#Linkódromo | Embalse El Yeso, a represa de Cajón del Maipo, no Coisos on the Go

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Embalse El Yeso

Foto | Coisos on the Go

Nas últimas três vezes que estive em Santiago, fui no inverno. Por isso, sigo sem visitar Cajón del Maipo, o canyon que é a 'outra' atração de montanha nos arredores da capital e é melhor visitado no verão.

Muitos leitores do Viaje na Viagem já foram (veja relatos aqui e aqui), e muitos mais pedem informações sobre o passeio. Por isso a Natalie, que cuida da seção /#Linkódromo aqui ao pé da página sempre está de olho em novos posts sobre o destino que apareçam na blogosfera de viagem.

O mais recente é esse ótimo relato do Coisos on the Go, feito a partir de um passeio no último verão.

Os Coisos alugaram um carro (comum) em Santiago e percorreram em 2 horas e meia (com direito a uma tromba d'água no caminho) os 100 km que separam Santiago da represa ('embalse') El Yeso, no Cajón del Maipo.

Quer saber todos os detalhes de Embalse El Yeso e babar nas fotos? Entra lá no Coisos e arquive para usar quando for a Santiago.

Leia no Coisos on the Go:

7 comentários

PATRICIA LONGO TAYAO

Adoramos Cajón del Maipo. Já estivemos por lá para aproveitar um resort bem bacana da região: http://www.viajarhei.com/2015/03/review-do-hotel-cascada-de-las-animas.html

Marcio Silva
Marcio SilvaPermalinkResponder

Fiz esse passeio no inverno pela Andoandes.cl, que nos pegou na porta do hotel e faz o trajeto em um veículo 4 x 4. O passeio é maravilhoso, a estrada no final tem uma emoção a mais, com chão de pedras e em alguns trechos só passa um veículo, além do precipício de um lado e a montanha do outro.Chegando na represa vc tem uma visão maravilhosa, quando eu fui estava por volta de uns 3°C, mais com o vento tínhamos a sensação de estarmos dentro de um freezer. Você caminha sobre o gelo com o guia em uma área segura, não da para bobear, pois tem trechos que tem um monte de neve e um precipício.
Essa agência leva um kit lanche, com barra de cereal, sanduíche, água e vinho que ajuda a esquentar o sangue.

Aline
AlinePermalinkResponder

Fui ao Chile no ano passado, no inverno (final de agosto) e fiz esse passeio e foi simplesmente maravilhoso, o melhor passeio que fiz em Santiago. O lugar é de uma beleza incrível, de doer os olhos! Comprei meu passeio em um quiosque em frente ao Shopping Patio Bela Vista. O passeio tinha transfer desde o hotel e estava incluído um almoço que era um "churrasco chileno" ao pé da montanha com direito a vinho, cerveja, refrigerante e água. O guia sempre muito simpático e solicito. Passamos por cada local lindo, onde se podia comtemplar a natureza e sua beleza até que em um determinado ponto a van parou e seguimos o restante do trajeto caminhando no gelo (grande parte com gelo quase na canela, o up do passeio) até chegar ao Embalse, nossa que sonho de lugar! Na volta paramos em um local lindo onde só tinha árvores, gelo, montanhas e um céu azul magnífico para curtir o churrasco. Gostei tanto desse passeio que não posso ouvir alguém dizendo que vai a Santiago que eu faço propaganda. Uma pena que não tenha como acrescentar a esse comentário uma das fotos que tirei... Resumindo, quem gostar desse tipo de passeio e puder não deixe de ir pois não será viagem perdida! É sucesso garantido. Galera da Bóia me amarro vocês!!! smile smilesmile

Veronica Peclat

Fui com o meu esposo em agosto de 2016, foi maravilhoso! Escolhemos uma agência de turismo que nos buscou muito cedo, o que foi bom porque subimos cedo ainda antes da maioria das outras vans. Estávamos preparados para o frio, mas nem tanto!!! Pegamos um dia de temperaturas negativas e ainda vimos nevar! No caminho ainda na subida, o motorista muito simpática veio explicando tudo daquele local e nos proporcionou ver um Condor (nossa que ave linda!). Lá em cima uma vista maravilhosa e fotos maravilhosas, no fim o motorista nos ofereceu uma taça de vinho com alguns petiscos. Acredito que no verão seja mais proveitoso por conta das termas, mas ir na neve e ver nevar foi incrível!

Camilla Meier
Camilla MeierPermalinkResponder

Fui em abril de 2013 com meu marido, apesar de alugamos um March 1.0 (a gente não sabia das condições da estrada por lá) o passeio foi bem tranquilo! O carro super deu conta. Talvez durante a época de neve um 4x4 seja necessário, mas durante o verão, não há muita dificuldade na estrada além de trechos estreitos e caminhões indo e vindo.

Aproveitamos a ída até Embalse el Yeso e passamos também por Baños Morales (estava fechado) e Baños Colinas (piscinas "naturais" na montanha, com água aquecida pelo calor do vulcão).

- leve comida e água para passar o dia; não há muita estrutura por lá. Foi o dia que mais passei fome na vida hahahaha.
- não subestime o frio, mesmo estando calor em Santiago, a região é super gelada e venta muito! Vá preparado (casaco, protetor labial, cachecol, gorro etc.)
- encha o tanque em Santiago.

Recomendo a todos que estejam em Santiago, é um passeio muito gostoso com paisagens incríveis smile

Felipe
FelipePermalinkResponder

Estive em Embalse El Yeso em Novembro/2014 e contratei o serviço da Jorge excursiones.cl e só tenho a agradecer ao Sr. Jorge pelos momentos proporcionados!
O lugar é de uma beleza incrível e recomendo fortemente a contratação de um guia ou agência pois o lugar apresenta riscos para chegar e principalmente para explorar o parque.
Quando fui não estava nevando mas ainda tinha neve nas montanhas e o percurso requer muita atenção pois qualquer descuido pode causar acidentes graves. A vista da Laguna de los patos é espetacular e para finalizar com chave de ouro podemos entrar nas piscinas naturais com águas termais. Show!!

Kaio Donadelli

Obrigado pelo reconhecimento, esse é mesmo um post de que nos orgulhamos!

Enfim, se você dirigir com cuidado e o tempo estiver razoável, pode ir tranquilo por conta própria smile

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar