São João em BH: Arraial de Belô vai até agosto com quadrilha, shows e comidinhas

Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

Arraial de Belô

Fotos | Divulgação

O São João de Belo Horizonte começou dia 17 de junho e vai até 12 de agosto. A principal atração é o Arraial de Belô, que acontece na Praça da Estação (onde está o Museu de Artese Ofícios), com o tradicional concurso de quadrilhas e uma grande programação de shows.

Mas a programação não se restringe ao Arraial de Belô e à Praça. O São João de BH também tem cursos, oficinas, um circuito gastronômico junino em rstaurantes, e diversas festas juninas descentralizadas. Os eventos acontecem em 60 pontos, somando mais de 400 atrações.

Concurso de Quadrilhas: olha a cobra!

O Concurso de Quadrilhas de BH é coisa séria e tão organizada quanto Carnaval no Rio de Janeiro. As apresentações de escolas no Grupo de Acesso acontecem no fim de junho: dia (às 19h), 25 (às 15h) e 26 (às 16h). Já o Grupo Especial toma a Praça da Estação no começo de julho: dia 2 (às 17h) e 3 (às 16h). A ordem de apresentação pode ser vista aqui.

Mas se o que você procura são as velhas e boas lembranças envolvendo barraquinhas de comidas deliciosas e música típica, fique ligado na programação das festas juninas associadas, que acontecem em dias, horários e locais diferentes, sempre com programações únicas. Tem festa em centro cultural, em praças, em rua de barzinhos, em igreja, em clubes, em restaurantes... É consultar a listagem e escolher o lugar.

Oficinas

Customização de roupas e receitas de doces típicos da época serão temas de oficinas na cidade - todas com quantidade limitada de participantes. Elas acontecem no Centro de Referência da Moda (Rua da Bahia, 1149; tel. 31/ 3277-9716). Atividades lúdicas, como a criação de um Almanaque das Festas Juninas e uma oficina de Causamentos na Roça também serão oferecidas.

Shows

gonzagao-lenda-musical-divulgacao
Os espetáculos acontecem sempre às 20h, na Praça da Estação. Dia 1o de julho, a atração é o musical “Gonzagão, a Lenda”. No dia 2, Marcelinho de Lima é o astro. Paula Fernandes comanda o show de 3 de julho.

Apresentações de dançarinos também acontecerão entre 20/6 e 3/7, em vários pontos da cidade, assim como em bares e restaurantes. Casais a bordo da Jardineira, um ônibus antigo com decoração junina, serão os responsáveis por apresentar o Arraial e as quadrilhas para o público.

Para crianças

Dia 3/7, das 9h às 17h, no Viaduto de Santa Tereza, acontece o Arraialzinho, uma festa com programação especial para os pequenos, com direito a diversão, comidinhas, brincadeiras, casamento na roça, quadrilha e eleição de Rainha da Pipoca. smile

Gastronomia

De 20 de junho a 20 de julho, dez restaurantes participam do roteiro gastronômico junino de BH. Os pratos foram criados especialmente para a programação do Arraial.

Conheça cada um deles:

  • Maria das Tranças (Rua Estoril, 938, site) - A especialidade para o Arraial é o caldo de feijão com torresmo.
  • Sou Café (Praça da Liberdade, 450, site) – O prato da casa é a canjica.
  • Paracone (Av. Brasil, 920, site) – O local vai promover a Noite de Caldos, com diversos sabores.
  • Jack Potato (Rua Antônio de Albuquerque, 426, site) – A pedida é a Jacketina, uma batata assada recheada com canjiquinha.
  • Bar do Marcinho (Av. Getúlio Vargas, 216, site) – O restaurante entra na programação com caldos, canjica e tropeiro.
  • Papaya Sucos (Rua Alagoas 752, Loja 3, site) – A casa terá alguns caldos à disposição: o “Eita Frango Bão”, o “Cumpadi Aipim” e o “Sinhô Feijão”.
  • Bar Zé Bolacha (Rua das Melancias, 25, site) – Vai servir o torresmão de Belô.
  • Lug's Batata Belga (Rua Pernambuco, 1101, site) – Oferece seu cardápio de frango no balde e o cone de batata frita.
  • Bananeiras Bar (Rua Rubi, 525, site) – Seu prato para o Arraial são os caldos de feijão, mandioca e de moranga.
  • Repsold's Bar (Rua Pernambuco, 1300, site) – A especialidade são os Caldos da Vovó, de canjiquinha e mandioca.

Leia mais:

3 comentários

jose marcio
jose marcioPermalinkResponder

o bar do marcinho . na verdade e o barbazul na av getulio vargas 216 cujo o propietario se chama marcinho ,e nao o bar

Kamila
KamilaPermalinkResponder

O "Maria das Tranças" da Av. Professor Moraes também merece ser conhecido para comer o tradicional frango ao molho pardo!!!

MATEUS CORREDO

DICA para Arraial de Belô 2016 na praça da Estação
utilizem o ESTAPAR ESTACIONAMENTOS
Rua tupinambás, 227 esq. Com Espirito Santo e AV. amazonas
Estacionamento coberto com seguro
R$ 10,00 a partir das 16hs

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar