Amantikir, os jardins da Mantiqueira em Campos do Jordão

Heloísa Dall'Antonia
por Heloísa Dall'Antonia

Amantikir

Foram os primeiros portugueses que chegaram à região montanhosa entre São Paulo e Minas que, por causa da pronúncia, transformaram o nome da serra de Amantikir, assim batizada pelos tupis, em Mantiqueira. A lenda que deu o nome de “montanha que chora” para a área é tão antiga quanto essa corruptela na língua: uma linda princesa de uma tribo tupi se apaixonou pelo Sol, levando a Lua a ficar com ciúmes e a se queixar com Tupã. O deus então ergueu uma montanha para prender a indiazinha. De tristeza, o sol sangrou o poente e a Lua, arrependida, chorou as constelações. Desde então, quando o Sol nasce, a índia chora de saudades, e só para quando o Sol se põe, perto dela. Suas lágrimas formam as nascentes, os córregos e os rios da serra.

amantikir-campos-jordao-jardins-suspensos

Recuperando essa história da mitologia tupi, em 2007 a cidade de Campos do Jordão ganhou uma nova atração: o Amantikir, um espaço de mais de 60.000m2 que antes abrigava um haras, e hoje reúne 26 jardins inspirados em diferentes países e cenários do mundo, oferecendo a beleza das flores e plantas durante todo o ano.

Amankitir

amantikir-campos-jordao-portal-lua

amantikir-labirinto-dragao-campos-jordao

 

 

amantikir-campos-jordao-jardim-pontes

Da mesma forma que a Serra da Mantiqueira se divide em três estados (Rio, São Paulo e Minas), o Amantikir também está dividido em 3 regiões: Mantiqueira Paulista (com jardins representativos de vários países), Mantiqueira Fluminense (onde estão florestas e bosques) e Mantiqueira Mineira (com jardins brasileiros).

amantikir-campos-jordao-jardim-arido

amantikir-campos-jordao-labirinto-grama

amantikir-campos-jordao-vasos-alface

amantikir-campos-jordao-jardim-frances

Há o jardim inglês, o chinês, o austríaco, o japonês, o de raízes, o de capins, além do rock garden, o labirinto clássico (que agrada especialmente às crianças), a trilha de bromélias, uma estufa e vários outros espaços onde é agradabilíssimo caminhar e relaxar.

 

Estufa do Amantikir, em Campos do Jordão

Estufa do Amantikir, em Campos do Jordão

O terreno tem algumas inclinações, então vá com sapatos confortáveis para poder aproveitar os mirantes e os locais para descansar.

Jardim japonês no Amantikir em Campos do Jordão

Amankitir

O Amantikir fica aberto todos os dias do ano. Há uma loja e um café no espaço.

 

amantikir-campos-jordao-pedra-beija-flor

amantikir-campos-jordao-flores-canteiro

Parque Amantikir

  • Avenida Ernesto Diedericksen, Campos do Jordão | Aberto diariamente das 8h30 às 17h | Tel. 12/99634-6784| Ingressos a partir de R$ 25 | Estacionamento: na frente da entrada

Leia mais:

7 comentários

Thiago Castro
Thiago CastroPermalinkResponder

Estive lá ano passado e adorei. Um passeio super agradável a caminho de Campos do Jordão.

Tânia Maria Granzotto

Que maravilha Ricardo, amei, vou colocar na minha lista de viagens, parabéns pelo Post!

Eneida
EneidaPermalinkResponder

Fui há 3 anos.
O ingresso é muito caro.
Gostei mais da vista do que dos jardins.
A loja deveria ter mais coisas típicas de Campos,pelo menos,na época que fui,vi chicletes,balas,importados,coisas que não entendi estarem ali.

Jessica
JessicaPermalinkResponder

Fui ao Amantikir logo no início... Em 2009. Eh um lugar encantador e com várias flores, muito romântico! Vale muita a pena a visita!!! Dentro do Amantikir tem um belo mirante e foi lá que o meu marido me pediu em casamento. Tenho muita vontade de voltar lá!

Celso Henrique Pires

Passeio quase obrigatório em Campos do Jordão. Os jardins são bonitos e bem cuidados e a vista do mirante é espetacular. Mas aí começa a organização brazuca. Há poucos funcionários, a loja é deficiente em vários aspectos e não há controle do número de visitantes. Especial mesmo é o estacionamento que realmente fica em frente mas não pertence ao Amantikir, não há a menor organização, comandado por dois ou três flanelinhas que cobram o que querem e como o piso é de terra, quando chove a desgraça é total. Mesmo assim vale a visita.

Erion Renato Franco Pozzobon

Quero muito conhecer Amantikir. Deve ser maravilhoso!

Em maio de 2016 conheci os Jardins de Butchart (http://www.butchartgardens.com/) são um grupo de jardins em Brentwood Bay, Colúmbia Britânica, Canadá, perto de Victoria.

É uma atração turística internacionalmente conhecida que recebe centenas de milhares de visitantes por ano.

Juliano Cesar Chumann

Sem dúvidas um dos destaques de Amantikir é o labirinto criado a partir de arbustos ou de grama. Muito lindo e desperta reflexões.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar