Pucón: as 'irrepetíveis' Termas Geométricas

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Termas Geométricas

Termas Geométricas

"A geometria destaca o que é natural, e o separa do que foi construído. Esta arquitetura distingue o lugar, e talvez o torne irrepetível". As palavras do arquiteto Germán del Sol, descrevendo seu projeto para as Termas Geométricas no Parque Nacional Villarica, são absolutamente precisas. É um lugar como nenhum outro.

A 87 km de Pucón (e a 90 km de Huilo-Huilo), no vilarejo de Coñaripe, as termas foram construídas há pouco mais de 10 anos. Germán del Sol, que também desenhou as Termas de Puritama, no Atacama, fez das Termas Geométricas um curioso balneário, rústico, bruto, geométrico!, e ainda assim especialmente acolhedor e relaxante.

Termas Geométricas

Uma longa e angulosa passarela de madeira, construída acima de um riacho, ziguezagueia bosque adentro. Pintada de vermelho vivo, salta no meio da paisagem enevoada pelo vapor de água.

Termas Geométricas

É caminhando sobre ela – e sem enxergar muito mais do que alguns passos adiante – que os visitantes chegam a cada piscina do complexo. São 20, que variam de temperatura e se espalham à direita e à esquerda da passarela, margeando o rio.

Termas Geométricas

Termas Geométricas

As piscinas se confundem com o cenário. São perfeitamente integradas aos arredores, com fundo de pedra e trilha sonora a cargo apenas do barulhinho do rio.

Termas Geométricas

Quem caminha um pouco além da metade da passarela é recompensado com total privacidade.

Termas Geométricas

E quem caminha até o final, com a vista linda de uma cascata.

Termas Geométricas

Termas Geométricas

Para trocar de roupa, casinhas de madeira fazem as vezes de vestiário. Existem várias, sempre próximas a alguma piscina. Trancam por dentro, têm ganchos para pendurar roupas e armários onde guardar tudo em segurança. Toalhas e cadeados são oferecidos com o ingresso.

Para reidratar, no quiosque junto à entrada é servida água aromatizada como cortesia, e são vendidas outras bebidas (e também lanchinhos).

Termas Geométricas

As Termas Geométricas fazem aquele dia frio, cinzento e chuvoso de repente virar o melhor da viagem.

Dicas para sua visita às Termas Geométricas

  • Reserve metade do seu dia para o passeio;
  • Vá de carro alugado ou contrate um tour nas agências de receptivo em Pucón;
  • Leve chinelos para caminhar entre as piscinas;
  • Para garantir um descontinho, chegue de 11h a meio-dia, ou a partir das 18 horas;
  • Veja no site das termas informações atualizadas de horários, preços e como chegar.

Mariana viajou a convite do hotel Antumalal.

Leia mais:

8 comentários

Neusa
NeusaPermalinkResponder

Já estivemos lá! Realmente uma maravilha. Mas não sei se é uma boa ir em dia chuvoso.. O acesso é por estrada de ripio e já é ruim em dia de sol. Mas vale muuuuito a pena!

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

As Termas Geométricas são lindas, o post está ótimo.
Só tenho uma observação, pois o mapa está errado. As Termas Geométricas não ficam exatamente em Coñaripe (aí estão as Termas de Coñaripe) e sim a uns 15 kms em direção nordeste, próximo ao vulcão. E Huilo Huilo também não está em Panguipulli, e sim a mais de 50 kms de distância, perto de Puerto Fuy. Grande abraço!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Obrigada, Neftalí! Já corrigimos!

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Que eficiência! Adoro mapas, por isso sou meio obsessivo.
A propósito, desde 1 de dezembro terminou o Alerta Amarelo para o Vulcão Villarrica. Com a situação normalizada, voltou o Alerta Verde.
Outro passeio imperdível em Pucón é o rafting no rio Trancura, uma experiência maravilhosa. Para quem está com crianças, ou não é arriscado, o Baixo Trancura é bem tranquilo. Mas recomendo muito o rafting no Alto Trancura, com bastante adrenalina e uma paisagem linda.

felipe
felipePermalinkResponder

nossa que lugar lindo adoro a natureza se deus quiser um dia eu vo para Pucón....

Ellen
EllenPermalinkResponder

Para mim, é o segundo melhor passeio a quem vai a Pucon, após é claro, do vulcâo. Só uma dica: é passeio para um dia inteiro devido a distâcia, sem falar do relaxamento depois de hooras na água quentinha!

Isabella
IsabellaPermalinkResponder

Sem dúvidas foi um dos melhores passeios que já fiz! A ida ao vulcão é a campeã! Termas geométricas e Huilo Huilo são inesquecíveis e maravilhosas! Ótimas dicas!

Marcelle Ribeiro

Estou contando os dias para ir até lá!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar