#Linkódromo | O frio de Urupema, no Meus Roteiros de Viagem

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Urupema
Foto | Diego M., Meus Roteiros de Viagem

Urupema? Confesso que da primeira vez que me pediram dicas para lá (foi na rádio), precisei googlar. Só então descobri que Urupema ficava na Serra Catarinense e parecia ter desbancado São Joaquim do posto de A Cidade Mais Fria Do Brasil Para A Televisão. É um título importante -- garante chamadas no Jornal Nacional sempre que cai neve (ou registram-se temperaturas negativas).

É sempre bom lembrar que, sozinho, o frio não garante uma viagem completa. É importante que o seu destino de frio tenha ou hotéis aconchegantes, ou um vilarejo para um footingzinho, ou um menu interessante de passeios. Por enquanto, os melhores lugares da serra catarinense para montar base para curtir um friozinho são Urubici (o melhor destino de turismo-aventura de Santa Catarina) e Bom Jardim da Serra (onde fica a Serra do Rio do Rastro). Estando de carro, a partir de qualquer uma das duas bases você pode subir a São Joaquim (onde a visita à vinícola Francioni super vale a pena) e a Urupema.

Procurando material sobre Urupema, achei mais um excelente relato do Diego M. no Meus Roteiros de Viagem. Como morador de Floripa, o Diego pôde esperar um fim de semana de friaca extrema e partiu para registrar Urupema naquele momento com que sonha o visitante de outro estado: com um pouquinho de neve cobrindo a vegetação dos morros mais altos, e -- o mais importante -- com a Cascata Que Congela de fato congelada.

Sim, Urupema tem uma cascata que congela -- e o Diego mostra isso, passa lá pra ver. O Diego também ensina todas as alternativas para chegar desde Urubici e Bom Jardim.

E você? Já viajou a Santa Catarina só pra curtir frio? Deu certo? Conta pra gente!

Leia mais:

3 comentários

Anderson Lhamas

Prezado Riq,
Favor corrigir, trata-se de Urubici e não de "Urubuci", como grafado no post.
Um abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Anderson! Obrigada por avisar. Está corrigido.

Amarilys de Toledo Cesar

ficamos esta noite em Urupema, na Pousada Rural Morro das Pedras, que é excelente. São 3 chalés bonitos, com boa roupa de cama, forno micro ondas, forno a lenha, geladeira, TV, internet. Jantamos na pousada (precisa pedir antes). Tudo excelente, bonito, saboroso, amistoso. Se possível, voltaremos. E aconselhamos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar