#Linkódromo | Ilha Grande: a trilha a Dois Rios, no Viagens Cinematográficas

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Ilha Grande: trilha a Dois Rios

Foto | Fabio Pastorello, Viagens Cinematográficas

Confesso que todas as vezes que fui à Ilha Grande, só caminhei o estritamente necessário para chegar às praias fundamentais. A saber: fiz a trilha facinha da vila do Abraão até a praia do Abraãozinho (20 minutos no plano, não requer fôlego nem coragem), e penei (várias vezes) na trilha de 40 minutos que leva (primeiro morro acima, depois morro abaixo) da enseada de Palmas à magnífica praia de Lopes Mendes. Fora isso, só andei de barco.

Vendo este post do Fabio Pastorello e do Cleber Alcântara no Viagens Cinematográficas, porém, fiquei animadinho para encarar, na próxima visita, a trilha a Dois Rios, saindo da vila do Abraão. Não que seja propriamente fácil: são 7 km (entre 2h30 e 3h de caminhada em cada sentido), e há aclives. Mas o que eu gostei é que a trilha não é em mata fechada: a caminhada é feita pela estrada que leva ao antigo Presídio (onde hoje há um museu). Mas tem que sair cedo -- não só para não pegar sol alto no caminho, como para dar tempo de descansar para a volta. Não é permitido pernoitar em Dois Rios.

Se você achou Dois Rios bonita por essa foto do alto do post, passa lá no Viagens Cinematográficas que você vai ficar besta com a transparência da água. Tem também fotos da trilha, do presídio e dos dois riozinhos que dão nome à praia (além de link pra página oficial da trilha).

Pegue esse atalho:

4 comentários

João Olavo Vasconcelos

Para quem se interessar pela trilha para Dois Rios e as demais trilhas que partem da Vila do Abraão, publicamos no Blog Destinões um roteiro de 7 dias para aproveitar Ilha Grande e várias outras trilhas (Saco do Céu, Caxadaço, Cachoeira da Feiticeira, Lopes Mendes, Praia Brava...).

http://blogdestinoes.com.br/ilha-grande

Abraços!

Fabio Pastorello

Que honra Riq. Obrigadão pelo destaque. A trilha realmente tem essa vantagem de ser aberta, o pessoal que vive lá até usa o caminho para fazer um exercício no final de tarde. E chegar em Dois Rios sempre me encanta. Recomendo muito esse caminho. Abraço grande!!!

Aline Rios
Aline RiosPermalinkResponder

É um destino incrível mesmo! A praia de Dois Rios é uma das mais lindas da Ilha Grande. Eu e meu marido fizemos o caminho de bicicleta. Foi uma aventura! No meio da estrada o legal é dar uma parada na piscina dos soldados (um poço formado por uma cachoeira) para dar uma refrescada!

Aline Rios
Aline RiosPermalinkResponder

Ah, e depois de curtir a praia não deixem de provar o PF (prato feito) da dona Tereza. O tempero é maravilhoso! Ela costuma recepcionar os turistas ao final da trilha com um folheto fazendo propaganda do almoço que serve. Um amor de pessoa, faz de tudo para agradar os clientes! Depois, descanse um pouco debaixo de uma árvore no bucólico povoado antes de pegar o caminho de volta. Vale ainda uma visita à igrejinha da vila.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar