Enquete | Feriado na quarta-feira dá para viajar?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Feriado na quarta-feira: Campos do Jordão

Os feriados nacionais do segundo semestre têm uma dinâmica curiosa: quase todos caem no mesmo dia da semana. 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro se movimentam em bloco: ou os três são feriadão (fazendo a alegria de todo mundo que não precisa dar plantão), ou os três permitem ponte (para júbilo de quem pode emendar e tristeza de quem não pode), ou os três caem no fim de semana e frustram quase meio ano de escapadinhas.

(15 de novembro e 20 de novembro -- o Dia da Consciência Negra -- têm agendas independentes, mas Natal e Ano Novo também andam sempre coordenados no mesmo dia, encurtando ou alongando o recesso de fim de ano de muita gente.)

Pois bem: em 2015 o trio folgado Independência-Dia da Criança-Finados caiu na segunda-feira e presenteou os brasileiros com três feriadões perfeitos. Se 2016 não fosse bissexto, os três feriados cairiam na terça-feira, criando uma fábrica de pontes. Mas como o ano é bissexto, o calendário andou dois dias da semana, e todos os três acabaram caindo na quarta-feira.

(15 de novembro cai numa quinta, mas 20 de novembro vai ser domingo, e as vésperas de Natal e Ano Novo vão acontecer no sábado.)

Quando eu trabalhava em escritório nunca consegui emendar o feriado caía no meio da semana. Mas hoje percebo que mesmo um feriado no quarta-feira de todo jeito influencia preço de passagens e hotéis. Não é nada, não é nada, é um diazinho livre que não será abatido das férias. E se você consegue pedir dois dias e aproveitar cinco, o negócio é proveitoso.

Conta pra gente: você é do tipo que tenta usar a quarta-feira livre para o milagre da multiplicação de viagens? Ou deixa quieto e curte a folga no meio da semana como um dominguinho sem Fantástico?

À caixa de comentários, pufavô!

Participe também das nossas outras enquetes:

18 comentários

Joachim Cruz
Joachim CruzPermalinkResponder

Raramente dá para conseguir emendar a quarta com o FDS anterior ou posterior. Quando a matemática dá certo e a época do ano é aquela em que eu já planejava viajar, uso esses feriados na quarta como dia inicial ou final das férias, aumentando-as em um dia. Não é muito, mas já vale.

Isabela Blanco

Normalmente tento casar o feriado na quarta pra aumentar um diazinho de férias. Esse ano deu certo e vamos nos aproveitar do 2 de novembro.

Caroline Fernandes

Não consigo essa proeza de folga 5 dias quando o feriado cai na quarta, mas eu moro perto de SP, então aproveito para fazer "uristar" por lá, visitando parques, exposições ou o Beco do Batman! Na cidade onde moro (Sorocaba) tem muito ciclista e ao lado tem a represa de Itupararanga, cheia de trilhas. Aí quando não rola um rolê em Sampa, faço o meu rolê por aqui mesmo! wink

Tânia
TâniaPermalinkResponder

É muito difícil. Quando cai numa quarta-feira é como se fosse um feriado neutro. Viajar só mesmo com muito planejamento e compensações no trabalho. E isso também depende do trabalho.

Claudia Souza
Claudia SouzaPermalinkResponder

Nunca consegui viajar em um feriado que "cai" na quarta-feira. As empresas onde trabalho ou trabalhei nunca liberaram.

Dayana
DayanaPermalinkResponder

Nunca consigo emendar, mas esse ano me dei esse luxo e vamos para o Chile!

Rodrigo Lacerda

Impossível. A única possibilidade é emendar as férias para ganhar mais um dia.

Ines Martins Santos

Viagens no meio da semana só se for um bate-volta... como moro no Rio, dá para ir a Teresópolis ou Petrópolis.

Ah, uma correção... o feriado de 12 de outubro é da padroeira do Brasil, N.Sra.Aparecida e não do dia da criança, wink

jb
jbPermalinkResponder

Sempre que dá eu tento sim. Como tenho banco de horas, não fica tão difícil emendar os dois idas, principalmente se eu avisar com bastante antecedência (e isso eu tenho:no começo do ano já sei quando caem os feriados e programo as viagens de acordo). E esses feriados para mim são os mais interessantes, já que muitos não conseguem emendar e os preços de passagens e hotéis não ficam muito inflacionados.
Também permite uma flexibilidade no planejamento, já que posso escolher qual período vou enforcar: antes ou depois do feriado, a depender dos preços das passagens/hotéis em cada um destes períodos.

Larissa Almeida

Neste 12 de outubro vamos enforcar a quinta e a sexta. As crianças não terão aula por causa do dia dos professores e nós somos autônomos, então aproveitamos uma milhas que estavam vencendo!

Victor Hugo
Victor HugoPermalinkResponder

Eu sempre tenho umas folgas guardadas na manga pra esses períodos. Explico: sou func público & mesário nas eleições. Como no trabalho é relativamente tranquilo pra usufruir dessas folgas das eleições eu costumo me acertar com o pessoal do meu setor e sempre dá pra aproveitar um ou outro feriado de quarta.

Tati
TatiPermalinkResponder

Ai, se eu morasse na Itália, pegava um trem e ia para uma cidade maravilhosa kkk. Aqui dá pra aproveitar bem pra passar um dia num sítio ou cidadezinhas charmosas, se for até umas 2h de distância.

Livia @liviajando

Sempre tento negociar a emenda. Um plantão aqui, um abono ali, conversa com o chefe e tá tudo certo. Acho que toda tentativa é válida para viajar! Ainda mais essa época que é perfeita pro nordeste. Meu 7 de setembro virou viagem pra Jeri. Outubro ainda não sei, mas se eu puder com certeza vou viajar

Izabella Zava
Izabella ZavaPermalinkResponder

Não rola de emendar a quarta...vira dia de descanso, o que eu também dou valor já que nas férias eu e meu marido viajamos é bom também ter um dia de bobeira aproveitando nossa casinha.

Ígor Neiva
Ígor NeivaPermalinkResponder

Sou Analista de Sistemas de uma empresa que trabalha com escolas, então geralmente da pra emendar. Não abuso muito, busco emendar quando sei que a demanda de serviço é menor. Nesse feriado de Nossa Senhora irei pegar a quinta e sexta de folga também.

Victor Hugo
Victor HugoPermalinkResponder

Bóia, o link pra página "Qual é sua melhor lembrança gastronômica de viagem?" tá errado, direcionando pra enquete de viagem com adolescentes wink

Bianca Tonelli

Feriados que caem nas quartas deverias der "transferidos" para sexta, possibilidando o melhor aproveitamento por quem trabalha e fomentando o turismo brasileiro. Mau marido não consegue liberação e feriados e acabamos aproveitando somente para almoçar em algum lugar lagal na região mesmo e conhecer esses arredores.

Dina Cunha
Dina CunhaPermalinkResponder

Infelizmente nao cobsigo flexibilidade no trabalho, tampouco somar às férias pq tenho que tirar em data fixa e coletiva. Agora, com planejamento dá para fazer bate e volta. Perto de Sampa existem varios destinos possíveis.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar