Patagônia de carro: El Calafate, El Chaltén e Torres del Paine (outra bela viagem do Silvio) 1

Patagônia de carro: El Calafate, El Chaltén e Torres del Paine (outra bela viagem do Silvio)

Muita gente, quando considera viajar pela Patagônia de carro, pensa em sair rodando desde o Brasil. É chão demais! Do Sudeste brasileiro até El Calafate, por exemplo, são quase 5.000 km: uma viagem assim é praticamente um rali — e, ainda que perfeitamente factível, deve ser planejada com ajuda de um forum de jipeiros.

Veja o caso do nosso Silvio e da Simone: mesmo sendo adeptos contumazes das viagens de carro, foram de avião até El Calafate, e só lá começaram o périplo rodoviário. Esta viagem é um excelente contraponto ao relato recente da Miriam, que fez um roteiro parecido — incluindo Ushuaia, e sem passar por El Chaltén –, mas usando trânsfers nos deslocamentos terrestres.

E como o próprio Silvio avisa ao fim do relato, também é possível se deslocar por ônibus. Mas vamos ficar no circuito da Patagônia de carro, descrito pela primeira vez com detalhes aqui no blog. Vai pelo Silvio:

Patagônia de carro: Silvio e Simone no Gourmet Experience

Texto e fotos | Silvio Carlos Cury

Seguimos de carro entre Foz do Iguaçu e o aeroporto de Puerto Iguazú. Partimos de Puerto Iguazú, na Argentina, de avião, pelas Aerolíneas Argentinas e decolamos para El Calafate, com escala em Buenos Aires, uma viagem de 7h. Dali seguimos para El Chaltén, nossa primeira parada. Na volta, fomos de El Calafate a Buenos Aires (3h de voo) e, dias depois, voltamos à Puerto Iguazú (2h de voo). Alugamos um Chevrolet Cobalt na Localiza.

As condições meteorológicas nessa região são imprevisíveis. Brincam que é possível saber o que vai acontecer, no máximo, nos próximos 10 minutos. No verão os ventos são fortes e podem atrapalhar alguns passeios (como trilhas e viagens de barcos). Uma boa época para a visita é em outubro, a partir da segunda quinzena (até a primeira quinzena de dezembro).

Patagônia de carro: El Chaltén

Patagônia de carro: El Chaltén

De carro, uma viagem entre El Calafate-El Chaltén leva 3 horas, percorrendo 220 km, em uma estrada em excelente estado de conservação.

El Chaltén é uma região de natureza muito bonita, ideal para quem gosta de caminhadas (há várias atrações com acesso por trilhas de diversos níveis de dificuldade). Ficamos duas noites no bom Poincenot e pegamos chuva contínua. A cidade é pequena a agradável, com bons restaurantes (na rodovia para El Chaltén há um lugar bacana para um lanche gostoso – La Leona, perto de um sítio arqueológico).

Alguns passeios para pessoas com média resistência em trilha são o Mirador do Cerro Fitz Roy (1h30 de ida, com desnível de 350m); a Laguna Capri (1h45 de ida, com desnível de 350m e uma subida empinada no início); o Mirador do Cerro Torre (1h30 de ida, com desnível de 250m, ainda que com uma subida acentuada) e a Laguna Torre (3h de ida, com desnível de 250m, oferecendo uma excelente vista do Cordão da Torre). Há também o Lago Viedma (até lá com carro, e depois de barco) e o Lago do Deserto (a 40 km desde El Chaltén, em estrada de terra em bom estado de conservação, onde também há um passeio de barco).

Patagônia de carro: Montanhas de El Chaltén

Se fazer trilhas não é seu forte, mas quer conhecer El Chaltén, faça o passeio de um dia a partir de El Calafate (onde é possível alugar roupas específicas para a jornada, como botas, capas, roupas impermeáveis e bastões para caminhadas).

Vista das montanhas em El Chaltén

Para comer, experimente El Huemul (uma fábrica de pastas); La Waflería; Don Guerra e La Tapera. Lembre-se que a cidade é pequena e está em fase inicial de infraestrutura turística.

Patagônia de carro: El Calafate

Patagônia de carro: Perito Moreno

Ao todo passamos 4 noites na agradável El Calafate (3 na ida a Torres del Paine; uma na volta, antes de seguirmos para Buenos Aires). A primeira hospedagem, no Santa Monica Aparts, foi muito boa. A segunda, no Solares del Sur, foi a mais fraca da viagem.

Vale fazer um passeio pelo centro da cidade, onde há bons restaurantes e bares. Recomendamos também a Administración de Parques Nacionales, na rua principal, que oferece informações e mapas que serão úteis durante todo o passeio. Reserve algumas horas para conhecer a avenida Costanera (inclusive o segmento não pavimentado) de dia ou à noite, de bicicleta ou de carro: é possível conhecer o Lago Argentino, a Laguna Nímez e a Bahía Redonda. Para desfrutar do momento com calma e romantismo, compre um bom vinho patagônico e prepare uma tábua de queijos (lembro que o melhor Pinot Noir argentino é feito na região).

Patagônia de carro: Lago Argentino em El Calafate

Lago Argentino

O Glaciar Perito Moreno (a 80 km do centro) é, sem dúvida, a principal atração local. Se quiser fazer a caminhada sobre a geleira, pense em dispor de um dia inteiro (custa 5.500 pesos ter acesso ao Parque Nacional los Glaciares). É interessante reservar mais meio período caso queira voltar a visitá-lo, pois à instabilidade meteorológica poderá atrapalhar os seus planos. O melhor horário é após às 14h, quando as excursões estão retornando (alugar um carro deixará você mais à vontade para decidir qual o melhor momento de realizar os passeios). Há transporte gratuito para o Glaciarium, saindo de hora em hora da avenida principal.

Preços de abril/2023

Patagônia de carro: Perito Moreno
Patagônia de carro: Perito Moreno

Outra opção interessante é o Glaciar Gourmet Experience, da Cruceros Marpatag. O confortável barco com capacidade para apenas 16 pessoas parte do Punta Bandera, distante 50 km do centro da cidade, e navega por aproximadamente 10 horas. Canapés, espumantes, vinhos e almoço fazem parte dessa agradável experiência. Custa 31.500 pesos por pessoa, mas há outras empresas que fazem o passeio sem a sofisticação oferecida pela Marpatag. O Glaciarium (Centro de Interpretação) é um interessante museu (3.500 pesos por pessoa) que explica como se formaram os glaciais e que pede, entre o deslocamento e vista, de 3 a 4 horas para ser conhecido. Não deixe de assistir aos filmes e visitar o bar de gelo (que tem entrada cobrada à parte).

Preços de abril/2023

Patagônia de carro: Gourmet Experience nos glaciares
Patagônia de carro: Cruzeiro Gourmet Experience

As três unidades da Panaderia e Confitería Don Luis são excelentes para um lanche e cafés de qualidade. Já o Don Pichon, especializado em cordeiro e com boa carta de vinhos, foi o melhor restaurante da área na relação custo/benefício. Ficamos decepcionados com o La Tablita pela qualidade e preços.

Do aeroporto de El Calafate há transporte para a própria cidade e para El Chaltén, realizados por empresas regularizadas. Há escritórios na área de desembarque que fornecerão todas as informações. Os horários são definidos de acordo com as chegadas dos voos. Não se preocupe com lugares. Táxis fazem o mesmo trajeto.

Patagônia de carro: Puerto Natales & Torres del Paine

Patagônia de carro: PqNacional-Torres_del_Paine-vista-geleiras-silvio

A viagem de El Calafate (Argentina) a Puerto Natales (Chile) levou 4 horas. Foram 280 km de carro, via Paso/Cerro Dorotea, em uma estrada em excelente estado de conservação.

As 4 noites seguintes passamos na pequena Puerto Natales, cidade tranquila e organizada que serviu de base para os passeios a Torres del Paine (a aproximadamente 100 km do centro) e para a navegação pelo Fiordo Ultima Esperanza. A hospedagem aconteceu no melhor de todos os hotéis pelos quais passamos, The Singular Patagônia.

Patagônia de carro: PqNacional-Torres_del_Paine-mar-silvio

Torres del Paine foi o passeio mais interessante da viagem. Parque com fauna, flora e paisagens deslumbrantes. As estradas no seu interior são de “ripio” e bem conservadas. Fizemos o passeio em dois dias com um motorista/guia contratado através da agência de turismo TourExpress (Belarmino ou Nino). Todo o contato foi feito através de e-mail e no dia anterior ao passeio fizemos o pagamento na própria agência. O guia foi sensacional (Sr. Tato), disposto a mostrar atrações não acessíveis a outros turistas. Fazer o passeio em um só dia fica cansativo e as condições meteorológicas podem não estar favoráveis. Para aproveitar a visita vendo plantas, animais, lagos e paisagens fantásticas, prepare-se com três camadas de roupas, leve água e lanches. Nunca imaginamos que veríamos tantos condores! Faça também o passeio pelo Lago Grey e visite o Glaciar Grey (passeio de 3 horas de duração) – o nosso foi organizado com a Turismo Lago Grey.

Patagônia de carro: PqNacional-Torres_del_Paine-vista-relato-silvio
Patagônia de carro: PqNacional-Torres-Paine_RioSerrano-silvio
Patagônia de carro: PqNacional-Torres_del_Paine-vista-silvio-relato
Patagônia de carro: PqNacional-Torres_del_Paine-flora-silvio
Patagônia de carro: PqNacional-Torres_del_Paine-aves-silvio
Patagônia de carro: Pq-Nacional-Torres-Paines-fauna-silvio

A navegação nos Glaciares Balmaceda e Serrano, de aproximadamente 10 horas de duração, também foi muito boa. A embarcação conta com uma confortável classe executiva. Optamos por não almoçar na Estância Consuelo na volta e a empresa arranjou um táxi para nos levar de volta a Puerto Natales.

Patagônia de carro: Puerto Natales
Patagônia de carro: Glaciar Bamaceda

O restaurante do Singular Patagônia é simplesmente fantástico e vale várias visitas. No centro de Puerto Natales provamos a Parrilla Don Jorge e o Angelica’s, muito bons. Caso queira apreciar uma boa cerveja, café ou lanches, vá ao espaço Ñandu.

Patagônia de carro: Punta Arenas

Patagônia de carro: Vista geral de Punta Arenas

De Puerto Natales a Punta Arenas foram 250km de carro, uma viagem de 3 horas de duração em uma estrada em excelente estado de conservação.

As duas noites seguintes passamos em Punta Arenas, uma cidade sem atrativos que vale a pena se você estiver indo para Ushuaia. Havíamos estado nela por uma noite, há 7 anos, durante uma viagem para a Terra do Fogo, e como nossa impressão foi boa, resolvemos voltar, ignorando comentários de outros viajantes. A hospedagem foi no Punta Arenas Ilaia, a pior relação custo/benefício.

Passeamos pela Av. Costanera; visitamos a enorme zona franca, que conta com produtos de qualidade; e dois museus no centro da cidade: o Museo Regional de Magallanes ou Centro Cultural Braun-Menendez e o Palácio Sara Braun (reserve uma hora para cada um).

Patagônia de carro: Palácio Sara Braun, em Punta Arenas
Palácio Sara Braun

Para comer, experimentamos o Restaurant Brocolino (frutos do mar e massas), o Chocolatta (que oferece lanches e doces deliciosos) e o Vistamar (no Mercado Municipal, aberto apenas no almoço, até às 17h30).

Buenos Aires

Passeio noturno por Buenos Aires

As três últimas noites da viagem foram em Buenos Aires, pra onde não cansamos de ir, mesmo estando decadente. A melhor região da cidade para se hospedar é, sem dúvida, Palermo Soho e Hollywood. Ficar perto da linha D do metro, para nós, é fundamental, pois é possível chegar a bons restaurantes sem a necessidade de um carro, com segurança. Indicamos três hotéis, muito bons: o Duque Boutique, onde ficamos; o Esplendor Palermo Soho e o Fierro Hotel, que tem um ótimo restaurante. Gostamos por serem hotéis pequenos, confortáveis, com bom café da manhã e serviços de boa qualidade.

Passeio noturno por Buenos Aires

Nesta viagem, fizemos o passeio noturno “Buenas Noches”, que tem aproximadamente três horas de duração e visita algumas atrações turísticas da cidade com excelente relação custo/benefício.

Também aproveitamos para caminhar a partir do hotel em direção ao Jardim Botânico, Zoológico de Buenos Aires, Jardim Japonês, MALBA, Planetário e El Rosedal (o jardim das rosas), um percurso de aproximadamente 9 km que levará aproximadamente de cinco a oito horas, com as visitas. Fique atento aos horários de funcionamento e ao fato de que, em dias chuvosos, o rosedal e o Jardim Japonês fecham. Quem estiver hospedado em outros bairros chega a região pela linha D do metrô, descendo na estação Plaza Itália. Outra dica é fazer a visita guiada ao Teatro Colón.

Para comer, vale conhecer o Armênia, o restaurante do Clube Armênio (às sextas e sábados há show de dança típica) e o excelente Sunae, de comida asiática.

Patagônia de carro: o que faríamos diferente

  • Como não somos trilheiros, iríamos conhecer El Chaltén a partir de El Calafate. Caso tivéssemos certeza de bom tempo, ficaríamos por lá uma noite para fazer o Lago do Deserto com passeio de barco, o Lago Viedma e a Laguna Capri. Também cortaríamos Punta Arenas da viagem.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Patagônia de carro: dicas práticas

    • Em novembro a temperatura variou de 2ºC a 16ºC. A sensação térmica, devido ao vento, pode chegar a menos de 0ºC. Levamos gorro, boné, segunda pele, impermeável e uma japona (uma unidade de cada) e foi o suficiente. Levávamos o “trio” a todos os passeios e íamos colocando ou tirando conforme a sensação térmica. Uma capa de chuva também pode ser útil.
    • Se alugar um carro, verifique se a empresa permite que você atravesse a fronteira para o Chile com ele. O documento de autorização (cruce) foi feito no momento da retirada do carro, em El Calafate.
    • Ao dirigir nas estradas patagônicas mantenha os faróis sempre acesos (o que é obrigatório por lei) e a velocidade sempre abaixo de 100 km/hora; ande sempre com os vidros fechados (os fortes ventos podem provocar um aumento de pressão no interior do veículo e deixá-lo instável); diminua a velocidade quando cruzar com outro veículo (o deslocamento do ar pode provocar instabilidade); tenha muito cuidado quando abrir a porta, pois o vento pode danificá-la (tente estacionar contra o vento) e rode sempre com o tanque cheio (as distâncias sem qualquer posto de gasolina são de até 240 km – durante o passeio pelo Parque Nacional Torres del Paines você precisará ter autonomia para até 300 km, caso a cidade base seja Puerto Natales. É recomendado também adquirir o “spray” de reparo de pneus (comprei na loja de conveniência de rede de postos Ipiranga e, na viagem ao Atacama, foi bastante útil).
    • Caso resolva fazer de El Calafate a cidade base para visitar Torres del Paine é possível optar por dois percursos, conforme o tipo de carro. Via Cancha Carrera – Paso Rio Don Guillermo (fronteira) – Torres del Paine são 210km, sendo 41km de estrada de ripio (pedra miúda, em bom estado de conservação). Para esse trecho não há necessidade de automóvel 4×4. Outro caminho, somente para carros 4×4, é ir até El Cerrito (98km pela RN 40) e sair à direita, em direção a Cancha Carrera – Rio Don Guillermo – Torres del Paine (distância de 180km). Não há referência no GoogleMaps a partir de El Cerrito. Há passeios de um dia pela área (saída às 6h e volta por volta das 23h).
    • Aproveite a passagem por El Calafate e Puerto Natales para comprar muita água e snacks saudáveis em supermercados.
    • O deslocamento entre as cidades de El Calafate – Puerto Natales – Punta Arenas – El Calafate pode ser feito por confortáveis ônibus.
    • A região da Patagônia é a mais cara da Argentina e do Chile. Leve dólares americanos para o Chile, mas prepare-se para variação de cotação: a moeda é aceita nos hotéis e estabelecimentos comerciais a um câmbio bastante desfavorável. Se você for a partir de Foz do Iguaçu, vale fazer o câmbio no Brasil (indico a Casa de Câmbio Scapini do Supermercado Big).

    Obrigado, como sempre, por mais um delicioso e excepcional roteiro, Silvio!

    Receba a Newsletter do VNV

    Serviço gratuito

      70 comentários

      Opa! Esse post é tudo o que eu precisava! Silvio, estamos com planejamentos de viagem parecidos! Fomos para Portugal no mesmo ano que vcs, e também fizemos Norte da Argentina ano passado. E agora vamos à Patagônia… suas dicas são preciosas! Vou aproveitar bastante!

      Transferindo pra cá uma pergunta que fiz no post da Miriam: quais as vantagens de estar de carro em Puerto Natales e El Calafate? Estamos cogitando alugar carro somente para a parte chilena, porém sempre pesquiso que há muitos passeios fechados, que praticamente levam o dia. Estamos escolhendo hotéis nas cidades, para poder curtir as noites. A flexibilidade de passeios independentes na região vale o aluguel do carro, ou é melhor fechar com as agências?

      Meu sonho é ir até Calafate de MH, mas meu marido é muito friorento e acabamos voltando sem chegar lá. Estivemos em Torres del Paine (quero voltar um dia!)mas fomos de avião até Puerto Natale e lá alugamos um carro mas quando tentamos atravessar a fronteira Argentina não nos foi permitido pois não tínhamos a autorização necessária. Será que alguém já conseguiu fazer o percurso completo de carro?

      Uma viagem a Patagônia é um evento fantástico na vida de qualquer um, mas se for feito de carro a experiência torna-se inesquecível. Em dezembro de 2009 eu e minha esposa saímos de São Paulo e dirigimos até Ushuaia em um guerreiro Fiesta Traill, foi uma viagem inesquecível, foram 14.0000 km rodados em 35 dias, descemos pela Ruta 3 e subimos pela ruta 40.

      Recomendo a todos que tiverem condiçōes e pique para dirigir este tanto, que façam esta viagem de carro da forma que quiserem , sem duvida um carro alto e mais potente torna a viagem mais confortável , mas o que vale é o desejo de chegar….

      Apenas uma dica, os meses ideias para fazer esta road trip são dezembro e janeiro.

      Saudaçōes a todos…

      Só uma dica, não só específica pra esse post mas também pra qualquer outro: eu acho que é sempre providencial postar a DATA DA VIAGEM no texto do post. Às vezes o próprio autor diz a época que foi, às vezes dá pra supor pela data da postagem, mas não é uma regra.

      Seria legal se vocês criassem esse padrão, praticamente nenhum site/blog conhecido de viagem tem essa regra e é algo que sempre me incomoda, pois a data da viagem pode ser fundamental pra entendermos o roteiro ou as possibilidades de repetí-lo.

        Alexandre, concordo com as suas observações. No nosso caso a viagem aconteceu no período de 13 a 28 de novembro de 2015.
        Abraços.

      Ana, no inverno muitas atrações e hotéis estão fechados. Não recomendo viagem nesta época.

      10000 km (ida e volta) não é o fim do mundo, já fizemos perto disso em uma só viagem no Brasil.

      O que é ruim é a perda de tempo (são uns 4 dias para ir e 4 para voltar se só um dirigir) e o gasto de combustível em trechos inúteis (onde não se vê muita coisa)

      Olá! =)
      A viagem pela Patagônia é indispensável, paisagens fantásticas, contrastes indescritíveis, um roteiro que deve constar na lista de qualquer viajante.
      Nós fizemos o percurso da Ruta 40, inteiro de carro, desde o Brasil. Saímos de Curitiba e fomos até Ushuaia, detalhe, meu filho tinha 2 anos na época, bem tranquilo, adoramos a hospitalidade dos argentinos.
      Fomos pelo Uruguai, entramos na Argentina a partir de Colônia Del Sacramento, pela balsa, a partir de Buenos Aires começou a aventura, foram 32 dias e 15.000km. =)
      Saímos de casa com todo roteiro programado, hotéis reservados, tudo muito organizado.
      Uma experiência única e que indico.

      Muito muito legal este roteiro e com otimas dicas ! Sou apaixonada pela Patagonia , o lugar de paisagens mais improváveis que conheço.

      Correção: a distância entre ElaCalafate e El Chaltén é de 220km; a linha “D” do metro em Buenos Aires facilita o seu deslocamento desde o bairro Palermo para quase todos as atrações turísticas da cidade de Buenos Aires.

      Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

      Assine a newsletter
      e imprima o conteúdo

      Serviço gratuito