Enquete | Quais viagens suas foram inspiradas por livros, músicas ou filmes?

Natalie Soares
por Natalie Soares

meia noite em Paris
No roteiro de Meia Noite em Paris

Aposto que em algum laboratório de Harvard deve haver um pesquisador, nesse exato momento, tentando teorizar sobre como nascem as viagens. A resposta certa eu não sei, mas não dá para negar que elas passam - ou começam - muitas vezes pelos livros, filmes e músicas que nos tocam.

Desde a carta de Caminha, até as linhas de Hemingway e o boom de best sellers como Comer, Rezar, Amar, as narrativas e seus relatos de viagem nos levam tanto para cantos já conhecidos, como Nova York, quanto para lugares incomuns como Chan Chan ou Bali.

Cá entre nós, quem nunca suspirou por noites em Paris depois de assistir Meia Noite em Paris? Ou quem já teve a sensação de escutar as batidas de “start spreading the news, I'm leaving today...” ao encontrar uma promoção de passagens para Nova York? E as novelas, então? Ah! Essas sim são casos a serem estudados. Depois do sucesso d’O Clone, o Marrocos entrou definitivamente no radar dos brasileiros. Há poucos anos, vimos o mesmo efeito com a Turquia depois de Salve Jorge.

“A zona rural da Normandia me causou uma indefinível impressão de ser a quintessência francesa. As paisagens, os sons e os aromas verdadeiros daquele lugar eram muito mais característicos e interessantes do que filmes ou propagandas de revistas sobre a França. (...) Ah, la belle France – sem saber, eu já estava me apaixonando por ela!” (Trecho do livro Minha Vida na França, da Julia Child)

Assim como a Julia se apaixonou pela França, você já se viu organizando uma viagem inspirado por algum livro, filme, música, novela, série ou algo do tipo? Conta pra gente como foi essa experiência de viagem!

Se você ainda não leu a antiga série do Ricardo Freire – Postais por Escrito – reserve 15 minutos do seu dia para ficar ainda mais com vontade de viajar. Prometo que vale cada clique!

Participe também das nossas outras enquetes:

83 comentários

Maria Elisa Jorge Congro

Ir a Igreja de Saint Sulpice em Paris por causa de filme "Código Da Vinci". Me senti dentro do filme.
Ir a Cartona na Toscana por causa do filme "Sob o sol da Toscana".

Cecília
CecíliaPermalinkResponder

O filme Valente deu origem a minha viajem a Escócia.

adelaide rossini de jesus

Todos os anos tirava minhas férias nos locais de locação das novelas.Com Tieta do Agreste fui conhecer Mangue Seco,Mulheres de Areia fui a Itanhaém, O Clone fui para Lençois Maranhenses,A ultima viagem pensando em novela foi para a Capadocia.

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Geralmente pra mim é o contrário: depois que vou a um lugar, fico buscando esse destino em livros e filmes, como se fosse uma extensão da viagem.

Se bem que me lembrei agora de umas cenas de Casino Royale que me deram uma vontade de visitar Montenegro.... ?

FABIANA
FABIANAPermalinkResponder

Quando programei minha viagem a Barcelona, já fui imaginando os locais mencionados por Zafon em seus livros, principalmente, "A Sombra do Vento". Adoro relacionar viagens e livros!!!! Ilha de If, em Marselha (Conde de Monte Cristo) e em Cannes visitei o castelo que deu origem à história do "Mascara de Ferro". Fora que não tem como não entrar em Notre Dame e ficar procurando Quasímodo nas torres (rsrsr)

Flavia Nykjær

Também fui à ilha de If depois de ter me apaixonado pelo Conde de Monte Cristo! wink

Anderson
AndersonPermalinkResponder

noruega, por causa do karl ove knausgard; mangue seco, por causa de tieta; isla negra, pelo carteiro e o poeta; pompeia, porque vi viagem à itália; paris, pelo conjunto da obra; londres, idem; nova iorque, da mesma forma; rio de janeiro, igualmente; roma, nem se fala; bath, por causa de jane austen; leiden, por rembrandt; áfrica do sul, especialmente o eastern cape, por coetzee; san francisco, depois de ver milk; albuquerque, depois breaking bad; nova zelândia, pelo senhor dos anéis, vale do urucuia, por guimarães rosa; e tantos outros...

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Tem o efeito oposto, tambem:
Eu assisto TUDO que se passa no Hawaii, po causa das viagens que ja fiz pra lá:
Lost, Descendentes, Como se fosse a Primeira Vez, Sob o Mesmo Céu, ...

Adriana Magalhães Alves de Melo

Paris - depois de ver Meia Noite em Paris, de Woody Allen, eu não pensava mais em outra coisa...

Ana
AnaPermalinkResponder

Vi na revista Marie Claire uma reportagem sobre a Normandia e uma sobre a Highway 1 na California. Nunca esqueci. Quase vinte anos depois planejei minha primeira viagem para Europa tendo a Normandia como ponto de partida e no ano seguinte fui pra California. Uma delícia conseguir realizar esses sonhos.

Daniela Rangel

Há anos queria ir a Cartagena por causa do Gabriel Garcia Marquez, meu escritor favorito, especialmente por conta do livro "Amor nos tempos de cólera".

Victor Hugo
Victor HugoPermalinkResponder

Trabalho escolar serve? Uma vez fizemos um trabalho sobre a Argentina e fiquei com Buenos Aires na cabeça... Uns 10 anos depois fui pra lá e sempre quero voltar!

Inácio Novaes

Quero muito ir a NY desde que comecei a ver Friends! Outros destinos tenho vontade de conhecer muito em função do futebol, como Barcelona, Madrid e Munique, por exemplo.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

O curioso é que "Friends", assim como "Seinfeld" e "How I meet your mother", entre outras séries ambientadas em NY, sempre foram filmadas em Los Angeles.

Flavia Nykjær

Depois de assistir 'O Albergue Espanhol' e 'Vicky, Cristina, Barcelona', decidi conhecer Barcelona.

Rodrigo Sousa
Rodrigo SousaPermalinkResponder

Muito legal o tema. Eu primeiro escolho o destino e depois pesquiso músicas e filmes sobre o lugar. Assim aconteceu quando eu fui a Santiago. Depois de comprar as passagens, comecei a assistir filmes locais, como "Machuca"(filme de Andrés Wood). Também tive meu primeiro contato com o hip hop local.
Quando se está na Colômbia é impossível não se render à salsa. Prometi a mim mesmo que vou aprender a dançar e voltar lá .rsrs

Tati
TatiPermalinkResponder

Fui a Philadelphia por causa do filme com o Ton Hanks e da música do Bruce Springsteen

Maíra S.
Maíra S.PermalinkResponder

Coincidência que estava pensando no processo do nascimento de uma viagem ontem mesmo. No ano passado ganhei de Natal o livro do Hemingway, Por Quem os Sinos Dobram, e fiquei encantada com o povo andaluz. Em fevereiro uma amiga foi fazer intercâmbio em Málaga e foi a conjunção perfeita de fatores para fazer uma viagem inesquecível pela Andaluzia, seguindo o roteiro redondo disponibilizado aqui pelo Ricardo Freire. No geral, tento ler livros e ver filmes sobre a região depois que decido a viagem. Quando fui à Califórnia foi muito especial entender que a receptividade de San Francisco com os gays só existe hoje por causa da luta de Harvey Milk. E visitar a prisão de Alcatraz teve outro sabor depois de ter assistido ao filme Fuga de Alcatraz, com o Clint Eastwood.

Nelson
NelsonPermalinkResponder

As locações dos últimos filmes 007 estrelado por Daniel Craig... rsrsrs

Luís Cláudio M Oliveira

O filme "Sideways" (Entre umas e outras em pt) passado no Vale de Santa Ynez serviu de inspiração para parte de minha viagem etílico/paisagística pela Califórnia que incluiu ainda Vale do Napa, Highway 1, Monterey, Carmel e San Francisco

Dana
DanaPermalinkResponder

Eu realmente queria fazer um ato louco ou ir a algum lugar no caminho depois do filme "Je suis mort mais j'ai des amis" ( http://assistirfilmes.co/4077-je-suis-mort-mais-jai-des-amis-2015.html ). É um milagre !!!

Karina Leão
Karina LeãoPermalinkResponder

Sem dúvida quando fomos a Toledo e Consuegra na Espanha, visitar os moinhos que teriam sido inspiração para Miguel de Cervantes em Dom Quixote. Viajamos em família com nosso filho de 4 anos tínhamos lido antes da viagem a adaptação de Monteiro Lobato para Dom Quixote. Foi lindo! A imaginação foi longe...

Suzy Freitas
Suzy FreitasPermalinkResponder

Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen, foi minha inspiração para conhecer a capital catalã. No Park Guel e no Bairro Gótico me sentia em meio ao triângulo amoroso do filme, tão caliente quanto o verão que passei na cidade.

Sabio Viajante

Adoramos o seriado Game of Thrones!
Já fomos para a Irlanda e Croácia. E colocamos Espanha e Islândia em nosso planejamento.
Contratamos guias locais específicos que nos levam exatamente aos pontos onde foram filmadas as diversas cenas do seriado. Foi tão bom que passamos a escrever até um blog sobre isso: www.sabioviajante.wordpress.com
Já encontramos até o Jamie Lannister em Belfast!

Eneida
EneidaPermalinkResponder

Eu não só vou atrás das locações de séries, como ainda misturo com minhas fotos!

https://youtu.be/QXiN3hJap-g

Sandra
SandraPermalinkResponder

Inspirações para viagem a Cuba:
Livro: O Rei de Havana,
Filmes: Morango e Chocolate, 7 dias em Havana, Retorno a Itaca, Viva, Suíte Havana, Papa Hemingway
Série (Netflix): Quatro Estações em Havana

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Uma viagem inteirinha inspirada em um filme, musica ou serie? Ah, ainda nao!
Mas parte do roteiro da viagem, sim:
- Costa Amalfitana/Positano, retratados na comedia romantica "Only You".
- Reales Alcazales, Sevilla = Reino de Dorne de Game of Thrones. Belissimo! (ainda estao na list algumas das demais locacoes da serie: http://people.com/travel/the-game-of-thrones-travel-guide-every-fan-needs/)
- estatua do anjo, em Berlim (Far away so close)

Futuros roteiros de viagem baseados em filmes? Uma das minhas Inspiracoes vem do guia (acho que esgotado) "Europa de Cinema"... filmes, livros, musicas.

Nina
NinaPermalinkResponder

Costa Amalfitana, inspirada no filme Only You, que assisti na adolescência. Toscana, inspirada nos livros da Frances Mayes. Florença e Veneze, inspirada por Inferno. Adoro combinar livros e viagens!!

Sergio Garrido

Agora em junho/ julho planejei um roteiro incluindo Marrocos, Malta e Croacia - Ourzazate, Valetta, Dubrovinik... aí percebi que todas as cidades são locação de Game of Thrones!!!

Estela
EstelaPermalinkResponder

O primeiro lugar que visitei ao chegar em Paris foi o café Duex Moulins, onde Amélie Poulain trabalhava. E a ideia não foi original: o lugar estava cheio de fãs do filme, fazendo fotos até no banheiro. O que comi? Um crème brülée, claro!
Agora planejo conhecer NY baseando meu roteiro em Sex and the city, Friends e Gossip Girl (esse será elaborado pela minha filha!).

lucinha franchini

Por ser fã do seriado "Xena, a Princesa Guerreira" fui para Nova Zelândia estudar inglês e viajar. Lá chegando no aeroporto de Auckland ( literalmente na fila da alfândega) topei com o escritor, produtor, Diretor da série e marido da atriz Lucy Lawless, o Robert Tapert. Foi maravilhoso tamanha sorte. Pedi autógrafo claro!! Falei o quanto a série era amada no Brasil e ele estava de parabéns. Fui convidada para ir no set de filmagens de um episódio. Tirei fotos e conheci os atores e atrizes principais....e muitas outras histórias......Yes... Uma conquista maravilhosa.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar