Enquete | Que destinos e atrações você considera subestimados?

Natalie Soares
por Natalie Soares

villa-la-angostura

Uma das sensações mais legais quando viajamos são aquelas boas surpresas que aparecem no meio do caminho entre um lerê e outro, entre um destino e outro, como já diria o Comandante.

Isso aconteceu comigo quando cheguei em Chicago e dei de cara com uma metrópole interessante, repleta de boas atrações e um clima muito agradável. Meus dias por lá sempre se resumiam a um pensamento: “por que mesmo ainda não invadimos essa praia? ”

Outro destino geralmente subestimado que me surpreendeu foi Villa la Angostura, a menos de 100 km de Bariloche. Essa charmosa cidade é casa de hotéis aconchegantes que têm cara de lua de mel e paisagens patagônicas muito bonitas.

E o museu Germanisches Nationalmuseum – ou Museu Nacional Germânico? Depois de visitar a ilha de museus em Berlim, pensei que já tinha encerrado a cota de museus impressionantes. Ledo engano, meu caro! O acervo desse museu escondido dentro das muralhas de Nuremberg merece o desvio no roteiro de viagem pela Alemanha de qualquer aficionado por história.

Pensando nesses exemplos e lembrando do sucesso da enquete sobre quais destinos e atrações são superestimados, resolvi lançar a pergunta oposta: quais são os subestimados? Aquele segredo que ninguém parece dar muita bola, aquela praia incrível que passa desapercebida, aquele bate-volta que ninguém comentou ou aquele museu que nunca é citado... aqui vale tudo.

Então, conta pra gente: qual lugar você conheceu, curtiu bastante e acha que merece mais destaque?

Mais enquetes:

116 comentários

Gabriel Britto

Vale um país inteiro? Irã. =)

Gabriel Britto

Ah, sim: dentro do Irã, Teerã é a cidade mais injustamente subestimada.

Camila Navarro

Vale copiar o Gabriel? Albânia e Armênia, só pra não sair do A. wink

Camila Torres
Camila TorresPermalinkResponder

Vou puxar a sardinha... Brasília ! A galera acha que passar na Esplanada é suficiente, mas não sabe quanta coisa legal temos por aqui. smile

Bruno Carmona Cerboncini

Não é porque o VnV está fazendo uma matéria nesse momento, mas Quito é show de bola e muito subestimado.

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Venezuela

Daniel Conceição

Montanhas Capixabas!
A região é linda e em alguns trechos até lembra a Europa! É só andar pela BR-262 e arredores, e cidades como Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Santa Teresa, além dos Parques Estaduais do Forno Grande e Pedra Azul. Há muita coisa bonita pra se ver...

Nati S.
Nati S.PermalinkResponder

É um pouco difícil separar o que é subestimado do que é desconhecido, mas citaria a ilha Koh Yao Noi, na Tailândia, que não tá muito longe do famigerado arquipélago de Phi Phi e na minha opinião dá de 10 a 0... Descobri meio que por acaso lendo uns blogs francófonos (acho que não tem nenhum conteúdo em português disponível por aí), e terminei (muito bem!) por lá uma viagem de 3 semanas com dois amigos à Tailândia e Laos. Ilha linda e bem diversa, população muito, muito simpática e zero turismo de massa! Nada de atracadouros enormes recebendo mil barcos por dia e um monte de gente querendo passar a perna em turista. Amei e se puder voltarei de novo!

Heloisa Righetto

País de Gales, meu queridinho! Eu nao consigo acreditar que os brasileiros simplesmente ignoram esse destino

Denise KN
Denise KNPermalinkResponder

Tou com vc, Heloisa!! Cardiff e Barry Island tão no meu coração pra sempre grin

Marcelo (Álbum de Viagens)

Chicago, como você já mencionou. E Bonifácio, no sul da Córsega, uma cidade linda e pouco divulgada no Brasil.

val
valPermalinkResponder

Milão! eu adoro!

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Gdansk, na Polônia. Todo mundo quer ir em Cracóvia (que é linda), que esquece Gdansk, um porto lindo de morrer, com canais, centro histórico medieval, heranças da 2ª Guerra (foi lá que tudo começou), o Solidariedade. E com um bate-e-volta imperdível ao Castelo de Malbork.
Aliás, a Polônia toda, incluindo Varsóvia, é subestimada, e vale muito a viagem.

Fernanda Scafi

Na verdade, acho que tudo que não foi invadido por brasileiros (como Bariloche, Buenos Aires, NY, Paris, etc) é subestimado!!! rs Mas eu destaco a Alemanha praticamente inteira. Pq mesmo os maiores ícones do país (Berlim, castelo Neuschwanstein e outros) costumam ser riscados dos roteiros pela Europa pq o pessoal insiste em fazer roteiros apertados e só ir pra Paris e Roma... aiaiai

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Islândia!!!
Pais com paisagens belíssimas e que muitos brasileiros nem sabem onde fica!

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Tatiana, Islandia é meu sonho de consumo de turismo...ainda irei pra la!

Anna
AnnaPermalinkResponder

Zugspitze! Na minha opinião, uma das melhores opções de bate-volta saindo de Munique. Visitei em agosto desse ano e valeu muito a pena. Linda paisagem, com destaque para o maravilhoso lago Eibsee. Recomendo!

Marcus Barrocas

Ljubiana na Eslovênia. É uma cidade pequena, super simpática, segura e com vários lugares próximos pra visitar como as Cavernas de Postojna e o Castelo de Predjana, além da cidade de Bled com um lago e um castelo muito legal

Carla
CarlaPermalinkResponder

Pois, olha, vou ser bairrista... Quer destino mais subestimado do que Niterói?!? wink O povo vai até o Rio e fica por lá ou passa direto e segue para a Região dos Lagos... E aí perdem praias oceânicas lindas, fortalezas históricas incríveis e alguns dos melhores restaurantes do Grande Rio...

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Eu me surpreendi com Boston. Uma cidade linda e cheia de história (dos EUA, ok, mas é história mesmo assim. rs). Pretendo voltar.

Mas acho que essa questão do lugar subestimado é a mesma do lugar superestimado. A sua expectativa sobre o local influencia diretamente no que vc vai achar do lugar.

Eu tenho "trabalhado" para manter minhas expectativas no lugar certo e tem dado certo. Em uma viagem recente à Itália, acertei quase tudo que eu pensei que fosse achar dos lugares que visitei. Roma está vista e as cidades lacustres na divisa com a Suiça são simplesmente fantásticas!!!!

Danilo
DaniloPermalinkResponder

Philadefia, pertinho de NY, me surpreendeu MUITO, cidade limpa, bonita, com ótimos museus e ótima comida.
Acrescentaria também Bratislava, grudada em Viena, com um centrinho histórico muito acolhedor, mas poucas pessoas acabam indo.

Milena - Viver Plenamente Paris

Primeiramente eu diria a China: o pessoal geralmente torce a cara quando digo que foi uma das minhas melhores viagens! Existe muita coisa por lah além da muralha , dos guerreiros de xi'an, ou a Shangai moderna. Também gostei muito de Glasgow (Escocia) e tinha ouvido muito mal.

Marilia
MariliaPermalinkResponder

Acho que Portugal é um destino subestimado pelos brasileiros! Sempre ouço comentários do tipo " fui porque era barato", ou "fui porque tenho parente lá", mas do litoral às montanhas, o país tem lugares de tirar o fôlego e uma riquíssima gastronomia, cultura e história

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Tb adorei Portugal e me surpreendeu muito. Lugares lindos, com muita história e paisagens, barato e com uma gastronomia deliciosa!

Paulo
PauloPermalinkResponder

É bem verdade, Marilia. Um exemplo disso é Fátima, onde normalmente se vai num bate-volta e a região tem atracções (património histórico-cultural, parques naturais, grutas, praias ...) para uma estadia de 2 ou 3 dias.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

2,3 dias em Fátima??? Paramos de passagem para Coimbra e está visto. Acho que a Serra da Estrela e principalmente o norte de Portugal (Braga, Guimarães e o Alto Douro) merecem uma visita com mais calma.

Silvio Carlos Cury

Torres de Paines merece ser detalhada. Em janeiro farei o descritivo da nossa viagem.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Torres del Paines é "apenas" desconhecida e difícil de chegar. Mas não é nada subestimada. Só ouço falar bem.

Andrea Raminelli

Cataratas do Iguaçu. Tão pertinho, tão barato e um super passeio.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Onde que Foz é subestimado gente? Um dos lugares mais visitados do Brasil! rs

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

Não tão barato, né? É um dos destinos mais caros aqui do Brasil... Fui uma vez e queria muito voltar, to sempre monitorando as passagens mas os preços são quase sempre exorbitantes!

JB
JBPermalinkResponder

Acho que a Guatemala merecia mais divulgação, com cidades históricas, ruínas maias e lagos com vulcões. A Islândia e a Nova Zelândia também são dois países que me fascinaram e onde a natureza dá um show. Das cidades eu citaria Tallinn e Berna, dois encantos europeus pouco difundidos no Brasil.

Luciano
LucianoPermalinkResponder

Antigua na Guatemala é uma das minhas cidades preferidas no mundo , estou indo para o país pela sexta vez (Paris fui só 4 vezes) . Só lembro de encontrar brasileiros no aeroporto (mesmo assim os que conversei estavam à negócios ou pelo exército). Acrescentando aos comentários do JB, a simpatia do povo acho comparável apenas com a de alguns países do sudeste asiático...

Ines Martins
Ines MartinsPermalinkResponder

Concordo!!

Georgina
GeorginaPermalinkResponder

Ilha Grande!!!!

Damares Lombardo

Não é porque moro na cidade, mas Colônia é um lugar especial. Esses dias levei um casal de amigos que veio de Milão para visitar os mercados de natal e ficaram simplesmente apaixonados.

Flavia Abaurre

Estive em Yosemite no verão e entre uma curva e outra dei de cara com Tenaya Lake. Que lugar deslumbrante . Tive um pouco de dificuldades em obter maiores informações sobre visitar o parque no verão. Os brasileiros passam por Yosemite a caminho para outro lugar. Ficamos 7 noites no Alwanee e exploramos bem o parque com paradas para picnic, trilhas, piscinas naturais....

Agora estou traçando meu roteiro para os lagos do Norte da Itália , e mais uma vez me deparo com posts de quem passou por lá a caminho de.... Gosto do turismo bem slow , uma ou duas cidades , em 15 dias de viagem... Isso sim eu sinto falta

Abraços

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Flávia, passei 2 dias no Lago di Como (só não fiquei mais pq não tive como) e é fantástico. A cidade de Como em si é uma graça, mas não deixe de subir o funicular e fazer os passeios em Brunate (principalmente para o Faro Voltiano) e talvez até almoçar por lá.

Bellagio tb é linda e normalmente as pessoas só fazem o day-trip vindos de Milão. Além de dormir por lá, ainda aproveitei para conhecer Varenna que fica em frente. Outra cidadezinha maravilhosa. Não deixe de conhecer o Castelo di Vezio que tem uma das vistas mais deslumbrantes que eu já vi e almoçar na beira do lago.

Pretendo voltar um dia para conhecer melhor a região e ir até o Maggiore tb. smile

Camilla Kafino

Brasília ainda é bastante subestimada pelos visitantes. E ainda muito mal conhecida por muita gente. Vale explorar a região!

sidnei
sidneiPermalinkResponder

Gostei muito de Valencia. Porem quase ninguém a inclui quando vai para Espanha.

Helen Waldemarin

A Ilha de Chiloe, no Chile, apesar de já ter algumas indicações, acho que ainda é subestimada! Muita gente vai pra Puerto Mont e Puerto Varas, e não inclui as maravilhas de Chiloe no roteiro. O pouco que conheci, amei! Lindas paisagens, cultura!!!!

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Austin, San Antonio! O texas é super legal! Dois lugares onde não encontrei brasileiros nas duas vezes que visitei. Vale a pena ir!

Murilo
MuriloPermalinkResponder

Tirou as palavras da minha boca (ou melhor, dos dedos!). O Texas é demais. San Antonio, com suas missões, Alamo, Riverwalk, é uma cidade imperdível!

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Não sei se "subestimada" é o termo correto ... mas, acho que a Patagonia é um baita destino turistico que recebe relativamente menos turistas brasileiros do que seria possivel, pela proximidade e beleza (Ushuaia está a menos horas de vôo de São Paulo do que a Florida...)

Tatiana
TatianaPermalinkResponder

Penedo/AL. Entender a história do Brasil a partir deste entreposto colonial é muito bom. Além das dunas e do banho na foz do Rio São Franscisco

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Bélgica. Boa comida (waffles, mexilhões com fritas, chocolates), cervejas incríveis em qualquer bodeguinha, cidades bonitas e bem cuidadas. A cidade de Antuérpia não faz parte do roteiro de muitos brasileiros que vão ao país, mas é uma graça e tem o bar mais incrível do mundo!

Bruna
BrunaPermalinkResponder

El Chalten, na Patagonia Argentina! É um lugar fantástico, os brasileiros deveriam ir mais pra lá, só vi europeus e americanos na cidade. Acho que o interior da Alemanha também deve entrar na lista, a maioria só inclui Berlim na eurotrip, mas eu achei lindas as cidades pequenas da Alemanha, e do sul para o norte se vê bastante diferença em termos culturais e até linguísticos.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

El Chalten é sensacional! Um dos lugares que eu mais gostei de conhecer...

Marci
MarciPermalinkResponder

El Chalten, sem dúvida!

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Eu acho o Canada e Australia como um todo muito subestimado, um por ser do lado dos EUA e o outro por ser longe pra dedeu!
Me surpreendi esse ano com a Eslovênia, ali no meio de um monte de coisa legal e pouco explorada!!!
Sarajevo me levou a loucura... O povo tem medo de ir a Bosnia, mas o país é lindo e Sarajevo é um tapa na cara e um desbunde de historia e reconstrução.
No Japão a região de Takayama é incrível e tem a melhor carne que já comi na vida, Hida Beef.
São Franciso é super requisitada, mas saber conhece-la naa entrelinhas é a melhor surpresa da viagem!!!
A Cidade do Mexico tambem merece todo amor do mundo!!! Tetihuacan é tudo o que dizem e mais um pouco.
Achei Playa del Carmen uma Guaruja do anos 80, mas a regiao merece ser explorada ... Amei o Tour no Cenote LabnaHa e os sitios arqueologicos Maias são também imperdíveis!
Acho que foi isso ...

Diego Ernan
Diego ErnanPermalinkResponder

No Peru, os brasileiros só vão a Machu Picchu, no máximo arriscam Lima. A grande surpresa é a cidade de Huaraz, a 8h de Lima, indo de ônibus. Nesse destino vc encontrará Glaciar e belissimos Lagos, paisagens d tirar o fôlego!

Adriano
AdrianoPermalinkResponder

Tallin, Edimburgo, Menorca

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

São Lourenço, é relax, é romântica, boa gastronomia, povo acolhedor e pertinho do Rio e de SP

joaum
joaumPermalinkResponder

Turistando fora do Brasil é uma boa.Só assim valorizamos o que temos por aqui.O estado do Paraná tem as Cataratas do iguaçu, porém os gringos entram pela Argentina, se entrassem mais turistas pelo Brasil eles teriam chance de conhecer lugares fabulosos do nosso Brasil. O VNV prova que temos destinos magnificos aqui.

Cinthia
CinthiaPermalinkResponder

O norte da Noruega, para ser mais pontual em Kirkenes. Uma cidade que fica na fronteira com a Rússia, bem lá em cima. Me diverti demais! Teve aurora boreal, hotel de gelo, king crab... Sem falar que depois fiz um cruzeiro (no inverno) com o Hurtigruten, descendo toda a costa da Noruega! Oslo não chamou muito a minha atenção, mas as cidades do Norte e o seu povo são demais! Contei a experiência de um dia em Kirkenes no blog dos meninos do Andarilhos do mundo. Espia lá!

Luis Afonso de Assis

Norte da Itália (Como, Tirano) e Alpes Suíço (Interlaken, Zermatt), parece meu obvio, mas não é se for de carro. Nada contra os trens Suíços, são maravilhosos. De carro é diferente e fantástico.

Felipe Bittencourt do Valle

A praia de geribá é excelente e merece toda a fama, mas a verdadeira jóia encontra-se a poucos minutos de caminhada dali: a praia de ferradurinha. Pequena, calma, com águas transparentes e com uma natureza linda em volta, emoldurando uma praia que considero uma das mais bonitas do mundo.

Paula Augot
Paula AugotPermalinkResponder

Minha listinha :

Copenhague
Cidades francesas que não dá p fazer bate e volta de Paris (particularmente Alsácia e Midi Pyrenees)
Marrocos
Japão (até entendo por causa da distância)
Tallin
São Petersburgo

Leonardo Lacerda

Piemonte, sem dúvida. Região de ótima gastronomia, grandes vinhos e belas paisagens. Pouco conhecida dos turistas.

Estivemos lá em Nov/2015. Segue relato:

vinhagem.wordpress.com

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Foz do Iguaçu, até alguns anos atras, estaria na categoria de subestimada!
Mas, sinto que, nos ultimos 2 anos, ela foi redescoberta por nós, brasileiros: conheço MUITA gente que tem ido pra lá, ultimanente...

Leonardo
LeonardoPermalinkResponder

João Pessoa, Brasília e Montevidéu

Bianca Tonelli

Foz do Iguaçu. É impressionante e pouco valorizada pelos brasileiros. Além de tudo é um turismo muitíssimo organizado e bem estruturado.

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Clear Water Beach, Flórida, praias lindas, lugar tranquilo, barato e charmoso.

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Tb me surpreendi com Clearwater. Dormi uma noite lá numa trip pelo Golfo do México (ao inves de fazer Miami-Orlando pelo trecho mais curto) e curti muito. O que é aquele por do sol no Pier 60??!!!

Paulo Torres
Paulo TorresPermalinkResponder

Brasília é o nome desse tópico! Não temos no Brasil aquela cultura do "turismo cívico", especialmente a geração um pouco mais velha do que eu, que viveu a ditadura militar. Mas fora isso, BSB tem ótimos restaurantes, boa vida noturna, alguns museus legais (outros precisando um banho de loja), um povo acolhedor, os parques e cachoeiras nas redondezas. Sem falar na arquitetura deslumbrante, claro.

Sendo bem bairrista, BH vale ser citada. Entre as atrações daqui, o Mirante das Mangabeiras, que não recebeu nem uma linha no Lonely Planet Brasil, por exemplo - melhor assim, fico com mais espaço quando passeio por lá.

E um destino subestimado que o Riq sempre elogia: Vitória/Vila Velha. O Convento da Penha, se soubesse se promover melhor, venderia mais souvenires do que muito Big Ben por aí.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar