Visto americano: decreto de Trump muda regras de isenção de entrevista

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Visto americano: mudanças

Colaborou | Natalie Soares

Atualizado em 1º de fevereiro de 2017

A mesma canetada que baniu viagens aos Estados Unidos de cidadãos de 7 países muçulmanos também aumentou a burocracia para viajantes de todos os países que precisam de visto para entrar no país.

A ordem executiva expedida na sexta-feira dia 27 de janeiro explicitamente revogava a isenção da entrevista para renovação de vistos ("visa interview waiver"), criada durante o governo Obama. A imprensa americana (veja aqui e aqui) interpretou a lei ao pé da letra: a partir de agora, quem fosse renovar o visto americano perderia o benefício da isenção de entrevista, e precisaria agendar entrevista como os solicitantes de primeiro visto -- o que causaria confusão em consulados ao redor do mundo.

Depois de 48 horas de vigência prática do decreto, porém, já se sabe que os termos de aplicação do decreto são mais brandos.

O que mudou:

  • Viajantes que solicitam a renovação do visto podem ser dispensados da entrevista se o visto estiver válido ou vencido há menos de 12 meses (antigamente, o prazo era de 48 meses)
  • Adolescentes de 14 e 15 anos não são mais dispensados de entrevista na solicitação do primeiro visto; apenas crianças até 13 anos continuam dispensadas da entrevista
  • Idosos de 66 a 79 anos não são mais dispensados da entrevista na solicitação do primeiro visto; apenas a partir de 80 anos há a dispensa da entrevista

O site da embaixada americana no Brasil já publicou a tradução do decreto (a revogação da isenção de entrevista consta da seção 8), mas ainda não atualizou os novos requisitos.

De todo modo, a agência de intermediação de vistos Globalvisa e o portal de notícias G1 confirmam as novas regras.

As entrevistas de visto são feitas exclusivamente nos consulados americanos de São Paulo, Rio, Brasília e Recife.

Pesquise seguro de viagem com nosso parceiro Mondial Assistance

Continua valendo o conselho de sempre para quem quer viajar aos Estados Unidos: solicite seu visto com a maior antecedência possível. Não é necessário (nem é recomendável!) ter comprado passagem aérea nem hotel -- e com o aumento do número de entrevistas, devem aumentar o tempo de espera e processamento do visto.

E você? Foi surpreendido pelas novas regras? Conte pra gente!

Leia mais:

77 comentários

Turista_radical

5000 turistas anuais na Coreia do Norte. Custa entre 7 e 12K reais pra viajar. Depende da época e do pacote pra lá. Lembrando que é via Pequim pra chegar na terra dos Kim. E pode ser de trem também. Demora 1 dia.

Neide Rodrigues Cerqueira

Eu tive passaporte americano em 2004,quando vencido renovei para ir a periguinação religiosa para Israel,agora preciso renovar e ter o visto novo americano,em Setembro vou fazer um passeio em Nova York com umas amigas. Só que meu primeiro passaporte depois que ele foi anulado eu rasguei todo e coloquei no lixo.Agora quando fui preencher o DS 160,eles pergunta se você já viajou para os Estados Unidos se sua resposta é sim tem de colocar data da viagem e o número do passaporte, a data eu sei de ida e volta mais o número do passaporte não tenho mais. Pergunto o que fazer.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Neide! Infelizmente não sabemos responder. Talvez seja melhor você procurar ajuda com os especialistas em solicitação de visto, eles já devem ter passado por isso.

orlins santana de oliveira

Tenho visto de 10 anos. Mas expirou. Estou com 67 anos. Qual o procedimento para renovação. Vou ter o mesmo tempo de visto ou não.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Orlins! Não tem segredo, é só preencher o formulário como todo mundo, pagar a taxa e encaminhar o pedido.

liriel
lirielPermalinkResponder

Bom dia, bom tenho uma viajar prevista para dezembro de 2019, mais so terei disponibilidade de ir tirar o visto americano agora em dezembro de 2018 gostaria de saber se tem algum problema e qual a validade do meu visto ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Liriel! O consulado americano recomenda que o visto seja tirado antes da viagem ser comprada. O visto normalmente vale por 10 anos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar