores e mercados da região até o preparo final dos pratos.

Byron Bay Austrália

Viajando no verão, não deixe para reservar a hospedagem na última hora, o destino costuma ser muito procurado pelos australianos.

Byron Bay Austrália

Como chegar até Byron Bay?

Byron Bay Austrália

A cidade fica a 768 km a norte de Sydney, portanto, a maneira mais rápida de chegar até lá é de avião voando com a Jet Star ou com a Virgin Australia, numa rota que leva menos de 1h15.

Byron Bay fica também a 165 km ao sul de Brisbane ou a 88 km de Gold Coast; caso prefira fazer esse percurso de carro, leve em consideração que o país adota a mão inglesa.

Natalie viajou a convite do Turismo da Austrália.

2 comentários

Que legal Nat,
Eu adorava ir a Byron quando morávamos em Brisbane … mas confesso que meu amor por Kirra Beach superava tudo (risos).
No quase mesmo estilo de Byron, tem Noosa, que fica ao norte de Brisbane, na Sunshine coast… super legal também e vale muito conhecer.
Aliás, a Australia é show de bola demais!!!! Muita coisa legal para ver… um dia quero voltar para ficar mais uns anos 😉
bjos

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito