Enquete | Que destinos e atrações você considera subestimados?

Natalie Soares
por Natalie Soares

villa-la-angostura

Uma das sensações mais legais quando viajamos são aquelas boas surpresas que aparecem no meio do caminho entre um lerê e outro, entre um destino e outro, como já diria o Comandante.

Isso aconteceu comigo quando cheguei em Chicago e dei de cara com uma metrópole interessante, repleta de boas atrações e um clima muito agradável. Meus dias por lá sempre se resumiam a um pensamento: “por que mesmo ainda não invadimos essa praia? ”

Outro destino geralmente subestimado que me surpreendeu foi Villa la Angostura, a menos de 100 km de Bariloche. Essa charmosa cidade é casa de hotéis aconchegantes que têm cara de lua de mel e paisagens patagônicas muito bonitas.

E o museu Germanisches Nationalmuseum – ou Museu Nacional Germânico? Depois de visitar a ilha de museus em Berlim, pensei que já tinha encerrado a cota de museus impressionantes. Ledo engano, meu caro! O acervo desse museu escondido dentro das muralhas de Nuremberg merece o desvio no roteiro de viagem pela Alemanha de qualquer aficionado por história.

Pensando nesses exemplos e lembrando do sucesso da enquete sobre quais destinos e atrações são superestimados, resolvi lançar a pergunta oposta: quais são os subestimados? Aquele segredo que ninguém parece dar muita bola, aquela praia incrível que passa desapercebida, aquele bate-volta que ninguém comentou ou aquele museu que nunca é citado... aqui vale tudo.

Então, conta pra gente: qual lugar você conheceu, curtiu bastante e acha que merece mais destaque?

Mais enquetes:

116 comentários

Kátia
KátiaPermalinkResponder

Milão é subestimada. Achei uma cidade linda, organizada e mesmo acolhedora. Não precisa gastar muitos dias lá, ok. Mas tem gente q ignora totalmente. A Catedral é lindíssima e uma visita ao telhado dela é uma experiência bem diferente. Visitar a Santa Ceia também é um passeio único. Milão pode ser uma ótima porta de entrada para Itália e vale pelo menos duas noites de estadia.

Veneza é outra cidade que me parece subestimada em termos de noites de hospedagem. Para mim, não dá pra ficar menos de 4 noites para se poder sentir o clima da cidade. Veneza é diferente de todas as outras cidades do mundo e o pessoal costuma achar que, em dois dias, dá pra ver tudo. Veneza é para ser degustada como um bom vinho; caminhar por ela e se deixar surpreender por cada paisagem que se abre a cada virada de esquina.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Tb me surpreendi com Milão. O Duomo é a construção mais bonita que eu já vi. Fiquei embasbacado ali na frente. Tanto que voltei cedo no dia seguinte para pegar a praça vazia.

Já Veneza eu gostei, mas acho que não vale esses dias todos aí não. rs

Cecilia Molina

Penso o mesmo sobre Milão. À primeira vista, o Duomo é impressionante, de chorar literalmente. O Cenáculo Vinciano é imperdível, o Castelo Sforzesco é bem bacana, assim como flanar pelo Navigli.

Patricia Papp
Patricia PappPermalinkResponder

Este ano conheci Barra Grande no Piauí, cheia de restaurantes simpáticos, rua principal simpática e agitada, praia linda, astral 10! Hotel bacana. Enfim, tudo super legal, os gringos já descobriram faz tempo e os brasileiros nem sabem que existe! Na região ainda tem o Delta do Parnaíba, lindíssimo. Eu adorei!

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Barra Grande... show!!!
Facil uma das melhores praias do Brasil...

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Ilha Grande, e espero que continue assim...Estuário do Reloncaví, Parque Pumalín e Carretera Austral, no Chile, mais por falta de conhecimento. Concordo que Veneza, incrivelmente, é subestimada, já que muita gente faz bates e voltas ou fica só uma noite, se hospeda em Mestre, e reclama que Rialto-San Marco está sempre lotado de turistas de dia. Chicago foi uma boa lembrança, é uma cidade linda e pouco visitada. Mesmo Paris pode ser subestimada por muitos, que ficam 4 dias ou menos em um Ibis barato de um subúrbio longe, feio e sujo, querem visitar Versailles, Giverny, Disneylândia e todos os bate voltas possíveis em pouco tempo, e depois ainda reclamam que a cidade não é aquilo tudo que esperavam.

Rafael Lima
Rafael LimaPermalinkResponder

Eu acredito que Ilha Grande seja subestimada pelos brasileiros... Quando fui (duas vezes) via muitos fluminenses e argentinos. A ilha é um mundo a parte, muito além dos passeios de barco e da praia de Lopes Mendes. Pousadas charmosas encravadas em meio a mata atlântica e uma natureza muito exuberante. Os mergulhos são fantásticos também. Ela é subestimada inclusive pelo Sr. Ricardo Freire rsrsrs.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Deixem Ilha Grande quieta gente. Já estou achando cheia demais, imagina se a galera resolver ir toda pra lá. rsrsrs. Já estive 5x, mas desde que me mudei pra SP ficou mais difícil. Indo do Rio, era molezinha.

Sandra
SandraPermalinkResponder

A cidade de Sevilha, na Espanha! Passei 3 noites la no ano passado e me apaixonei pela cidade! Eh uma mistura de ruazinhas estreitas e cheias de histórias, com uma cidade moderna. Nao faltam lugares lindos pra visitar como a Catedral, a Giralda (tem q subir), e a Praça de Espanha que eh maravilhosa! Alem disso, a vista de cima do Metropol Parasol no fim da tarde eh espetacular! E outra cidade espanhola q adorei e tem uma praça divina, eh Salamanca!!

manoela
manoelaPermalinkResponder

Tbm amei Sevilha! É uma cidade belíssima! O Alcazar de lá é o mais bonito da Espanha na minha opinião.O Metropol Parasol é sensacional!

Raquel
RaquelPermalinkResponder

Boston! Quando fui pra lá, percebi que não há quase nada aqui no VnV sobre a cidade... e eu também nunca tinha ouvido ninguém comentar nada, com exceção de uma amiga que morou lá há uns anos. Cidade agradabilíssima, com muita história, passeio de barco, tour por Harvard, facilidade de locomoção... curti muito!
Dentro da Europa, muitos subestimam Portugal, que na minha opinião é um dos países mais lindos que já tive o prazer de visitar. Haja história! Mas não só isso: natureza, modernidade, o oceanário de Lisboa, a Serra da Estrela, as vinícolas, a comida maravilhosa, e muito mais! Aliás, a Serra da Estrela é muito subestimada. Não sei se é por ter raízes na região (minha mãe nasceu num vilarejo de lá), mas a região é linda, tanto no verão quando em épocas mais frias (fui em julho, -um forno - e em maio - ainda tinha neve no topo), com as casas de pedra, o queijo de ovelha, a vida simples, a vista maravilhosa que se tem no observatório.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Concordo contigo. Adorei a Serra da Estrela. Fizemos um desvio por lá e foi fenomenal. Passamos em Piódão e almoçamos em Manteigas.

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Concordo!!! Portugal é mesmo muito subestimado!! Não é só Lisboa,o Norte é lindo!!! Guimarães, Braga, o Douro! Lindo demais e comida maravilhosa e muito barata!

Isabela
IsabelaPermalinkResponder

Milwaukee. Seguindo seu roteiro que considera Chicago subestimado, cito esta visinha ainda mais esquecida e cheia de charme. Adorei a cidade, o museu de formas arquitetônicas únicas a beira do lago Michigan, o Museu da Halley Davidson e a vida noturna com cervejarias fantásticas. A cidade realmente agrada a qualquer tipo de viajante, desde aquele que gosta de artes e história até os adeptos a baladas, esportes , vida ao ar livre ( praias a beira do lago lindas e aconchegantes!). Recomendo muito.

rita
ritaPermalinkResponder

No Brasil , Foz do Iguaçu e Manaus (fiz um cruzeiro pelo Rio Amazonas , onde a maioria do grupo era de estrangeiros; e a minoria eram brasileiros). Na Europa eu acho que a Alemanha é pouco conhecida dos brasileiros.

Cecilia
CeciliaPermalinkResponder

Concordo, Foz do Iguaçu. Não é aquela breguice toda que parece não. Muito bem organizada, várias atrações, um super hotel dentro do Parque !

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

Lisboa! Amo!

Carmem
CarmemPermalinkResponder

Cheguei a Gênova sem programar, só fugindo do frio e da neve. E gostei tanto daquela cidade com ar decadente. Voltaria mais vezes, sim!

Fernanda Del Giudice

Voltei completamente encantada de Cunha, no interior de São Paulo. Poucos conhecem a cidade, que fica no caminho entre São Paulo e Paraty.Apesar de pequena, conta com atrações que não se encontram facilmente no Brasil, como plantações de lavanda. Fora as paisagens montanhosas espetaculares, cobertas de vegetação e flores. Não deixa nada a cidade desejar a cidades mais badaladas como Campos do Jordão e Monte Verde, sendo perfeita para casais ou para quem procura um refúgio da correria. Gostei tanto que farei um guia de Cunha em breve no meu blog, o www.porondeandamos.com, para que este destino entre no radar de mais viajantes.

Selma
SelmaPermalinkResponder

O litoral norte de São Paulo. Aqui mesmo no blog não vejo postagens sobre essa região. As praias de Santiago e Guaecá, em São Sebastião, por exemplo, são verdadeiros paraísos e as pesspas so conhecem Maresias, que tb é lindae os paulistas acham que precisam ir pro Nordeste pra ver belas paisagens. Foz do Iguaçu tb é subestimada, as cataratas são maravilhosas e o povo é muito gentil e de quebra da pra ir ora Argentina até de ônibus regular para comer um belo bife e se deliciar com os sorvetes da sorveteria cremolati em Puerto Iguazu

Sandra
SandraPermalinkResponder

Japaratinga - AL , na rota ecológica merece ser visitada por todo turista que vai às Alagoas. Lugar paradisíaco, nem sempre tem o destaque que merece. Todas as suas praias são deslumbrantes.

Mari
MariPermalinkResponder

No Brasil, o Piauí é subestimado e é um estado incrível. Praias maravilhosas, o Delta do Parnaíba é demais...Os gringos já sabem disso há muito tempo.
No exterior, Frankfurt vale mais do que uma conexão.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

concordo contigo, Mari!
Conheci o Piaui em outubro, com a expectativa de ser apenas uma "passagem" entre os Lençois Maranhenses e Jeri ... e, surpresa!
O Delta do PArnaiba é sensacional..e Barra Grande é, facil, umas das mais incriveis praias de todo o Brasil!

Cris
CrisPermalinkResponder

Eu acho que Viena é um destino um tanto subestimado, pois conheço muita gente que só vê na capital austríaca um ponto de parada entre Praga (ou Budapeste) e Munique. E inclusive já vi pessoas cortando sumariamente Viena itinerário. Entretanto, é uma das cidades mais ricas em termos de cultura que eu conheço.

Em janeiro, irei para dus cidades que não são tão comentadas em blogs e sites de viagem: Hamburgo e Oslo. Ok, Hamburgo tem até págnia no VnV, mas é um dos poucos lugares da internet em que pude coletar informações seguras!

Sobre Oslo, nem no "Visit Norway" encontrei informaçõe mais detalhadas!

Vamos ver o que me espera! .. (Sei que vou em época imprópria, mas "é o que tinhamos para o primeiro período de férias de 2016"...).

manoela
manoelaPermalinkResponder

Concordo em gênero, número e grau. Viena é uma das capitais européias mais encantadoras em que já estive: limpa, organizada, belíssima. Gastronomia maravilhosa, povo educado, preços acessíveis. Volto à Viena qtas vezes puder!
Outrra cidade que acho muito subestimada é Lisboa. Muita gente só a inclui no roteiro de ida-vinda da Europa como se bastasse pra conhecer uma cidade genial como aquela!

Régis
RégisPermalinkResponder

Cidade do México!! É uma cidade moderna, segura, com muitas áreas verdes, zonas arqueológicas incríveis, arquitetura colonial muito rica e um povo super acolhedor, além de ser um destino barato. Mas as pessoas geralmente só a usam como ponto de passagem para Cancun.

Fernando MIRANDA

Peru, c certeza.

Ja viajei para vários lugares do mundo e o país q mais me surpreendeu foi o Peru.
Muita coisa além de Machu Picchu.

Roberto
RobertoPermalinkResponder

Hehe, eu achei Milão sobrevalorizada! Fui em 2012, foi a cidade italiana com mais mendigos e pedintes por metro quadrado que já vi, chegou a me irritar nos 4 dias que fiquei lá... mas a catedral de fato faz valer a visita. Curti tb a proximidade pra um bate e volta a Verona (daria tb de Veneza), e Milão é boa pra se caminhar.

Roberto
RobertoPermalinkResponder

Genebra - dá pra ficar pouco tempo, mas a visita à ONU por ex foi mil vezes mais interessante que a de NY

Madri - muito bom passear pelas ruas, comer tapas nos bares, e muita opção cultural

Berlim, concordo em colocar tb!

No Brasil, vou de Foz também. Todo mundo cita Rio como principal destino turístico, mas Foz tem um conjunto muito bom de opções além das cataratas.

Também colocaria Curitiba, muita opção, nunca consigo ficar dias suficientes. Bons museus, parques e ótima culinária.

Naedy
NaedyPermalinkResponder

Nobres - MT. Eh um lindo lindo lugar e merece destaque.

Rosangela
RosangelaPermalinkResponder

Em termos de Brasil, considero Foz do Iguaçu e Brasília subestimadas ! Belezas diferentes, é claro ! As Cataratas (lado brasileiro e argentino) são de tirar o fôlego ! Tudo muito organizado, limpo, vistas deslumbrantes !
Brasília pela arquitetura, cidade planejada ! Obras de grandes artistas, obviamente Niemayer por todos os lados ... com seus projetos lindíssimos que foram executados por exímios engenheiros, tem também Athos Bulcão cuja obra conheci um pouco por lá, incrível ! Já viagei por vários lugares mundo a fora, esse ano fui pela primeira vez a Brasília e me surpreendi positivamente, super recomendo !

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

No Brasil, cada vez mais acho que BH merece mais atenção dos viajantes... grin Tem cervejarias, museus, compras, botecos... consigo fazer fácil pros amigos uma programação pra 1 semana, com 2 bate-voltas, um pra Inhotim e outro pro Circuito das Grutas!

Fora do Brasil, tem vários lugares mas ando mesmo encantada com a Argentina - Mendoza é subestimada como um destino exclusivo para enófilos, lá tem passeios incríveis de fazer: rafting, cavalgadas, trekking... E a ultima viagem, pra região de Salta e Jujuy, achei 10 dias pouco, tem atrações naturais deslumbrantes e únicas - ficaria mais tempo em Cafayate com certeza!

Cida Rossi
Cida RossiPermalinkResponder

Uma cidadezinha chamada Trani no sul da Itália, Nunca tinha ouvido falar até visitá-la em outubro e me apaixonar por ela.
No Brasil acho que a Chapara dos Veadeiros ainda é subestimada.

elaine
elainePermalinkResponder

A região de Alberta, Canadá, é lindíssima, parques, as Montanhas Rochosas e pequenas cidades rodeadas de pinheiros e o Lake Louise ., sempre lindo;

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

Concordo!! As Montanhas Rochosas Canadenses deveria estar no roteiro de todo mundo! É o lugar mais lindo que já vi na vida... Banff é minha cidadezinha preferida!

Alexander Czajkowski

Bolívia e Equador são países subestimados entre os brasileiros. No primeiro caso, geralmente apenas se dá atenção para o Salar de Uyuni, muitas vezes indo e voltando do Chile pra evitar o resto do país. As cidades próximas de Sucre e Potosí também merecem uma visita, além de La Paz e seus arredores, como os passeios nas montanhas e a região de Copacabana e a Isla del Sol no lago Titicaca. Já no caso do Equador, achei um país fantástico, barato e com boa infra-estrutura, indo muito além da famosa - e cara, Galápagos. Não apenas Quito, retratada numa série recente aqui no VnV, mas também Cuenca, Baños, Tena e região da amazônia, Otavalo e Latacunga (vulcão Cotopaxi e Quilotoa) são destinos imperdíveis. As estradas pelo país são quase todas novas, tudo é relativamente próximo e é barato viajar de ônibus. Apenas os vôos entre Equador e Brasil que ainda costumam ficar de fora das promoções. Vale conferir os preços da companhia TAME.

Tatiana Wolff
Tatiana WolffPermalinkResponder

Peru de uma forma geral - com exceção de MP e Cuzco -, mas especialmente Paracas. Me encantei pela beleza natural do lugar, bem diferente!
Não entendi por que estão colocando Foz como subestimada, não tenho essa impressão. (sim, já fui a Foz e quero voltar quando tiver filhos)

Mari
MariPermalinkResponder

Não é, Guilherme? Voltei apaixonada!!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Concordo com a Lili: Lisboa.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

BARILOCHE no verão. Todo mundo só pensa em Bariloche pra esquiar no inverno, mas no verão a cidade e os arredores são lindíssimos, um desfile de belíssimas paisagens patagônicas. O Circuito Grande e a visita ao Cerro Tronador são o máximo, sem contar a vista do Cerro Campanário que é bíblica.
Acho que VENEZA merece mais que dois dias também. TURIM, na Itália, é linda e conheço pouquíssima gente que já viajou pra lá. A Mole Antonelliana é demais e tem um elevador incrível dentro, sem contar o museu do cinema que funciona lá, sem dúvida o meu museu predileto no mundo.
Nos arredores de PARIS, o Castelo de Chantilly é subestimado. Ele é muito bem conservado e com mais material pra se ver que o de Versailles, além dos jardins que são lindíssimos e a chance de provar o Chantilly original, que é diferente desse que estamos acostumados.

Guilherme Lopes

Lembrei de mais alguns:
O MUSÉE MARMOTTAN MONET em Paris, tem uma coleção maravilhosa e praticamente sem filas. O bairro do PASSY pra mim é o mais lindo de Paris e quase ninguém conhece.
Em NY, a ROOSEVELT ISLAND é uma ilha de sossego no meio daquela agitação toda e o BROOKLYN BRIDGE PARK tem uma vista magnífica pro sul de Manhattan. Ambos valem a visita.

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

Falando em EUA tem muito lugar subestimado... a maioria se concentra só em Miami-Orlando-NY e tem tantos outros lugares lindos pra conhecer... A região na Nova Inglaterra (Boston e arredores, como no estado de Rhode Island, Connecticut, Vermont) é lindíssima durante o início do outono... Esse ano pude viajar para os estados do Oregon e de Montana e lá tem Parques Nacionais inacreditáveis, como o Crater Lake National Park e o Glacier National Park... O Oregon especialmente ganhou o meu coração com o tanto de beleza natural e estrutura turística... E praticamente não se ouve falar...

Poliana
PolianaPermalinkResponder

Tallinn! Quando fui (fev/2015) não achei nada em sites brasileiros, e olha que fucei...! Um dos centros históricos mais lindos que já vi na Europa, custo barato, facilmente combinada com a Finlândia (2hs e meia de uma enooorme ferry que mais parece um naviozão mesmo), a algumas poucas horas também de São Petersburgo. Surpreendente e apaixonante.
E a Noruega! É um país para ir duas vezes, no inverno e no verão. No verão tem inúmeras trilhas, passeio de caiaque nos fiordes, sol da meia noite. No inverno tem os fiordes com neve, aurora boreal. Sem dúvida o país com mais beleza natural que já visitei na Europa. A Noruega é incrível e há pouquíssimo conteúdo em português na internet, sem contar que os poucos brasileiros que vão, nem param em Oslo, o que também é um pecado!!!

César Cezão
César CezãoPermalinkResponder

Aracaju. Ok, não é a capital nordestina com mais atrações, locais históricos etc. Mas é uma ótima para descansar: muitos hotéis, frutos do mar, orla muito bem cuidada e bem mantida para vários esportes e passatempos, tênis, bicicleta, caminhada, ótimos cafés (não do estilo parisiense ou italiano, mas do nordestino mesmo: de manhã e de noite você encontra bufês de especiarias do Sertão, cuscuz, bolos, carne do sol, doces, sucos). Para quem mora no Nordeste ou para quem está fazendo um tour de carro pela região, Aracaju é um ótimo pit-stop ou escapada. Um fim de semana lá revigora. E viva o pastel de aratu!

César Cezão
César CezãoPermalinkResponder

Bóia, vale dar um chute? Um lugar onde não fui mas que, pelo que leio, sei que vou amar, e pelo que sei, é pouco visitado por brasileiros? Nashville. As notícias que tenho: vida noturna interessante, muita música tradicional e novíssima, boa comida e muito boa bebida. Nashville é o meu motivo para visitar o Tennessee e voltar com 5 litros de bourbon.

Eduardo Barros Leal

Quem quiser se surpreender com o Ceará das belas praias, precisa conhecer a Prainha do Canto Verde, uma praia onde não há (felizmente), a multidão de turistas que invadem as praias do estado, chegando lá, se depara com uma antiga vila de pescadores, sem as imensas infra estruturas hoteleiras, lá, as pessoas se hospedam na casa de pescadores, ou em pousadas administradas por eles, para relaxar ou fugir da agitação, não tem lugar melhor, fica há apenas 110 kilometros da saída de Fortaleza, no litoral leste, pegar a CE-040, e desfrutar do verdadeiro PARAÍSO.

Luna
LunaPermalinkResponder

Voltei de lá ontem.
Não sei se o termo é subestimado, mas que é muito negligenciado na hora de ser escolhido como destino: Serra da Capivara - Piauí!!
É tudo que o Riq falou em 2013 e muito mais. Vale toda a viagem, deslocamento e afins. E nem precisa de mais de um dia no destino pra achar que tudo valeu a pena (mas claro que quanto mais puder ficar, mais legal vai ser)!

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Guimarães, Portugal. Belíssimo centro histórico.
Khajuharo, Índia. Templos fabulosos.
Fez, Marrocos. Cidade exótica belíssima.

Flávia
FláviaPermalinkResponder

Lauterbrunnen, na Suíça! É uma cidade que fica em um vale belíssimo e é um dos pontos de partida para se subir ao Jungfraujoch (a outra opção é a cidade de Grindelwald). Pois então, todo mundo só fala em Grindelwald e ignoram Lauterbrunnen. Ou então as pessoas fazem um pequeno "pit stop" no local por causa da belíssima cachoeira que fica no centro da cidade e que é visível de dentro do trem, na descida do monte Jungfrau. Porém, o vale de Lauterbrunnen é um escândalo de bonito, uma verdadeira jóia relativamente desconhecida! São mais de 60 (juro!) cachoeiras distribuídas pelo vale, provenientes das águas de degelo das montanhas. Na minha opinião, Lauterbrunnen é uma miniatura da Suíça, está tudo ali: os alpes exuberantes do oberland bernês, campos floridos e as famosas vaquinhas pastando alegremente! Fiquei um dia inteiro na cidade (fiz um bate-volta a partir de Berna) e foi um dos melhores passeios da minha vida. Vale a pena pegar a trilha/estradinha que leva até as Trümmelbachfälle (ou Cataratas de Trummelbach). O percurso é todo plano, leva uma hora a pé e a gente nem vê o tempo passar, de tão lindas que são as paisagens. E a recompensa são as cachoeiras dentro da montanha. Se você for cedo, ainda dá tempo para subir de bondinho até Mürren, com direito a um passeio de funicular até Allmendhubel, onde , com um pouco de coragem, dá para imitar a Noviça Rebelde cantando sobre uma bela montanha florida! wink

Kamila
KamilaPermalinkResponder

Boston
Brasília
Foz do Iguaçu

Lilian Routh
Lilian RouthPermalinkResponder

Taormina é a cidade que mais me surpreendeu até hoje. Linda vila medieval no alto da montanha , com todas as casas floridas, medieval , com um jardim público maravilhoso com uma vista linda da ferrovia e da praia bem abaixo e do vulcão Etna que visitei a partir desta cidade , uma vila menor ainda acima de Taormina que vale muito ir por ela mesmo e pela ampla visão abaixo .
O teatro grego de Taormina é belíssimo e muito conservado , fui a Saracusa em uma excursão a partir desta cidade . Tudo nesta pequena cidade é um charme total .

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar