Será que as regras do Espaço Schengen vão mudar? Por enquanto, vale o episódio 10!

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Vídeo imigração bagagem Europa

Desde os ataques de 13 de novembro em Paris, volta e meia aparece algum zunzunzum sobre mudança de regras do Espaço Schengen, o grande território europeu sem fronteiras que vai de Portugal à Escandinávia.

O endurecimento das regras, com a reinstalação dos controles de fronteira, é uma possibilidade. Mas por enquanto, nada mudou.

Isso significa que o episódio 10 da temporada Europa da nossa websérie Vai Por Mim, gravado bem antes disso, continua valendo grin

Se você conhece alguém que tem dúvidas de que documentos levar para passar na imigração e para onde vai a sua bagagem daqui para a Europa, pode compartilhar esse vídeo, que as informações permanecem todas válidas:

E caso você tenha perdido algum dos episódios anteriores, aqui estão todos de volta, cada um com seu assunto na telinha:

E já que você está com a mão na massa (ou o dedo no mouse), aproveite e já assine o canal do Viaje na Viagem no Youtube. Assim você fica sabendo de novos vídeos em primeira mão, antes mesmo de eu anunciar no blog smile

7 comentários

Vivian
VivianPermalinkResponder

Oi Riq, obrigada pelas informações que vc compartilha, tem me ajudado muito os posts e videos! Mas tenho uma dúvida, se puder me ajudar... eu vi o video 10 e li o post sobre imigração, e lá vc fala que a carta-convite de um amigo que vai te hospedar na europa não precisa ser registrada, mas em um dos comentários diz que precisa ser registrada (em uma postagem de 2013).. desculpe minha confusão, mas eu fiquei em dúvida se seria necessário que meu amigo (da Holanda) reconhecesse a assinatura dele na carta-convite em cartório lá.. ou ainda vale uma cópia simples escaneada para apresentar em Schiphol? O voo é direto e a estadia é de 6 dias.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vivian! Não precisa registrar.

Felipe
FelipePermalinkResponder

Olá,
estou indo para a Europa semana que vem. Contratei o seguro viagem, conforme Tratado de Schengen, porém a apólice está em português. Irei fazer imigração em Paris.
Existe algum problema ou tem que ser em inglês?
Desde já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Felipe! Não tem problema.

Mariana G.
Mariana G.PermalinkResponder

Bóia, vou pra Itália, chegando por Zurique e farei a imigração lá, eu tenho passaporte português mas ele estará a pouco mais de 3 meses de vencer.. a dúvida é: posso entrar e sair (17 dias depois) com ele ou melhor usar o brasileiro mesmo? Ouvi falar que a imigração na Suíça é meio complicada, por isso estou pensando em usar meu passaporte europeu, só não sei se teria tempo de renovar até lá.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! Parece que a Suíça só exige que o passaporte europeu esteja na validade durante todo o período de permanência.

http://www.worldtravelguide.net/switzerland/passport-visa

Mariana G.
Mariana G.PermalinkResponder

Verdade, Bóia! Parece que é isso mesmo!! Mto obrigada smile

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar