Festival de Gastronomia de Monte Verde vai até 17 de abril

Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

nhoque-salmao-espinafre-festival-monte-verde

Fotos | Divulgação

A cidade de Monte Verde recebe até o dia 17 de abril o seu Festival de Gastronomia de Monte Verde, que em 2016 tem por tema os 'sabores de Minas'. Além da participação dos restaurantes da charmosa cidade, também entram na programação outras atividades culturais, como palestras e workshops gastronômicos.

Em sua sétima edição, o festival pretende mostrar a diversidade da cozinha de Minas em pratos de valores variados oferecidos nos principais restaurantes da cidade, seja em entradas, pratos principais ou deliciosas sobremesas.

A Sapecada, uma maneira rústica e típica de assar pinhões ao som de modas de viola, vai encerrar o evento no dia 17. Conheça detalhes da programação aqui e dos restaurantes participantes, aqui.

Mantiqueira

bistro-provence-cottage-monte-verde
Entre os eventos paralelos que acontecem durante o festival está o “Sabores da Mantiqueira”, um encontro gastronômico que terá os chefs Ari Kespers (do Bistrô Provence Cottage, em Monte Verde), Gabriel Broide (do restaurante Mina, de Campos do Jordão) e Mônica Rangel (do restaurante Gosto com Gosto, de Visconde de Mauá) promovendo ingredientes locais em um menu- degustação. Essa reunião, em específico, acontece apenas no dia 9 de abril, a partir das 21h, no Bistrô Provence Cottage (rua Cedrus Libani, 380, tel. 35/3438-1467).

Duas entradas, três pratos principais e uma sobremesa farão parte do menu-degustação. São eles o pepino selvagem com coalhada de leite Jersey, semente de tomate e trevão; o canelone de chuchu com queijo de cabra e emulsão de tomate; a Truta fresca, emulsão de limão-cravo, salada de erva-doce e brotos de girassol, a bochecha de porco na cerveja preta, com curau e pele de milho, o magret com sopa de vinho do Porto, purê de ervilhas e farofa crocante e as Framboesas da serra com chocolates. Com exceção óbvia do vinho do Porto, todos os demais ingredientes serão fornecidos pelos produtores da região da Mantiqueira. Para harmonizar com os pratos será servido o premiado vinho da Vinícola Guaspari, de Espírito Santo do Pinhal (SP).

bochecha-de-porco-com-curau-festival-monte-verde

Bochecha de porco na cerveja preta, com curau e pele de milho

pepino-sevagem-festival-gastronomia-monte-verde

Pepino selvagem com coalhada de leite Jersey, semente de tomate e trevão

O preço do menu, com vinho, é de R$ 350 e é necessário fazer reserva.

Monte Verde está a mais de 1.500 m de altitude e é cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira. A vila fica a 167 km de São Paulo via Fernão Dias e 420 km do Rio de Janeiro, via Dutra e D. Pedro I.

Leia mais:

Nenhum comentário, deixe o primeiro!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar