[box cor="amarelo"]
San Andrés (diga: Sánándrês) é uma pequena ilha caribenha, parte do arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina. Tem apenas 27 quilômetros quadrados de área -- o que faz de Aruba quase uma gigante, com seis vezes o tamanho. Apesar de pertencer à Colômbia, San Andrés fica bem mais pra lá, pras bandas da América Central, do que pra cá, perto da nossa América do Sul, mas mesmo assim tem despertado a curiosidade de brasileiros que desejam esticar seus roteiros no país e aproveitar mais do Caribe além das ilhotas vizinhas a Cartagena.
Se vale a pena? Não podemos afirmar com propriedade, porque não estivemos ainda na ilha. Mas a gente palpita: de Bogotá você pode ir não apenas para San Andrés em vôos diretos, mas também para Cartagena, Aruba e Curaçao.
É preciso saber que San Andrés não oferece aquela experiência tão nababesca de Caribe; é um Caribe mais rústico, sem luxos. A principal atividade na ilha é o mergulho, seja de snorkel ou de cilindro. Para aproveitar mesmo a viagem, você vai precisar contratar passeios de barco por fora.
Por outro lado, com o dólar nas alturas, o arquipélago colombiano ficou mais interessante, porque é um Caribe que dá pra encarar. Assim como o real, o peso colombiano desvalorizou horrores frente ao dólar nos últimos dois anos, e seus dólares valerão bastante por lá.
De todo modo, é importante lembrar que, assim como o Brasil, a Colômbia também está enfrentando epidemia de doenças transmitidas pelo aedes aegypti, incluindo zika -- e por isso é um destino que deve ser evitado por grávidas ou mulheres pensando em engravidar.
O Ricardo Freire está programando uma viagem para a Colômbia, mas vai ser no fim do ano. Enquanto isso, que tal compartilhar suas dicas com os colegas leitores da Bóia?
Você já foi a San Andrés? Deixe suas dicas!
Você esteve recentemente em San Andrés? Conte pra gente sobre os passeios, hospedagem, restaurantes, deslocamentos. Qual foi o seu roteiro pela Colômbia? Vamos fazer uma compilação de dicas a partir dos depoimentos, para que os leitores do Viaje na Viagem possam usar como fonte de consulta.
Muchas gracias!
22 comentários