Vale Sagrado, Peru
Nos últimos anos, um novo termo tem atraído o olhar de viajantes independentes: o volunturismo. Você já ouviu falar nesse conceito que mescla férias com intercâmbio cultural e trabalho voluntário?
É um jeito de viajar que tem crescido principalmente entre os americanos e europeus, mas já está começado a dar as caras por aqui também. Os relatos dizem que são experiências enriquecedoras: você doa seu tempo e dedicação e recebe de volta aprendizado e transformação.
As atividades são diversas, desde ensinar um idioma como português, inglês ou espanhol, ajudar a cozinhar, contar histórias, organizar biblioteca/brinquedoteca e até colocar a mão na massa e fazer uma obra social ou uma construção.
A TRAM - Tourism Research and Marketing – divulgou alguns dados que mostram que esse é um segmento turístico com muito potencial de desenvolvimento. Hoje já são mais de 1,6 milhões de turistas voluntários (geralmente mulheres entre 20 e 25 anos) que gastam cerca de 2 bilhões de dólares por ano.
Fiz um giro pelos blogs e encontrei alguns textos de quem já fez esse tipo de viagem. Para conhecer mais sobre essas histórias, é só clicar na caixa abaixo.
#Linkódromo: Volunturismo
- Por que pagamos para ser voluntários em outros países, no 360 Meridianos
- O que você precisa saber antes de fazer trabalho voluntário no exterior, no 360 Meridianos
- Dicas para fazer trabalho voluntário no exterior, no 360 Meridianos
- Como é o trabalho voluntário na África do Sul, no 360 Meridianos
- Você sabe o que é volunturismo?, no Dentro do Mochilão
- 10 motivos para viajar e realizar trabalhos voluntários, no Dentro do Mochilão
- Como viajar e fazer voluntariado?, no Viagem Cult
- Voluntariado em Moçambique, no Viagem Cult
Muita gente considera o WWOOF - World Wide Opportunities for Organic Farms – também uma forma de volunturismo. Já falamos desse tipo de hospedagem alternativa na enquete sobre experiências diferentes, entretanto, para complementar esses relatos, encontrei quatro boas histórias de quem embarcou nessa aventura.
- Em busca de raízes orgânicas, Revista Piauí
- Wwoofing, no Olivia Maia
- WWOOF: a experiência mais incrível da nossa volta ao mundo, no De Casa para o Mundo
- Viaje pelo mundo fazendo trabalho voluntário, no Eu Sou Atoa
- Enquete | Hospedagens alternativas: qual foi a sua experiência fora de hotéis?
Volunturismo: como participar?
Ficou interessando nesse tipo de programa? Algumas empresas de intercâmbio no Brasil já possuem pacotes prontos focados em experiências de turismo solidário. Você prefere viajar por conta própria? O voluntourism.org é um bom ponto de partida para encontrar as principais informações sobre os projetos comunitários.
Geralmente os países mais procurados para o volunturismo ficam no continente africano ou no sudeste asiático, mas no Brasil também é possível encontrar iniciativas semelhantes como ser ecovoluntário no projeto lontra do Instituto Ekkos em Florianópolis.
Aliás, se você tiver referências de outras iniciativas semelhantes no Brasil e no mundo, por favor, conta pra gente!
10 comentários