Parador Casa da Montanha, Cambará do Sul (RS)
Com a chegada da esperada frente fria no Sul e no Sudeste, os fãs das temperaturas baixas saíram do armário e comemoraram a queda dos termômetros. Já não era sem tempo: abril foi um longo veranico abaixo do Trópico de Capricórnio. Que venham as férias de inverno no Brasil!
Mal entramos em maio, e já bate aquela vontade de lareira, chocolate quente e fondue. E aí: na sua opinião, dá para rimar frio com Brasil?
Conte pra gente onde você gosta de curtir um inverninho no Patropi.
Férias de inverno no Brasil: qual é a sua montanha?
Você é dos habituês de Campos do Jordão, que costuma caprichar na programação cultural no inverno? Ou prefere suas vizinhas da Serra da Mantiqueira, como a romântica Monte Verde (que fica na porção mineira da Serra), a aventureira São Bento do Sapucaí ou a rústica São Francisco Xavier?
Ainda em São Paulo, Cunha, perto do trecho da Estrada Real que segue até Paraty, e famosa por seus ateliês de cerâmica, boas pousadas e restaurantes, é outro destino de serra que está em alta (ops, perdão).
No sul de Minas, a Serra da Canastra, em dobradinha com Capitólio, também vem aparecendo no mapa de cada vez mais viajantes.
No Sul, você é Team Gramado, ou prefere as serras da fronteira entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, dos Aparados da Serra à Serra do Rio do Rastro e Urubici?
No Rio de Janeiro, Visconde Mauá e Itaipava encabeçam a lista dos destinos para onde os cariocas levam suas botas para passear. Mas a Serra Fluminense tem muitos esconderijos preciosos. Se você quiser revelar o seu, somos todos ouvidos!
E nas montanhas do Espírito Santo? Você já foi conferir as belezas de Pedra Azul ou Santa Teresa?
Se bem que, no fundo, às vezes nem é preciso ir a um destino tradicional de serra para curtir um friozinho. Tem quem escolha as cidades históricas de Minas, como Ouro Preto e Tiradentes -- e não faltam adeptos do frio de Curitiba, que é de responsa.
Queremos saber: entre tantas opções, qual é seu destino de inverno favorito no Brasil? Aquele mesmo do coração que você volta sempre que quer encarar um cachecol e tomar uma taça a mais de vinho.
Conta pra gente! Em quanto isso, eu vou buscar um casaquinho. Brrrrr! Brrrrr!
26 comentários