Vai até 31 de julho a 47ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, a mais importante mostra de música clássica do país.
A extensa programação -- gratuita na maior parte das apresentações -- acontece entre o Auditório Claudio Santoro, a Igreja Matriz de Santa Terezinha, a capela do Palácio do Governo e a Praça do Capivari, em Campos do Jordão, mas também recebe alguns eventos na Sala São Paulo, na capital.
Veja a programação completa aqui.
Frio ou calor?
Além da gratuidade (e dos preços camaradas nas poucas apresentações cobradas), o Festival tem uma característica que pode surpreender os não-habituês: suas atrações não se limitam aos fins de semana. Há apresentações diárias. A música erudita pode ser a trilha das suas férias de inverno.
Entre as principais atrações estão os concertos da Orquestra do Festival (com programas diferentes, sob o comando de Arvo Volmer e Giancarlo Guerrero) e da Camerata (alguns sob a batuta de Neil Thomson e tendo o pianista Eduardo Monteiro como solista). Outra novidade é a apresentação do Grupo de Música Antiga, sob a regência de Luís Otávio Santos.
A programação artística desta edição tem o violoncelo como instrumento de destaque, assim como alguns de seus principais nomes, Christian Poltéra e Pieter Wispelwey. Uma homenagem ao maestro e compositor francês Pierre Boulez também está prevista. Entre as orquestras convidadas estarão a Sinfônica Heliópolis, a Filarmônica de Goiás, a Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, a Orquestra Sinfônica da USP e a Orquestra do Theatro São Pedro.
Auditório Claudio Santoro
Para as apresentações gratuitas do Festival de Inverno de Campos do Jordão, programe-se para chegar com ao menos uma hora de antecedência. Nos concertos na capela do Palácio e na igreja de Santa Terezinha, a entrada é limitada à capacidade do local. No caso do auditório Claudio Santoro, é necessário retirar os ingressos na bilheteria (limitados a dois por pessoa) a partir de duas horas antes do início dos espetáculos.
Para os eventos pagos pode-se adquirir os ingressos no próprio auditório Claudio Santoro (apenas nos dias de concertos), no espaço dedicado ao festival na Praça do Capivari (todos os dias das 10h às 18h) e no site Ingresso Rápido.
3 comentários