Confesso que não estava acompanhando a questão da isenção do visto canadense para brasileiros. Tinha lido por alto que brasileiros de posse de visto americano válido ou que já tivessem obtido visto para o Canadá nos últimos 10 anos poderiam solicitar online uma autorização de entrada em solo canadense, por via aérea.
Eu estava esperando o site da autorização eletrônica entrar no ar para destrinchar e postar.
Pára tudo: um post fresquinho da querida Mirella Mathiessen na Viajoteca.com revela que a solução não vai sair tão cedo (se é que vai sair).
A origem da tal isenção é, na verdade, um procedimento burocrático que o Canadá vai impor aos cidadãos de países que não precisam de visto de entrada. No mesmo modelo da Esta americana, o Canadá vai implantar a Eta -- um formulário de 'aviso de viagem' que deve ser preenchido antes de embarcar para o Canadá por via aérea.
Todos os viajantes de países que NÃO precisam de visto canadense (com exceção de cidadãos americanos) e que desembarquem no Canadá por via aérea precisarão preencher esse formulário a partir de 15 de março.
O que para os europeus será um perrengue poderia ser uma facilidade para cidadãos de países que precisam de visto canadense. É isso que se cogitou fazer: oferecer a Eta também a cidadãos de alguns desses países, desde que já tivessem obtido visto canadense nos últimos 10 anos ou que estivessem de posse de visto americano válido. Em vez de solicitar o visto canadense, bastaria preencher a Eta.
Só que... até agora, não rolou. E não se sabe quando vai rolar.
Quer saber todos os detalhes? A Viajoteca tem links para declarações oficiais de consulados canadenses e é o melhor lugar para você acompanhar a evolução dos acontecimentos.
Vai pela Viajoteca:
- Isenção do visto canadense: vai atrasar, na Viajoteca
63 comentários