Dreamliner da KLM

Como é viajar na executiva do Dreamliner da KLM que faz a rota Rio-Amsterdã

Dreamliner da KLM
Pergunte a alguém suficientemente vintage para ter voado na First Class de antigamente, e você ouvirá sobre caviar, champagne de safra premiada e toda sorte de rapapés. Hoje sobraram poucas primeiras classes com esse excesso de luxo que a língua inglesa, curiosamente, chama de “decadence”. Na maioria das cias. aéreas, a primeira classe sofreu uma metamorfose e reapareceu na executiva, com ênfase no conforto e com um luxo mais enxuto e mais adequado aos novos tempos.

Em maio fui convidado pela KLM para ~degustar~ a World Business Class do seu novíssimo Boeing 787 Dreamliner, que desde fevereiro faz a rota entre o Rio de Janeiro e Amsterdã.


Amsterdã
Roteiro passo a passo

Uma caminhada autoguiada pelos canais: o mais belo passeio de introdução a Amsterdã

O 787 Dreamliner

O bacana do Dreamliner começa na concepção: o avião foi pensado para ser ecologicamente menos incorreto do que a categoria. Seus motores conseguem ser 20% mais eficientes no consumo de combustível — o que significa 20% menos emissão de CO2. O processo de montagem envolve menos materiais danosos e garante que o avião inteiro seja mais facilmente reciclável depois de se aposentar.

A cabine tem maior pressurização, o que proporciona uma melhor absorção de oxigênio pelos passageiros — e por conseqüência, uma maior sensação de bem-estar. A iluminação azulada também contribui para atravessar o oceano com mais serenidade. E os assentos da classe econômica — desculpaê, pessoal, não testei… — reclinam 40% mais do que o habitual.

O aspecto high-tech mais bacana, na minha opinião, é a janela sem persiana, com a entrada de luz ajustável pelo passageiro. (Mutcho doidjo.)

A World Business Class da KLM

Dreamliner da KLM

São 30 poltronas, todas com acesso ao corredor e protegidas por um casulo que preserva a individualidade. Demorei bem uns 15 minutos para achar tudo o que tinha no meu casulo: tomadas, entrada USB, armariozinho para guardar apetrechos de viagem (com espelho, meninas), botões para descer encosto, deslizar a cama, mudar a direção da tela…

Dreamliner da KLM
A tela tem 18 polegadas, que exibe um acervo de 200 títulos. (Se bem que o que eu mais gostei foram as instruções de segurança, aprentadas num desenho animado no estilo das porcelanas Delft.)

Dreamliner da KLM

O serviço de bordo é de grife: na ida a Amsterdã, o cardápio é de Rodrigo Oliveira, do Mocotó. Na volta, a comida vem assinada por Jacob-Jan Boerma, do De Leest, restaurante da cidade de Vaassen com 3 estrelas no guia Michelin.

Dreamliner da KLM

A poltrona é full-flat, ou seja: fica totalmente na horizontal. Dá até para dormir de bruços, se quiser.

Dreamliner da KLM

Os comissários são sorridentíssimos e não param de oferecer coisinhas para beliscar e bebericar. No final, você escolhe uma casinha de porcelana (com licor Bols dentro). A idéia é você montar uma coleção 🙂


Antuérpia
Vai continuar de trem?

Trem na Holanda e na Bélgica: tudo o que você precisa saber para se deslocar, fazer bate-voltas e pit-stops

Conexões em Amsterdã

A KLM foi uma das primeiras cias. aéreas a explorar o potencial de sua base como hub de conexões. Boa parte dos passageiros segue viagem para outro destino na Europa. O aeroporto de Amsterdã é muito fácil de navegar. Na eventualidade de um intervalo mais longo, o aeroporto está a 20 minutos de trem do centro histórico de Amsterdã. (Mas só saia se o intervalo for maior do que 6 horas, para ter 3 horas líquidas para passear na cidade.)

Dank U wel, KLM! Assim vocês me acostumam mal!

O novo cardápio do Rodrigo Oliveira

Dreamliner da KLM: cardápio do Mocotó

Eu estava fechando este post quando chegou a notícia do lançamento do novo cardápio dos trechos São Paulo-Amsterdã e Rio-Amsterdã, assinado por Rodrigo Oliveira, da Esquina Mocotó (1 estrela Michelin).

Quem viajar na World Business Class vai ter como entradas uma salada de figo com queijo de coalho e um peixe curado com vinagrete de manda e quinoa. Como prato principal, poderá escolher entre gratinado de mandioca com carne seca (foto da esquerda), nhoque de aipim com queijo curado e molho de tomate (foto da direita) e peixe chapeado com arroz de coco e purê de abóbora. De sobremesa, verrine de maracujá com mousse de coco ou pudim de chocolate com calda de laranja.

O cardápio da Economy também é do Mocotó: salada de erva doce com queijo parmesão, gratinado de mandioca com frango ou moqueca de peixe, e bolo de mandioca com cocada mole.

O café da manhã terá um toque nordestino, com bolo de mandioca nas duas classes e banana cozida e melaço de cana na World Business Class.

Leia mais:


Amsterdã

24 comentários

Fiquei animada com a KLM, emboraviaje na classe econômica.
Desanimei quando vi que o cardápio da classe econômica não tem cardápio com opção ‘permanente’ vegetariana como a Air France adotou. (No cardápio informado aqui, tem sempre que optar por um cadáver no prato principal!) e é muito chato sua comida chegar bem antes que a do seu companheiro de viagem.

Tomara que isso mude!

Até agora, tive a oportunidade de viajar com 3 companhias aéreas (Air France, Air Canada e KLM) e o serviço de bordo da KLM está bem acima das outras duas.

digo que,mesmo apertada na econômica, a KLM é ótima! Tripulação simpática e pequenos detalhes, como as caixinhas com sobremesa, que cativam. Sempre foi uma boa experiência de voo para mim e espero um dia poder viajar na executiva!

Eu juro que não sou chata pra comer (meu namorado é muito mais), mas se estou na Business e o cardapio é esse juro que vou ficar bem chateada… lógico que do jeito que eu sou, vou comer e é bem capaz que eu goste, mas olhando as fotos e as descrições não fiquei desejando nada!

Agora, as poltronas em si, os detalhes de tudo… Que lindos!

Já viajei na econômica da klm e gostei muito do atendimento dos comissários e das refeições. O aperto era o de sempre, mas foi antes desse dreamliner aí (em abril/2015).

Morri de amor pelas casinhas! Eu daria vexame, levaria uma hora pra escolher, acho até que faria manha. Sou louca por casinhas!

Riq, que chaaaato seu trabalho, hein?! 😉
Muito bacana o post, viu?
Sempre viajei de econômica, achava meio arrogância e desperdício primeira classe, porém, quando tive a oportunidade de um upgrade na minha última viagem à europa tive que dar o braço a torcer: realmente, quando possível, vale muito, nos vôos de longas distâncias, pois o conforto compensa na chegada ao destino com muito mais disposição!!
Bj!! Super sou fã do VnV!!! 🙂

Ricardo, bóia ou algum leitor aqui do blog, vocês acham que a Economy Comfort da KLM tem grandes vantagens em relação à econômica comum? Pelo que vi são somente os 10cm a mais para as pernas e o fato de ficar mais à frente da aeronave… Obrigado.

    Olá, Leonardo! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    De um modo geral as classes premium economy de todas as cias são bem avaliadas. São um jeito mais digno de viajar na econômica, mas não espere uma executiva de antigamente.

    Leonardo, eu já viajei nessa classe na Delta e não achei que compensava. Por outro lado, conheço muitas pessoas que gostam e acham que vale a pena. Acho que depende do que vc espera como conforto. Eu, por exemplo, não consigo dormir se não colocar as pernas na horizontal. Ou seja, vou pagar mais caro e vou continuar sem dormir bem. Mas tem gente que consegue e aí esses 10 cm fazem muita diferença. Depende mais de vc. 🙂

    Pois é, Leonardo. Depende de você, mas eu prefiro utilizar os 300 dólares que gastaria a mais pelos 10 cms na Economy Confort em bons restaurantes e passeios em Amsterdam, uma cidade cara. O dinheiro não está sobrando nos tempos atuais…E voar na KLM, mesmo em econômica, não é nenhum sacríficio, é uma excelente companhia aérea.

    Sou do time da Neftali, os 10cm a mais não justificam a diferença de preço pago, principalmente porque sou capaz de dormir até na decolagem, rsrsrsrs.

Parabéns pelo post. Sucinto mas completo e boas fotos. Achei o cardápio do Mocoto
” bemmmm ” pesado para um voo. Não é não ? Abraços.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito