Colaborou | Natalie Soares
Atualizado em 1º de fevereiro de 2017
A mesma canetada que baniu viagens aos Estados Unidos de cidadãos de 7 países muçulmanos também aumentou a burocracia para viajantes de todos os países que precisam de visto para entrar no país.
A ordem executiva expedida na sexta-feira dia 27 de janeiro explicitamente revogava a isenção da entrevista para renovação de vistos ("visa interview waiver"), criada durante o governo Obama. A imprensa americana (veja aqui e aqui) interpretou a lei ao pé da letra: a partir de agora, quem fosse renovar o visto americano perderia o benefício da isenção de entrevista, e precisaria agendar entrevista como os solicitantes de primeiro visto -- o que causaria confusão em consulados ao redor do mundo.
Depois de 48 horas de vigência prática do decreto, porém, já se sabe que os termos de aplicação do decreto são mais brandos.
O que mudou:
- Viajantes que solicitam a renovação do visto podem ser dispensados da entrevista se o visto estiver válido ou vencido há menos de 12 meses (antigamente, o prazo era de 48 meses)
- Adolescentes de 14 e 15 anos não são mais dispensados de entrevista na solicitação do primeiro visto; apenas crianças até 13 anos continuam dispensadas da entrevista
- Idosos de 66 a 79 anos não são mais dispensados da entrevista na solicitação do primeiro visto; apenas a partir de 80 anos há a dispensa da entrevista
New Nova York
One World Observatory, Oculus, Eataly, Le District: um passeio a pé por Lower Manhattan
O site da embaixada americana no Brasil já publicou a tradução do decreto (a revogação da isenção de entrevista consta da seção 8), mas ainda não atualizou os novos requisitos.
De todo modo, a agência de intermediação de vistos Globalvisa e o portal de notícias G1 confirmam as novas regras.
As entrevistas de visto são feitas exclusivamente nos consulados americanos de São Paulo, Rio, Brasília e Recife.
• Pesquise seguro de viagem com nosso parceiro Mondial Assistance
Continua valendo o conselho de sempre para quem quer viajar aos Estados Unidos: solicite seu visto com a maior antecedência possível. Não é necessário (nem é recomendável!) ter comprado passagem aérea nem hotel -- e com o aumento do número de entrevistas, devem aumentar o tempo de espera e processamento do visto.
E você? Foi surpreendido pelas novas regras? Conte pra gente!
Leia mais:
Passagens mais baratas para Miami no nosso parceiro Kayak Passagens mais baratas para Orlando no nosso parceiro Kayak Passagens mais baratas para Nova York no nosso parceiro Kayak Passagens mais baratas para Las Vegas no nosso parceiro Kayak Passagens mais baratas para Los Angeles no nosso parceiro Kayak Encontre seu hotel nos EUA no Booking Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel Alugue de carro nos EUA na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF Passeios e excursões nos EUA com a Viator Ingressos para os parques temáticos de Orlando na RCA
Resolva sua viagem:
87 comentários