Snowland em Gramado: seus adolescentes curtiriam ou achariam um mico?
Viagens com adolescentes não são iguais a viagens com crianças. Com uma criança pequena a tiracolo, o mais complicado é a logística da viagem: programar não só as atrações, mas os horários de soneca; carregar carrinho e mil e um apetrechos na bagagem; decidir o hotel por facilidades como cozinha equipada. Mas uma criança sempre vai gostar de passar bastante tempo com a mamãe ou o papai, não importa muito o destino da viagem. Já um adolescente...
Programar uma viagem em família com filhos adolescentes, nessa idade complicada em que quase tudo é ou "um saco" ou "o maior mico", é um desafio dos grandes. A criança que passava horas brincando na areia de repente vira um moleque que não suporta tomar sol; e a outra, que adorava rolar na lama no hotel-fazenda, toma pavor de todo tipo de interação com a natureza.
Vá entender!
O primeiro passo para viagens com adolescentes darem certo é permitir que eles participem das decisões. Que sejam escutados na hora da escolha do destino, e que usem toda sua desenvoltura com gadgets e aplicativos para pesquisar passeios e atrações que tenham a ver com seus gostos pessoais.
(Se tem um negócio que adolescente adora é de ser tratado como gente grande, né não?)
Se a sua filha ou filho adolescente curte de atividades ao ar livre, aproveite. Rendem boas viagens com adolescentes destinos como Atacama, Patagônia, África do Sul, Foz do Iguaçu, Jalapão ou as Chapadas, em que cada dia é dia para fazer um novo passeio, reduzindo as chances de tédio. Se História ou Geografia estão entre as matérias preferidas dela ou dele na escola, um roteiro pelo Peru vai ser uma aventura inesquecível.
Difícil tirar um aborrecente da cidade grande? Pense em Nova York, San Francisco ou Londres, e aproveite para checar se alguém anda prestando atenção nas aulas do curso de inglês...
A família quer passar uns dias na praia? Em matéria de resort, os Club Meds são imbatíveis para adolescentes, com muito mais opções de diversão do que a lambaeróbica à beira da piscina.
Viagens com adolescentes: deixe suas dicas!
Queremos saber: você tem um filho ou filha adolescente? Qual foi o lugar que eles, nessa fase, mais gostaram de conhecer? Que dificuldades você enfrentou durante as viagens? Tem alguma estratégia para dividir com a gente?
Suas dicas vão nos ajudar a transformar esse post em um manual de sobrevivência para outros pais e mães de adolescentes.
Aos comentários!
43 comentários