Mercado Surquillo, Lima
A primeira vez que embarquei para o Peru, não tinha nenhuma experiência em viagens gastronômicas. Sabia muito pouco ou quase nada sobre gastronomia, chefs estrelados, cozinha fushion e outras palavras de ordem do repertório gourmet. Conhecia apenas a forte ligação do país com sua cozinha e sabia que não deveria voltar antes de provar um bocado de ceviches e pisco sours.
Com apenas uns trocados no bolso, fui pega pelo estômago: as cores, os temperos, os aromas e novos sabores. Tudo era tão distinto do que eu estava acostumada a comer no interior de São Paulo e ao mesmo tempo muito instigante e curioso. Pronto. Sentada numa mesa qualquer em Lima, foi amor à primeira vista por um prato simples e corriqueiro no Peru: o tacu-tacu.
Muitas vezes, já no Brasil, me recordava dos sabores que provei pela América Latina e logo me dei conta como lembranças de viagem também passam pelos momentos que dividimos à mesa. Mas não pense você que eles só acontecem em jantares refinados em restaurantes que pedem reservas com meses de antecedência.
A comida honesta e autêntica tem um valor muito importante. Aquele mercado de rua, o quiosque escondido ou o piquenique no parque podem nos render boas histórias e transformar qualquer dia de férias quase num capítulo dos livros da Julia Child.
Sem raio gourmetizador e sem notas de trufas encontradas por ninfas do Himalaia, conta pra gente: qual destino você mais se surpreendeu com a cozinha local? Qual é sua melhor lembrança gastronômica de viagem? Pra onde você voltaria, neste momento, só para provar aquele prato especial novamente?
77 comentários