Enquete ziriguidum: você está indo para o carnaval ou fugindo dele? Conta pra gente!

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Enquete carnaval: Daniela Mercury

O Carnaval é a segunda festa brasileira mais popular. Qual é a primeira? O Réveillon!

O Réveillon é unânime: todo mundo quer festejar. Passar o Réveillon fora do Brasil é motivo de tristeza e, muitas vezes, de arrependimento.

No Carnaval, a única unanimidade que existe é em torno da folga: todo mundo que pode emendar ama sair do trabalho na sexta (às vezes, na quinta!) e só voltar na quarta de tarde.

Quanto à festa, as opiniões serão divididíssimas -- e eu tenho cá comigo que, numa pesquisa nacional, o quero-fugir-do-carnaval ganha com folga do quero-pular-até-cair.

Como vai ser o seu carnaval 2016?

Já está com a fantasia (ou o abadá) na mala para pular no Rio, em Salvador ou no Recife? Ou vai praquela cidade do interior com carnaval animadão, mas que (ainda) consegue passar despercebida pela cobertura da TV?

Ou está fugindo para um lugar onde a folia aonde a folia não chega (inclusive levando tapa-ouvidos, just in case?). Esse lugar é aqui no Brasil ou no exterior?

Ou quem sabe você vai ficar em casa, para aproveitar que o carnaval de rua da sua cidade está a cada ano mais animado? (Ou, olhando por outra perspectiva: você vai ficar em casa e já teme pelo seu sossego, devido ao carnaval de rua da sua cidade estar a cada ano mais animado?).

Começo contando o meu carnaval: vou estar no Rio de Janeiro, mas na condição de observador. Vou me limitar ao que acontecer (ou não) ao meu redor. Não vou entrar em nenhum grupo de Whatsapp (nem tenho!) para ser avisado da saída de um bloco que ninguém conhece às 6 da manhã sei lá onde. (Apesar de dar a maior força para quem for.)

E você? Vai fugir ou vai pular? Conta pra gente!

Leia mais:

63 comentários

Rubens
RubensPermalinkResponder

Tenho orgulho do nosso povo sofrido e amo estar junto a eles, nas ruas, nos bares em todos os lugares. É muito constrangedor ver pessoas com mais recursos considerarem muito natural, irem a Buenos Aires, no Café Cólon e no cemitério Risoleta e ignorarem por desconhecimento ou vergonha, o Centro Cultural da ES.Mangueira, e o cemitério São João Batista. Vou pra rua sambar, durmam e vejam televisão.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rubens! Risoleta era o nome da mulher de Tancredo Neves. O cemitério de Buenos Aires fica na Recoleta. Cólon, por sua vez, é uma parte do intestino (e por infeliz coincidência, é onde acontecem doenças como a diverticulite, que matou Tancredo). O teatro se chama Colón, que é como Colombo é conhecido em língua espanhola. Ele era genovês; seu nome original, Cristoforo Colombo (pronuncia-se "Cristóforo").

André Moura
André MouraPermalinkResponder

Nunca fui muito fã de Carnaval e acabo aproveitando o feriado pra viajar e aproveitar os dias de sol. Esse ano resolvi vir a Vitória e Vila Velha - ES, cidades que conheçi a 25 atrás e guardava boas lembranças. Pois depois dessa vou ter lembranças ainda melhores! Cidade organizada, limpa, sem exploração do turista, sem tumulto, praias bonitas e calmas. Vale muito a pena. Fiquei até com vontade de vir morar aqui após a aposentadoria! Mas não recomendo pra quem quer folia.

Carmem
CarmemPermalinkResponder

Eu também vou estar no Rio, como observadora... da Mangueira!
Inclusive estou no aeroporto, a caminho. Hoje à noite tem sambódromo. E amanhã volto a São Paulo.

Mala Sapiens
Mala SapiensPermalinkResponder

No últimos anos tenho ficado em casa. Nada contra o carnaval, mas depois de ter passado dos 40, ter ido a inúmeros show de rock e muvucas de carnaval quando era mais novo, chega-se uma hora para se aposentar disto. Assistir festivais de rock e carnaval na TV passa a ser melhor do ficar em muvuca.
E viajar em Carnaval não está mais nos meus planos. Prefiro colocar algumas coisas em dia. No carnaval preços sobem no Brasil para viajar para alguns lugares. E viajar ao exterior nesta época para mim não vale a pena. Prefiro viajar na primavera ou outono do hemisfério norte quando possível. Bom carnaval a todos, cada um com seu estilo.

Cleci Maria Avanzi

Oi ... Nem um nem outro ... Em casa, lendo ...

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar