Enquete | Qual é seu destino preferido de férias de inverno no Brasil?

Natalie Soares
por Natalie Soares

Férias de inverno no Brasil: Parador Casa da Montanha
Parador Casa da Montanha, Cambará do Sul (RS)

Com a chegada da esperada frente fria no Sul e no Sudeste, os fãs das temperaturas baixas saíram do armário e comemoraram a queda dos termômetros. Já não era sem tempo: abril foi um longo veranico abaixo do Trópico de Capricórnio. Que venham as férias de inverno no Brasil!

Mal entramos em maio, e já bate aquela vontade de lareira, chocolate quente e fondue. E aí: na sua opinião, dá para rimar frio com Brasil?

Conte pra gente onde você gosta de curtir um inverninho no Patropi.

Férias de inverno no Brasil: qual é a sua montanha?

Você é dos habituês de Campos do Jordão, que costuma caprichar na programação cultural no inverno? Ou prefere suas vizinhas da Serra da Mantiqueira, como a romântica Monte Verde (que fica na porção mineira da Serra), a aventureira São Bento do Sapucaí ou a rústica São Francisco Xavier?

Ainda em São Paulo, Cunha, perto do trecho da Estrada Real que segue até Paraty, e famosa por seus ateliês de cerâmica, boas pousadas e restaurantes, é outro destino de serra que está em alta (ops, perdão).

No sul de Minas, a Serra da Canastra, em dobradinha com Capitólio, também vem aparecendo no mapa de cada vez mais viajantes.

No Sul, você é Team Gramado, ou prefere as serras da fronteira entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, dos Aparados da Serra à Serra do Rio do Rastro e Urubici?

No Rio de Janeiro, Visconde Mauá e Itaipava encabeçam a lista dos destinos para onde os cariocas levam suas botas para passear. Mas a Serra Fluminense tem muitos esconderijos preciosos. Se você quiser revelar o seu, somos todos ouvidos!

E nas montanhas do Espírito Santo? Você já foi conferir as belezas de Pedra Azul ou Santa Teresa?

Se bem que, no fundo, às vezes nem é preciso ir a um destino tradicional de serra para curtir um friozinho. Tem quem escolha as cidades históricas de Minas, como Ouro Preto e Tiradentes -- e não faltam adeptos do frio de Curitiba, que é de responsa.

Queremos saber: entre tantas opções, qual é seu destino de inverno favorito no Brasil? Aquele mesmo do coração que você volta sempre que quer encarar um cachecol e tomar uma taça a mais de vinho.

Conta pra gente! Em quanto isso, eu vou buscar um casaquinho. Brrrrr! Brrrrr!

Palpite também:

26 comentários

Hugo
HugoPermalinkResponder

O Parador Casa da Montanha sem dúvida é um lugar incrível. Está no topo da lista dos melhores destinos de inverno do país. Tudo lá é demais, desde os passeios até o hotel em si.

Gosto também de Tiradentes, que apresenta um centrinho histórico muito bonito e agradável.

Petrópolis é outro lugar que adoro. O ideal é escolher uma excelente pousada e aproveitar para relaxar bastante.

Campos do Jordão acho que fica muito lotado, e Monte Verde tem que ficar atento às condições das ruas em períodos de chuva.

Lígia Antoniazzi

Adoro as cidades menos lotadas durante o inverno! Apesar de Campos do Jordão ser linda, prefiro Santo Antonio do Pinhal, uma cidadezinha pequena e igualmente charmosa a 20Km de Campos. É uma boa pedida pra quem quer curtir o friozinho sem encarar os valores absurdos praticados pela vizinha rica (mas com opção de dar um pulinho lá se bater vontade), além de ter várias atividades de aventura, como trilhas para cachoeiras e prática de voo livre em um dos pontos mais famosos da cidade, o Pico Agudo.
Também gosto bastante de Cunha, um destino sofisticado, tranquilo e ao mesmo tempo com muitas opções de aventura e contato com a natureza... Pra quem curte caminhada e tem boa disposição, a vista mais bonita é, sem dúvida, do alto da Pedra da Macela, onde é possível ver toda a baía de Paraty, Angra e (com sorte) até Ilha Grande! Lá também tem o Parque Estadual da Serra do Mar, com trilhas e cachoeiras lindas!
Sou suspeita pra falar pq amo a região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Serra do mar, mas recomendo bastante para curtir o inverno! S2

Patrícia Zwicker

Campos do Jordão mora no meu coração... Vou para lá desde criança! E há 16 anos, vou para lá pelo menos uma vez por ano com o meu marido. É a única viagem de inverno que é garantida e, muitas vezes, é a única viagem de inverno do ano, mesmo! Claro que já garanti a minha reserva durante o Corpus Christi na Pousada Villaggio Itália (http://www.pousadavillaggioitalia.com.br/), minha pousada favorita da cidade, por ser bem confortável e hiper bem localizada. Infelizmente é um destino superfaturado, em que tanto hospedagem como alimentação beiram os limites do absurdo, o que é uma pena, pois priva muita gente de conhecer essa cidade tão charmosa e linda, que possui tantas atrações incríveis para entreter tanto os adultos como as crianças.

Roberta
RobertaPermalinkResponder

Eu fico com a Serra Gaúcha, gosto muito de tomar um chocolate quentinho debaixo da coberta lá em Canela ao lado do meu gaúcho ehehe grin

Vera Duarte
Vera DuartePermalinkResponder

Canela e Gramado, na serra gaúcha, são as cidades preferidas de minha família para visitarmos nas férias de inverno. Quase sempre escolhemos o Hotel Laje de Pedra, na parte do Mountain Village, que e mais confortável. O hotel fica num parque lindo com vista para o Vale dos Quilombos. A recreação para as crianças e excelente , tendo inclusive ótima piscina térmica. Nas duas cidades citadas as atrações crescem a cada ano, tendo programação e divertimento para vários dias para todas as idades. Museus , como o da Moda, das Pedras Preciosas, do Gaúcho, entre outros, são muito interessantes e qualificados. Os parques temáticos, como o dos Dinossauros e o Snow Land fazem a alegria da criançada e de muitos adultos também. Os restaurantes são inúmeros e o fondue e um dos pratos mais pedidos, além do galeto com massas. Mas há locais refinados com alta gastronomia também. Bem , depois tem o chocolate... bom demais.

FERNANDA DEL GIUDICE

Meu destino preferido, sem dúvida nenhuma, é Cunha. Uma cidade ainda não tão badalada como Campos do Jordão ou Monte Verde, mas ainda assim a mais bonita de todas. No entanto, além da beleza incrível das plantações de lavanda e daa montanhas, outro ponto que me chamou atenção por lá foi a vibe da cidade, super zen, onde existe uma clara preocupação com os recursos naturais e também prioriza a alimentação e o estilo de vida saudáveis. Contei minha experiência neste post www.porondeandamos.com/cunha-sp mas agora quero voltar para curtir um friozinho nas montanhas de Cunha.

Thaissa
ThaissaPermalinkResponder

Adoro escapar em um final de semana de inverno para Penedo, no Rio de Janeiro. Uma delícia de lugar, com frio, boa gastronomia e muita natureza para curtir.

Ígor
ÍgorPermalinkResponder

Gosto muito de Conceição do Ibitipoca-MG, mais conhecido popularmente como Ibitipoca somente. Destino que vem ganhando espaço no pólo turístico de Minas Gerais.
Pequeno vilarejo que abriga o Parque Estadual do Ibitipoca, distante apenas 94 km de Juiz de Fora e 270 km do Rio de Janeiro.
Friozinho gostoso e tem ótimas opções de chalés e pousadas.
O Parque Estadual do Ibitipoca tem ótimas trilhas e cachoeiras, a trilha mais famosa é para a Janela do Céu via Pico da Lombada, é um pouco puxada, mas vale muito a pena para conferir o visual.
Vale até mesmo um post mais completo aqui no VNV.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Rio de Janeiro, com tempo perfeito pra fugir do frio e da chuva smile

Anna Francisca

Rio de Janeiro: dá para curtir até praia, sem aquele calorão horrível.

Majô
MajôPermalinkResponder

Visconde de Mauá, é uma região belíssima para quem quer encarar frio com direito a lareira. Inúmeras pousadas para todos os gostos e bolsos.
Petrópolis, Correas e Itaipava, pertinho do Rio com boa gastronomia e pousadas charmosas.
Subir a serra de Friburgo também é uma boa, e mais frio ainda.

Pollyanna
PollyannaPermalinkResponder

Gonçalves- MG é uma ótima escolha. Aconchego mineiro numa região encantadora.
http://www.goncalvestur.com.br/

Nelma
NelmaPermalinkResponder

Serras de Santa Catarina e Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul. Vamos todos os anos no,inverno. Sempre para um lugar diferente. Cidades pequenas, comida deliciosa, paisagens lindas, um friozinho gostoso.

Michele de Oliveira Capiotti

Eu acho que Gramado entrega muita coisa para quem quer curtir o inverno. Cada vez mais as opções de hospedagem e entretenimento aumentam.
Se você fugir dos feriados mais clássicos, consegue se divertir sem ter que pagar preços abusivos.
A proposta do Snowland é demais, eu que sou fã da neve acho que para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de visitar uma estação de esqui/cidade de montanha o passeio é imperdível.

Boas alternativas também acho Penedo (RJ) e Bento Gonçalves (Serra Gaúcha).

Estando em São Paulo, curto fugir para a praia no frio. Existem pousadas com ótima infra-estrutura para curtir o friozinho próximas a São Paulo.
Tenho um post sobre a Illha de Toque Toque Boutique hotel (https://planejandoaviagem.com/category/america-do-sul/brasil/sao-sebastiao/), o local é demais e alguns chalés possuem lareira (todos possuem jacuzzis). O melhor de tudo é fugir das cidades lotadas típicas de inverno de São Paulo e mais do que isso, curtir a praia em excelentes hotéis com preços mais acessíveis.

Abraços,

Inácio Novaes

Alguém comentou aí em cima e eu concordo: Ibitipoca (distrito de Lima Duarte-MG, próximo a Juiz de Fora) é um ótimo lugar para passeios em contato com a natureza e pra tirar o final de semana pra relaxar. O melhor é que lá faz muito frio, ainda mais no meio do ano. Tem um monte de opção de hotel e pousada, pra todos os bolsos, e muitas casas pra alugar.

Sandra
SandraPermalinkResponder

Pra mim Gramado, Canela e Bento Gonçalves...

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Eu sou privilegiada pois minha mãe e meus sogros moram na Serra e confesso que é a época que prefiro vir P ca. P tomar um caldo e comer uma moqueca como a que comi no Caldo de Piranha ontem. Comprei molhos p fondue no Indalo na mesma cidade, Teresópolis. Depois Comprei queijo p Fondue na Terepao e viemos p Itaipava onde meu sogro já tinha cortado os filezinhos. Fondue e vinho programa perfeito p o inverno. Muitas opções de rodízio de fondue mas fazer em casa tb foi maneiro. Teclando olhando para o Verde. Rs

Douglas
DouglasPermalinkResponder

Bem, isso depende do tipo de turismo de inverno que a pessoa procura, tem aqueles que preferem destinos mais calmos, tranquilos e menos badalados, neste caso as melhores opções são cidades como Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Penedo, Cunha entre outras, agora, há os que preferem cidades mais badaladas, aí as opções são Gramado, Canela e Campos do Jordão. Eu particularmente prefiro Gramado sem dúvida alguma, é uma espécie de "Rio de Janeiro versão inverno", é o destino que reúne temperaturas baixas, com gastronomia, arquitetura, cultura, paisagens naturais e glamour, e também acho que é o melhor destino de viagem do Brasil (em qualquer época do ano), junto com o RJ, esses dois são tops!

Ana
AnaPermalinkResponder

Tenho filhos e geralmente procuro tirar uns dias de férias em Julho para viajar com eles. Prefiro lugares quentes, não sou simpatizante do friozão...Prefiro o Nordeste e o lugar preferido é a Praia do Mutá em Porto Seguro...E é pra lá que eu vou...

Carlos Vinicius Ribeiro

Adoramos Gramado !!!!!

Monica Martins

Gramado. Lindo com muitas opções.

Elisabete
ElisabetePermalinkResponder

Prefiro Gramado e Canela. Ótima estrutura em todos os quesitos. Cheio. Mas é época de férias. Dá para fazer um pernoite e visitar Cambará do Sul e cânions. Baixas temperaturas por lá.

Kamila
KamilaPermalinkResponder

Rio de Janeiro: sem calorão e sem chuvas!

Flávia Antonina de Almeida

Vou sugerir , ao Sul de Minas Gerais a Cidade de Poços de Caldas . Montanhosa, com shows de inverno , shopping, diversões para todas as idades.
E conhecida pelas suas águas termais , com seus famosos balneários...e para os jovens , barzinhos ... muito movimento....
Cidade adoravel com hotéis maravilhosos , mas indico o centro , e a outradica é ser uma cidade atraente ...e custo benefício compensa em relação a Campos do Jordão.

Paulo Gomes
Paulo GomesPermalinkResponder

Pela distância de São Paulo, prefiro Monte Verde a Campos do Jordão. A primeira oferece boas opções de hospedagem tanto quanto Campos, mas Monte Verde ganha pela simplicidade na hora de comer e beber, mais opções e mais locais com música ao vivo.

Marcus Garcia
Marcus GarciaPermalinkResponder

Petrópolis / Itaipava na serra do Rio de Janeiro . Petrópolis para passeios, se hospedando em Itaipava que tem excelentes pousadas e um polo gastronômico bastante variado.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar