Aeroporto de Veneza: como chegar se o seu vôo for de manhã muito cedo

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Aeroporto de Veneza: como chegar

Nenhuma cidade oferece tantas pegadinhas logísticas quanto Veneza. Chegar ao hotel sempre é uma aventura. Minhas recomendações-chave são pegar as informações exatas de deslocamento no site do hotel (mesmo com Google Maps, é o hotel que sabe exatamente o melhor caminho) e de repente usar o guarda-volumes da estação para guardar a mala grande e chegar ao seu hotel (de vaporetto ou a pé) só com uma mochilinha ou bolsa a tiracolo.

O maior desafio de Veneza no quesito transporte, porém, é como chegar ao aeroporto para pegar um vôo no começo da manhã. Muita gente que volta ao Brasil saindo de Veneza tem que pegar um vôo às 6h30 ou 7h para fazer conexão em Lisboa, Madri ou Amsterdã. E aí, como é que se faz?

    Aeroporto de Veneza: como chegar?

De ônibus

Existem dois ônibus que fazem a rota entre Veneza e o aeroporto. Ambos saem da Piazzale Roma, o último ponto aonde se entra de carro em Veneza. A Piazzale Roma fica a uma ponte de pedestres de distância da estação de trem Santa Lucia.

O ônibus que sai mais cedo é o da ATVO (clique para ver horários), que usa ônibus executivos na rota. O primeiro ônibus parte da Piazzale Roma às 4h20 da manhã. Os horários seguintes são 5h, 5h40, 6h20, 6h50, e daí de meia em meia hora. O ônibus leva 20 minutos até o aeroporto e custa 8 euros por pessoa.

O outro ônibus da rota é o Aerobus, operado pela ACTV (clique para ver horários), que usa ônibus comuns. O primeiro horário, nos dias de semana, é às 4h35; depois tem saídas às 5h40, 6h10 e 6h40; a partir das 7h10, sai de 15 em 15 minutos. Leva 25 minutos ao aeroporto e custa 8 euros (14 euros ida e volta; 6 euros se comprado em conjunto com um passe de vaporetto).

Para pegar qualquer um desses ônibus, hospede-se perto da estação Santa Lucia. Se você estiver hospedado em outro ponto da cidade, vai depender do vaporetto, que tem poucos horários na linha noturna (veja aqui; role até a página 21 do PDF) e leva 40 minutos entre San Marco e Piazzale Roma.

(Note que, ao precisar sair tão cedo, você não vai poder usar o truque de deixar a mala na estação, porque o guarda-volumes só abre às 6h da manhã.)

Quem está em Mestre também pode pegar o ônibus da ATVO que sai em frente à estação Mestre. O primeiro ônibus parte às 5h10; o segundo às 6h15, depois às 6h55, então 7h30. O ônibus leva 17 minutos até o aeroporto e custa 8 euros.

De táxi

Perdeu o ônibus? Na Piazzale Roma há táxis. Uma corrida ao aeroporto sairá 40 euros. De novo, funciona melhor se você estiver hospedado nas redondezas da estação Santa Lucia, podendo chegar à Piazzale Roma a pé. De outros pontos da cidade, você vai precisar pegar a linha noturna do vaporeto; os horários de madrugada são escassos (veja aqui, role até a página 21 do PDF) e você vai levar 40 minutos de San Marco à Piazzale Roma.

De táxi aquático

É o jeito mais cômodo de ir de qualquer parte de Veneza ao aeroporto. Custa pelo menos 110 euros. Você pode orçar aqui.

Hospedando-se num hotel perto do aeroporto

Essa é, disparada, a solução menos estressante disponível. Reserve a última noite num hotel grudado no aeroporto -- como o Courtyard by Marriott ou o Annia Park.

Na véspera da partida, proceda da seguinte maneira: faça check-out do seu hotel normalmente até o meio-dia, e leve sua bagagem (mesmo que seja só de mão) ao guarda-volumes da estação Santa Lucia. Aproveite seu último dia em Veneza até o fim. Jante lá pelas 7 e meia da noite. Depois do jantar, pegue sua bagagem na estação (o guarda-volumes fecha às 23h) e o ônibus da ATVO para o aeroporto (o ultimo sai às 23h30; o ideal é pegar o das 22h ou 22h30).

Leia mais:

11 comentários

Jessica
JessicaPermalinkResponder

No meado de julho estive em Veneza e meu vôo saiu às 6:30. A minha opção foi me hospedar na Piazzale Roma que é o único local de Veneza - Venice que passa carros e ônibus. Peguei um táxi tranquilamente às 5hrs da manhã. Está época do ano em Veneza o dia já está amanhecendo ... O que foi ótimo! Vale lembrar que os taxis são tabelados. Paguei 40 euros da Piazzale Roma até o aeroporto.

Silvânia
SilvâniaPermalinkResponder

Foi perfeito para nós este post. Valeu!

Tati
TatiPermalinkResponder

Acho que a maior dica também é investir no voo da volta, com horário confortável, para não passar por esses perrengues. Eu já peguei 2 vezes voos partindo de Veneza para o Brasil, e sempre faço questão de marcar um voo depois das 16:00, pra fazer tudo sem desespero. Sempre pego o ônibus que vai direito para o Aeroporto. Muitas vezes, somando tudo o que vai gastar para conseguir chegar nesse voo super cedo, compensa pagar um voo um pouco mais caro por um mais tarde (às vezes é até o mesmo preço, só é questão de prestar atenção no horário, o que podemos fazer sempre comprando viagens por conta própria, mas nem sempre por pacote).

Lili
LiliPermalinkResponder

Sem contar que, dependendo de onde você se hospeda, se voltar mais tarde dá pra ir do hotel pro aeroporto de vaporetto e aproveitar mais um pouquinho do visual de Veneza wink

Carlos Alberto Soares Martins

E quem vai fazer um cruzeiro, saindo de Veneza?

Jose
JosePermalinkResponder

Eu me hospedei no Best Western Hotel Olimpia, muito próximo da piazzale Roma, o que foi uma grande vantagem na época. Mas, depois de conhecer a cidade, diria que o viajante tem mais é que levar dinheiro para andar de táxi aquático. Parte do charme está em navegar bem acomodado por aqueles canais. Vaporetto lotado perde metade da graça e nem se compara.

Marcelo de Carvalho

O primeiro ônibus a chega no Aeroporto às 4:40. Pode servir para o vôo de 6:35 para Roma ou 6:55 para Paris, mas acho apurado para o vôo da TAP que sai as 6:05.

Renata
RenataPermalinkResponder

Pessoal, acabamos de chegar de la. Nosso voo era TAP e partia 6am... Tensao total... Pois teriamos que estar no aeroporto 4am. Diante desse cenario optamos por contratar o water taxi (taxi aquatico privativo) eh caro... 120 euros, mas valeu muito a pena pela segurança em chegarmos no horario. Nao tivemos que arrastar malas de madrugada em veneza ( q eh meio tenso - cidade eh diurna) o trajeto foi de 25 minutos!!! Hotel que ficamos entrou em contato e reservou. Enfim, sei que o servico eh carissimo, mas para quem tem um voo como esse rex
Comendo fortemente o water taxi.

Dely Cristina Martins

Olá
acabamos, eu e meu marido, de voltar de viagem para a Islândia durante a qual aproveitamos para fazer um ``bate e volta``para Ilulissat, Groelândia. Gostaria de compartilhar nossa experiência. Obrigada, Dely

Moacir Sousa
Moacir SousaPermalinkResponder

Excelentes dicas. Acabamos de pegar essas informações na Estação e coincidem com essas. ???

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar