#Linkódromo | Volunturismo: férias com intercâmbio e trabalho comunitário

Natalie Soares
por Natalie Soares

volunturismo

Vale Sagrado, Peru

Nos últimos anos, um novo termo tem atraído o olhar de viajantes independentes: o volunturismo. Você já ouviu falar nesse conceito que mescla férias com intercâmbio cultural e trabalho voluntário?

É um jeito de viajar que tem crescido principalmente entre os americanos e europeus, mas já está começado a dar as caras por aqui também. Os relatos dizem que são experiências enriquecedoras: você doa seu tempo e dedicação e recebe de volta aprendizado e transformação.

As atividades são diversas, desde ensinar um idioma como português, inglês ou espanhol, ajudar a cozinhar, contar histórias, organizar biblioteca/brinquedoteca e até colocar a mão na massa e fazer uma obra social ou uma construção.

A TRAM - Tourism Research and Marketing – divulgou alguns dados que mostram que esse é um segmento turístico com muito potencial de desenvolvimento. Hoje já são mais de 1,6 milhões de turistas voluntários (geralmente mulheres entre 20 e 25 anos) que gastam cerca de 2 bilhões de dólares por ano.

Fiz um giro pelos blogs e encontrei alguns textos de quem já fez esse tipo de viagem. Para conhecer mais sobre essas histórias, é só clicar na caixa abaixo.

#Linkódromo: Volunturismo

Muita gente considera o WWOOF - World Wide Opportunities for Organic Farms – também uma forma de volunturismo. Já falamos desse tipo de hospedagem alternativa na enquete sobre experiências diferentes, entretanto, para complementar esses relatos, encontrei quatro boas histórias de quem embarcou nessa aventura.

Volunturismo: como participar?

Ficou interessando nesse tipo de programa? Algumas empresas de intercâmbio no Brasil já possuem pacotes prontos focados em experiências de turismo solidário. Você prefere viajar por conta própria? O voluntourism.org é um bom ponto de partida para encontrar as principais informações sobre os projetos comunitários.

Geralmente os países mais procurados para o volunturismo ficam no continente africano ou no sudeste asiático, mas no Brasil também é possível encontrar iniciativas semelhantes como ser ecovoluntário no projeto lontra do Instituto Ekkos em Florianópolis.

Aliás, se você tiver referências de outras iniciativas semelhantes no Brasil e no mundo, por favor, conta pra gente!

Volunturismo: duas reflexões interessantes em inglês

8 comentários

Luiza Correia
Luiza CorreiaPermalinkResponder

Amei essa matéria. Volunturismo está na minha wish list para as próximas férias!

Marilena
MarilenaPermalinkResponder

Amei a ideia do volunturismo!
Amo viajar e ser útil é sempre gratificante.
Sou prof@ de ciências, quase aposentada; tenho 68 anos, muito saudável e gostaria muito de receber dicas de volunturismo.

Grata. Abraços.
Marilena

Alberto Viana
Alberto VianaPermalinkResponder

Prezado Ricardo, parabéns pelo post, acompanho esse tipo de Turismo em comunidades rurais e urbanas há 10 anos e em 2011 fui o único brasileiro a participar da Conferência do CREST/EUA sobre o assunto na Costa Rica. Se puder divulgue nosso blog (www.turismoporummundomelhor.blogspot.com.br)e face(mundo melhor turismo). Tem dicas de comunidades, dicas de leitura...e Dou cursos, palestras e oficinas sobre o assunto. Sucesso! Alberto

Wilma souza
Wilma souzaPermalinkResponder

Gostei da ideia em fazer nas minhas ferias

Jessica Silva Bastos

Realmente é uma das melhores experiências que existe.
Sou Agente de Expedições de Volunturismo temos vários destinos, caso tenha interesse:
Expedições e Experiências participantes, em ordem cronológica:

a. Experiência Jalapão

Feriado de Proclamação da República: 14/11 a 19/11

a. Expedição Lençóis Maranhenses

Férias de Julho: 11/07 a 16/07

Feriado de Independência: 05/09 a 09/09

b. Expedição Floripa

Feriado de Independência: 06/09 a 09/09

Feriado Finados: 01/11 a 04/11

c. Expedição Mata Atlântica Feriado de Independência: 06/09 a 09/09

d. Expedição Amazônia Feriado de Nossa Sra Aparecida: 11/10 a 14/10

e. Expedição Alter do Chão Feriado de Proclamação da República: 14/11 a 20/11

Valquíria de Jesus

É excelente esse voluntarismo, pois amo viajar e ajudar as pessoas.

Ana Taranto
Ana TarantoPermalinkResponder

Compartilhando então outra alternativa semelhante no Brasil que merece ser divulgada, o Amazoniando smile

Através das viagens de voluntariado, os viajantes se hospedam em uma comunidade ribeirinha no coração da floresta e realizam projetos sociais com o intuito de gerar oportunidades para os ribeirinhos. Eles vivenciam a Amazônia de uma forma autêntica e especial enquanto geram impacto positivo para a população local!

https://www.facebook.com/braziliando
https://www.instagram.com/brazilian.do

Ana Elma Ferreira dos Santos

quero ser uma voluntária!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar