O Dia Nacional do Choro é comemorado no dia 23 de abril, data em que nasceu um dos maiores nomes deste gênero tão brasileiro, o compositor Pixinguinha. No Rio de Janeiro e em São Paulo a festa será grande, e outras cidades brasileiras também vão celebrar a data em suas rodas de choro tradicionais. Veja alguns eventos com entrada grátis que acontecem pelo Brasil neste próximo sábado:
Dia Nacional do Choro em Aracaju
A Roda de Choro Sergipana acontece regularmente, mas vai comemorar o Dia do Choro com a apresentação de 4 grupos na praça Fausto Cardoso, no centro de Aracaju. O evento começa às 11h. Detalhes aqui.
Dia Nacional do Choro em Belo Horizonte
A comemoração é dupla: na roda de choro do Centro Cultural Padre Eustáquio, o Clube do Choro de Belo Horizonte comemora o Dia do Choro e também os seus 10 anos de existência. Saiba mais aqui.
Dia Nacional do Choro em Curitiba
Em Curitiba, a Orquestra À Base de Sopro faz uma justíssima homenagem a Pixinguinha no Largo da Ordem. A apresentação começa ao meio-dia no Conservatório de Música Popular Brasileira, e a promessa é de um set com grandes sucessos do compositor. Mais informações aqui.
Dia Nacional do Choro em Natal
Tem roda de choro no centro de Natal, começando ao meio-dia: o Espaço Cultural Ruy Pereira, na Cidade Alta, comemora o Dia do Choro com a apresentação do grupo Choro do Elefante e Chico Bethoven. Detalhes aqui.
Dia Nacional do Choro no Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, cidade-natal de Pixinguinha, o sábado vai ser todo de apresentações gratuitas na Praça Tiradentes, centro da cidade. Os shows começam ao meio-dia e há 7 atrações programadas. O gran finale fica por conta da Furiosa Portátil, orquestra formada por alunos e professores da Escola Portátil de Música, que se apresenta às 21h. Programação completa aqui.
Dia Nacional do Choro em São Paulo
Em São Paulo, o Dia do Choro vai ter 15 apresentações acontecendo simultaneamente em diversos espaços da cidade, no evento A Hora do Choro. O Largo da Batata recebe o grupo Chorando as Pitangas (o grupo do vídeo aí de cima); o vão do MASP tem apresentação do Choro das Estações, e também vai ter música na Praça da Liberdade e na Praça Roosevelt. Consulte a programação aqui.
Sua cidade também vai comemorar o Dia Nacional do Choro? Você tem uma roda de choro regular para recomendar para os leitores? A caixa de comentários é toda sua!
1 comentário