Vacina contra febre amarela

Vacina contra febre amarela: agora, válida para toda a vida

Vacina contra febre amarela validade para toda a vida

Essa você não leu no jornal. Nem eu. Quem me deu a notícia foi a querida Lena, que foi se vacinar para viajar e descobriu que agora o certificado internacional de vacinação contra febre amarela tem validade para toda a vida.

Os leitores do Viaje na Viagem já sabiam, desde 2013, da deliberação da Organização Mundial de Saúde determinando que o reforço da vacina a cada 10 anos não era mais necessário. O xis da questão, que eu comentei neste post, era saber quando essa resolução seria adotada pelos, aham, simpáticos agentes de imigração de todos os países que exigem a vacina dos visitantes brasileiros.

Vacina contra febre amarela: validade para toda a vida

Finalmente, aconteceu. Desde 11 de julho de 2016, todos os certificados internacionais de vacinação contra febre amarela, como este da Lena, já são emitidos com validade ‘LIFE’ — para toda a vida.

Vacina contra febre amarela validade toda a vida

E, segundo emenda ao Anexo 7 da Regulamentação Internacional de Saúde da OMS (veja o original da OMS e a tradução oficial da Anvisa), os certificados emitidos anteriormente também ficam automaticamente validados por toda a vida, devendo ser aceitos por todos os países associados à Organização Mundial de Saúde, desconsiderando a data de validade registrada.

Ou seja:

  • Não é mais preciso tomar reforço da vacina contra febre amarela a cada 10 anos
  • Não é preciso refazer o certificado para mudar a validade; todo certificado emitido antes desta resolução resolução fica automaticamente válido por toda a vida

Os outros requisitos continuam os mesmos.

  • É preciso se vacinar com 10 dias de antecedência à chegada ao país que exige a vacina
  • Não basta se vacinar; é preciso emitir o certificado internacional de vacinação (veja postos aqui)

Como conseguir seu certificado:


Vacina contra febre amarela
Tudo o que você precisa saber

Passagens mais baratas no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões com a Viator

101 comentários

Notícia maravilhosa! Uma bola super dentro da OMS. Vacinas são importantes e salvam vidas, mas algumas revacinações são questionáveis (até em animais, o que dirá em humanos).

PS: Aproveito para avisar que o link “Os 5 conselhos de viagem mais valiosos que o Ricardo Freire pode te dar” está nos direcionando para outro post.

O mais importante disso tudo é que eliminam-se as revacinações. Já há um tempo é discutida essa questão da duração da imunidade conferida pela vacina, sua eficácia, nem sempre garantida, e seus efeitos colaterais sobre os neurônios. Menos vacinas = menos neurônios destruídos, nosso cérebro agradece.

Já consegui o certificado com a validade for life, mas tenho que dizer que não foi nada fácil. Como não tenho viagem marcada, mas quis garantir meu certificado mesmo assim pq havia renovado o passaporte recentemente (ainda não sabia da nova validade), o funcionário do Emilio Ribas, em SP, não queria autorizar de forma alguma minha vacina. Tive que insistir muito e preencher o formulário com um destino fictício para conseguir a vacina. =/

Eu tomei a vacina em 2008 mas não tirei o certificado.
Levando o comprovante desta vacinação eu já estarei apto a declaração para vida?

    Bom dia!
    Como eu vou viajar em poucos dias, resolvi não arriscar, tomei outra dose da vacina, além disso minha carteira de vacinação não estava com o padrão que é requisitado no site da Anvisa (Data, lote, fornecedor e nome do aplicador), porém estive na Anvisa do Galeão e me informei melhor:
    Qualquer um que não esteja com a dose vencida pode renovar para “vida”. A minha já foi emitida com este status. Aqueles que já possuem o certificado (não vencido) podem ir aos centros e trocar o certificado pelo novo com a duração vitalícia.

Eu já fui barrada há uns 5 anos indo para Costa Rica porque tinha tomado uma dose reforco há menos de 10 dias e mesmo apresentando o cartão da vacina anterior, não teve conversa com a atendente da Taca.

    Olá, Andrea! Sempre informamos que para a Costa Rica é necessário vacinar-se. Note que o ocorrido foi há 5 anos. A resolução da OMS é de 11 de julho de 2016.

Pessoa, só avisando: não vamos mais aprovar perguntas que nos peçam para avaliar se a resolução da OMS será acatada por esse ou aquele ou aquele outro.

Se você quer tomar uma nova dose da vacina, fique extremamente à vontade, tome uma nova dose da vacina. Eu juro que não vou ficar chateado.

E quem fez vacina há muito tempo, e que já está vencida, não precisa mais se vacinar? E mostrará atestado daqueles amarelos, com data vencida? Não haverá problema?

    Lúcia, eu só escrevi o post. A resolução é da OMS, o texto também. É texto da OMS, não o meu, que determina a todos os países que exigem o certificado que passem a desconsiderar a data de validade, porque a validade de todas as vacinas — inclusive as anteriores a esta resolução, e por conseqüência as muito, muito anteriores a esta resolução — passam a ter validade para a vida inteira. Se você duvida que a resolução seja cumprida, então vacine-se novamente quantas vezes quiser.

Olá Boia, minha vacina vence em março/2017 justamente quando vou viajar para o Panamá e algumas ilhas do Caribe. Fico com receio de ir com a data vencida e eles encrencarem com isso. Acho que vou tomar de novo para que conste a palavra LIFE no certificado. Se o próprio pessoal da ANVISA não está sabendo dessa orientação da OMS, imagina no Panamá. O que vc acha?

    Martha, algumas considerações:

    1) Não é oficial que o Panamá vá voltar a exigir vacina. Por enquanto estamos na fase do “parece que”. Não consegui achar nenhuma confirmação, apenas artigos na imprensa equatoriana. O que está havendo é um ressurgimento da doença em Angola e no Congo, que está deixando preocupados os países em que a doença existe mas é controlada (incluindo o Brasil). Estamos tentando confirmar com a assessoria da Copa Airlines, que transporta centenas de brasileiros por dia para o Panamá e não embarcará ninguém que não possa ser aceito pela imigração. Tenho certeza mais do que absoluta que, se já fosse necessária a vacina, já saberíamos por relatos de brasileiros que não teriam conseguido embarcar.

    2) A Copa tem 7 vôos por dia do Brasil para o Panamá. Se em cada vôo embarcarem 100 passageiros, são 700 passageiros por dia. De setembro, quando poderia entrar a suposta exigência, até março, quando você for viajar, terão chegado mais de 100.000 brasileiros ao Panamá. Não me parece razoável achar que você será o primeiro caso de vacina ‘vencida’ que embarcará pela Copa ou desembarcará no país. Esse problema já terá se esclarecido há muitíssimo tempo.

    3) Se você quer se vacinar de novo, vacine-se de novo. Não peça autorização para ninguém.

A noticia é excelente. Nada de ficar jogando dinheiro fora (do contribuinte) com dose desnecessária. Mas, apesar de não ser obrigatório é recomendado que se tome a vacina para febre amarela para ir a Amazônia, Pantanal, norte do Paraná, Peru …. Muitos países que exigem a vacina não estão preocupados que vc adquira a doença lá e sim que não leve o virus.

Olá! Tomei a vacina em 2010 e não sabia da emissão do certificado. Sou de São José dos Campos/ SP. Minha dúvida: eu tenho a carteirinha de vacinação na qual consta a vacina. Como emitir esse certificado? Todos os locais emitem, mesmo que não a tenha tomado nesse local? Pelo qu verofiquei só clínicas particulares emitem esse certificado por aqui. Saberia me dizer? Obrigada!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito