ATUALIZAÇÃO
A cia. Piquiatuba deixou de operar todas as suas rotas regulares no Piauí em julho de 2017. Infelizmente este vôo para São Raimundo Nonato não acontece mais.
Texto e fotos | Miriam K
O Cessna da Piquiatuba
Até junho de 2016, a forma mais prática de chegar ao Parque Nacional da Serra da Capivara era voar até Petrolina, em Pernambuco, e de lá pegar um transporte terrestre de cerca de 5 horas até São Raimundo Nonato, no Piauí (que é a maior cidade da região da Serra da Capivara, e porta de entrada para o parque). A Piquiatuba, empresa de táxi aéreo com sede no Pará, passou recentemente operar voos regulares no Piauí entre as cidades de Teresina, Parnaíba e Picos, as três maiores do estado, além de São Raimundo Nonato.
A Serra da Capivara não fechou!
São utilizados aviões Cessna que são considerados os mais seguros da categoria, e que transportam 9 passageiros, além do piloto e copiloto.
Há vôos às segundas e quintas com preços que vão de R$ 265 a R$ 730. As saídas de Teresina são às 8 da manhã, com escala de 15 minutos em Picos, chegando às 10h17 em São Raimundo Nonato. As saídas de São Raimundo Nonato acontecem também às segundas e quintas, no horário de 14h15, com chegada a Teresina às 17h02 e escala de 35 minutos em Picos.
Sala de embarque em Teresina
O check-in é muito rápido e é lá mesmo que nos entregam o lanchinho, que tem biscoito doce e salgado, um “polenguinho” e uma “goiabinha”. As bebidas (água, refrigerante e suco) ficam numa caixa térmica na parte traseira do avião. No horário do nosso embarque em Teresina só havia os passageiros do nosso voo aguardando, e ele nem aparece no painel de partidas e chegadas.
A Paquiatuba só permite que se leve 5kg de bagagem de mão e 8kg de bagagem despachada por pessoa, e são meio rígidos quanto a isso.
A bordo
Na ida a capacidade foi total até a cidade de Picos, e depois ficaram só nós, turistas, e pessoas que trabalham lá em São Raimundo Nonato: um médico, um juiz e um promotor de justiça.
Vista
Como tivemos tempo aberto e céu azulzinho na ida, o avião não balançou nada e foi uma tranquilidade. Na volta o tempo estava mais nublado e então tivemos um pouco de turbulência. A altitude que o avião alcança é de 5.000 a 8.500 pés, então nos dias de tempo aberto podemos ficar vendo as paisagens o tempo todo, e, chegando a São Raimundo Nonato, temos uma bela visão da Serra da Capivara, com seus paredões e cânions.
Aeroporto de São Raimundo Nonato
O aeroporto fica a cerca de 10 km do centro da cidade, e, por receber somente dois voos semanais, é uma joia sub-utilizada no meio do sertão do Piauí.
A estrutura impressiona com seu prédio moderno em forma de capivara, grande estacionamento e pista de pouso que suportaria aviões comerciais. Ele foi feito para ser um aeroporto internacional, mas daí seria necessária alfândega, Polícia Federal etc.
Check-in da Piquiatuba
Como a demanda ainda é muito pequena, somente o balcão da Piquiatuba está em atividade. Assim, é necessário já ter combinado previamente um traslado do aeroporto ao centro da cidade, que está a menos de 15 minutos.
As viagens do leitor
Resumindo, achei que valeu muito a pena o voo, porque é muito mais rápido, seguro, tem atendimento eficiente e ainda valeu a vista dos cânions do alto. O comandante Ribeiro, o copiloto Eduardo, além do Yoseph (com Y mesmo) e a Mayara, que trabalham em solo, foram extremamente prestativos e gentis conosco.
Aproveito para deixar também o contato do taxista que nos acompanhou nos passeios. Foi ele também quem ficou conosco no último dia, quando já não precisávamos do guia, e nos levou para o Museu do Homem Americano, para almoçar e para o aeroporto. O nome dele é Osmar, e o celular dele é 89/98101-2484.
Muito obrigado por contar pra gente como foi o vôo para a Serra da Capivara, Miriam! Adoramos!
7 comentários