Dia Nacional do Choro: neste sábado, shows gratuitos pelo Brasil

Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Dia Nacional do Choro: Chorando as Pitangas

O Dia Nacional do Choro é comemorado no dia 23 de abril, data em que nasceu um dos maiores nomes deste gênero tão brasileiro, o compositor Pixinguinha. No Rio de Janeiro e em São Paulo a festa será grande, e outras cidades brasileiras também vão celebrar a data em suas rodas de choro tradicionais. Veja alguns eventos com entrada grátis que acontecem pelo Brasil neste próximo sábado:

Dia Nacional do Choro em Aracaju

A Roda de Choro Sergipana acontece regularmente, mas vai comemorar o Dia do Choro com a apresentação de 4 grupos na praça Fausto Cardoso, no centro de Aracaju. O evento começa às 11h. Detalhes aqui.

Dia Nacional do Choro em Belo Horizonte

A comemoração é dupla: na roda de choro do Centro Cultural Padre Eustáquio, o Clube do Choro de Belo Horizonte comemora o Dia do Choro e também os seus 10 anos de existência. Saiba mais aqui.

Dia Nacional do Choro em Curitiba

Em Curitiba, a Orquestra À Base de Sopro faz uma justíssima homenagem a Pixinguinha no Largo da Ordem. A apresentação começa ao meio-dia no Conservatório de Música Popular Brasileira, e a promessa é de um set com grandes sucessos do compositor. Mais informações aqui.

Dia Nacional do Choro em Natal

Tem roda de choro no centro de Natal, começando ao meio-dia: o Espaço Cultural Ruy Pereira, na Cidade Alta, comemora o Dia do Choro com a apresentação do grupo Choro do Elefante e Chico Bethoven. Detalhes aqui.

Dia Nacional do Choro no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, cidade-natal de Pixinguinha, o sábado vai ser todo de apresentações gratuitas na Praça Tiradentes, centro da cidade. Os shows começam ao meio-dia e há 7 atrações programadas. O gran finale fica por conta da Furiosa Portátil, orquestra formada por alunos e professores da Escola Portátil de Música, que se apresenta às 21h. Programação completa aqui.

Dia Nacional do Choro em São Paulo

Em São Paulo, o Dia do Choro vai ter 15 apresentações acontecendo simultaneamente em diversos espaços da cidade, no evento A Hora do Choro. O Largo da Batata recebe o grupo Chorando as Pitangas (o grupo do vídeo aí de cima); o vão do MASP tem apresentação do Choro das Estações, e também vai ter música na Praça da Liberdade e na Praça Roosevelt. Consulte a programação aqui.

Sua cidade também vai comemorar o Dia Nacional do Choro? Você tem uma roda de choro regular para recomendar para os leitores? A caixa de comentários é toda sua!

Leia mais:

1 comentário

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Em Miguel Pereira-RJ, e redondezas, tem o festival café cachaça e chorinho durante todo o feriado. O evento conta com shows e gastronomia. Vale conferir.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar