Califórnia de carro: deslizamento pode fechar parte da Highway 1 até junho de 2018

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Califórnia: Highway 1 interditada

Atenção: acesso a Big Sur reaberto

  • Em outubro de 2017 foi reaberto o acesso a Big Sur. Mas a estrada ainda está bloqueada logo adiante. Leia este post para refazer o seu itinerário.

Definitivamente, 2017 não é um ano bom para a Highway 1, a estrada costeira da Califórnia que proporciona uma das road trips mais desejadas dos Estados Unidos.

Primeiro foram as chuvas de fevereiro, que causaram danos estruturais na ponte do Pffeifer Canyon. A ponte precisou ser demolida e já está sendo reconstruída. A previsão é que a ponte substituta esteja pronta em setembro de 2017.

A reconstrução da ponte, porém, não garante mais a reabertura completa da estrada. As mesmas chuvas do início do ano tinham provocado deslizamentos mais ao sul, em Mud Creek, ocasionando uma segunda interdição da estrada, em Ragged Point. Pois bem: os deslizamentos nunca chegaram a se estabilizar. E agora no fim de maio, ocorreu um deslizamento gigante, possivelmente o maior já registrado desde que a estrada foi construída.

No começo de junho, a área coberta pela terra ainda não tinha parado de aumentar. A previsão é que a limpeza da área leve pelo menos um ano.

Highway 1 interditada: por onde desviar

A Maryanne do Hotel California Blog conta que é possível rodar pela Highway 1 de Carmel até a ponte (um percurso de 45 km) e voltar. Este trecho é o mais bonito e vertiginoso da costeira e vale muito a pena fazer.

Do ponto interditado você então volta até Monterey, para então seguir viagem pela Highway 101, a auto-estrada expressa da costa da Califórnia, que passa longe da costa.

É possível voltar à Highway 1 um pouco ao sul de Cambria, para mais 30 km de costeira até Morro Bay, último ponto antes da estrada voltar para o interior, na direção de San Luis Obispo. Caso você queira visitar o Hearst Castle, basta passar por Cambria e seguir na direção norte até St. Simeon. Durma em San Luis Obispo.

O site oficial da Caltrans, órgão do governo responsável pelas estradas da Califórnia, tem uma página com as condições atualizadas de tráfego da Highway 1, informando todas as interdições e trechos em pista única. Não faça a costeira da Califórnia sem consultar a página da Highway 1 nas vésperas e também no dia da viagem.

Leia mais:

36 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Rosangela
RosangelaPermalink

Eu e 3 amigas iniciamos nosso passeio na Highway 1 em 7 de Fevereiro, pernoitamos na linda Carmel e no dia 8 de Fevereiro conseguimos ir somente até o início do Big Sur onde um policial rodoviário nos avisou que a rota havia sido recém interditada !
Tivemos que voltar ate Monterey e de lá pegar a US 101. Resolvemos seguir até LA pela rota alternativa pois o trecho liberado da US 1 era pequeno e achamos que não valia a pena retomar. Pensamos em fazer o caminho de volta (dia 13/Fev) pela Highway 1 mas consultamos o site e continuava bloqueado. Ficou o desejo de voltar pois esse era o ponto alto das nossas férias !
Essa rota alternativa também é bem bonita, cruza lindas montanhas e fazendas de plantações decfrutas, criação de gado e outros. Mas ... nada se compara ao Big Sur na Highway 1 !!!

Anderson Antonio
Anderson AntonioPermalink

Eu, minha esposa e minhas filhas fizemos a viagem dos sonhos de Motorhome pela Califórnia, um dos pontos altos era a descida da HWY1, dormimos e Carmel no dia 02/FEV e no dia 03 iniciamos o trecho que seria a parte mais bela, Big Sur, infelizmente não havia nenhuma placa já em Carmel avisando da interdicao, então seguimos viagem e quando veio aquela placa e nem quis acreditar!!! Mas não tínhamos o que fazer, o jeito foi retornar e pegar a Hwy 101, memos glamour, somente plantações mas tudo bem, fica a oportunidade de voltar em breve para concluir este trecho que ficou faltando!!!!

Diego Maia
Diego MaiaPermalink

Querendo chorar & acendendo uma vela pra reabrirem a ponte até maio

Fernando
FernandoPermalink

Acendendo uma vela para final de Abril kkk

Mauricio
MauricioPermalink

Alguém sabe se houve a inspeção e qual o resultado?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maurício! Não saiu notícia sobre a inspeção, mas saiu esta foto aérea no Big Sur Blog:

https://blogbigsur.wordpress.com/2017/02/23/aerial-photos-of-pfeiffer-canyon-bridge-cracking-in-half-22317/

A ponte está severamente danificada, vai precisar de obras estruturais.

Maryanne
MaryannePermalink

Infelizmente, agora é definitivo. A estrada deverá ficar fechada pelo menos até abril. Já qto ao viaduto condenado, falam em até 1 ano pra construção de outro. Acabei de fazer um novo post lá no blog.

Marcos Vinicius
Marcos ViniciusPermalink

Maryanne, corri no blog mas não achei esse post novo. Tem um post sobre a interdição que é de 17/02.
Planejo fazer o Big Sur no final de março e estou buscando saber qual será o tamanho da interdição até lá. Será que manterão a estrada fechada apenas nas imediações da ponte? Será que não liberarão um trecho para ser percorrido mesmo tendo que voltar pra 101 depois? A interdição da ponte impede de chegar na McWay Falls "por cima", via Carmel, mas não será possível chegar nela "por baixo", via Cambria?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcos!

O post novo da Maryanne é este aqui:

http://hotelcaliforniablog.com/2017/02/26/hw-continua-fechada-em-big-sur/

Andre L.
Andre L.Permalink

Quando há deslizamentos em encostas já meio arriscadas, a reconstrução costuma já dar conta de evitar o mesmo local problemático, por exemplo, fazendo um viaduto mais longo suspenso, ou estaiado, evitando o talude que cedeu.

Pela complexidade geológica, acho improvável que novo viaduto esteja prontos antes de 2 anos. Espero estar enganado, o trecho é muito bonito.

Marcos Vinicius
Marcos ViniciusPermalink

Vou deixar uma dica para quem, como eu, está um pouco perdido sobre qual parte exatamente está interrompida e também quiser saber mais sobre a interdição.
Esse mapa da Caltrans mostra todas as interdições em vias da Califórnia: http://quickmap.dot.ca.gov/

Alan Metzler
Alan MetzlerPermalink

Alguem sabe se é tranquilo passar pela Nacimiento-Ferguson Road? A estrada é muito perigosa? Li que é uma rota alternativa muito utilizada pelos locais. Muito obrigado!

Marcos Vinicius
Marcos ViniciusPermalink

Alan, em algum post mais antigo desse blog (http://www.thebigsurblog.com/) eles mostram que a Nacimiento-Ferguson Road também foi afetada, e muito.
É a lógica: ela é uma estrada menor, que passa pelas montanhas, então deve ter sofrido bem mais com as chuvas. E suponho que os locais devem usar 4x4.

Fabio
FabioPermalink

Fiz o trecho em 2013, e almocei no restaurante deslumbrante do Post Ranch Inn, tendo pernoitado em Monterey. É um passeio magnifico. Recordo-me de enorme afluxo de carros de turistas pela região. Quando fizemos a PCH, ela estava em obras em diversos trechos, com interrupções automatizadas para o restauro da pista, em obras enormes. Acredito - pela pujança do Estado da California e pelo grande afluxo de turistas à região - que nos surpreenderemos com a rapidez da obra.

Marcelo Fernandes
Marcelo FernandesPermalink

No mapa da Caltrans (http://quickmap.dot.ca.gov/), se vc clica no ponto de interrupção, aparece a indicação de bloqueio total entre Big Sur Station e Pfeiffer Canyon Bridge com previsão de término para 31/12/2017.

Charles Hanson
Charles HansonPermalink

Fiz de San Francisco com pernoite em Carmel chegando na noite seguinte em LA pela Big Sur e é realmente de encher os olhos, principalmente se tiver ao seu lado seus entes. Viagem nota 10. Ficamos alguns dias em LA e seguimos para Las Vegas, cenário deslumbrante. Vale a pena.

Luize
LuizePermalink

Bom dia! Estava planejando minha viagem para Califórnia em outubro/17, mas com a ponte interditada será que vale a pena ir mesmo assim ou seria melhor deixar para o próximo ano? :'(

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luize! Até refazerem a ponte, o percurso vai ficar mais trabalhoso, requerendo um dia a mais de viagem. Você vai poder fazer a costeira até a ponte interditada, então vai voltar a Carmel, contornar pela 101 e retomar a costeira até o ponto que quiser, retornando pelo mesmo caminho.

claudia Rojas
claudia RojasPermalink

Boa noite. Então poderemos dar a volta e percorrer toda a Big Sur, com excessão da ponte? ida até a ponte, retorna até Carmel , vai pela 101 e depois entra na Highway 1 e percorre a volta até a ponte, para ver o outro lado? É isso ? obrigada desde já

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cláudia! A interdição é mais amola do que imaginávamos. Amanhã sai um post linkando para o blog Idéias na Mala, que tem todas as informações.

Waldana Andruchechen
Waldana AndruchechenPermalink

Luize, o trecho mais bonito já está aberto.
https://www.acontecenovale.com/highway-1-fechada-e-agora/

Waldana Andruchechen
Waldana AndruchechenPermalink

Pessoal,
Fomos fazer este trajeto e temos uma atualização fresquinha da Hwy 1.
https://youtu.be/aSiJP5OrlMk
https://www.acontecenovale.com/highway-1-fechada-e-agora/

Bjos.

Andre L.
Andre L.Permalink

Um novo deslizamento, muito maior que o original, afetou uma das encostas onde uma das pontes tinha sido demolida. O volume de terra é quase 10x maior que o original. Não houve vítimas, ao que parece, pois a área vinha sendo monitorada e o desabamento era iminente com chuvas recentes.

Não há previsão de reabertura total da CA-1, pois agora será preciso um plano mais ambicioso para reconstruir um trecho de uns 1200m com traçado novo, talvez. Antes de iniciar reconstrução é preciso esperar o solo se estabilizar.

Mais informações: http://www.mercurynews.com/2017/05/23/massive-landslide-covers-highway-1-in-southern-big-sur/

Adriana Miyata
Adriana MiyataPermalink

Olá… tenho viagem em julho para SF e a ideia era descer a costa pela Highway 1 até LA… vi que em maio houve um deslizamento que interdita outro trecho … não consegui encontrar update sobre este outro incidente... será que agora toda a Highway 1 está interditada? SOS novo roteiro… please… valeu Bj Adriana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! Vamos atualizar essas informações ainda esta semana. Mas basicamente o problema continua o mesmo: só dá para ir até um ponto, então é necessário voltar a Carmel.

Gabriela
GabrielaPermalink

Olá Bóia,
Já tem atualizações sobre esse assunto?
É possível percorrer o trecho de Big Sur?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriela! O texto foi inteiramente atualizado no sábado passado...

Cláudia Cecília
Cláudia CecíliaPermalink

Olá, Bóia,
Você acha que essa interdição seria motivo para mudar os planos de fazer essa viagem em julho (sem previsão de quando seria possível fazer de novo) Ou o trecho liberado já é bacana o suficiente?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cláudia! Em termos de paisagem, o melhor está garantido. A chatice é só precisar fazer o desvio.

Sergio carvalho
Sergio carvalhoPermalink

Olá. É uma pena. mas o roteiro já estava pronto. Eu e a Gladys iremos dia 22 de setembro from San Francisco to LA. Nothing can´t stop us. Na torcida pela liberação da ponte.

ADRIANO ROGERIO PATUSSI

Por favor, conte como foi. Pretendo fazer esse passeio em maio/2018 e por isso toda informação é bem vinda. Bom passeio!

Sumine Koch
Sumine KochPermalink

Infelizmente a Highway 1 continua interditada, fizemos a descida até Carmel e de lá pegamos a 101 para Sta Barbara que tem um trecho bem legal que costeia o mar até Ventura.

Andre L.
Andre L.Permalink

Dá pra ir a Big Sur, com a conclusão da uma ponte nova.

Fonte: http://www.sfchronicle.com/bayarea/article/Big-Sur-back-in-business-with-opening-of-Pfeiffer-12277324.php

Não dá pra fazer o passeio por toda a rota, pois o deslizamento gigante em Mud Creek ainda não foi sequer limpo, e as obras de nova ponte e estada não vão começar antes do fim do verão do ano que vem (ou seja Setembro 2018 para início das novas obras).

Danielle Fogaça
Danielle FogaçaPermalink

Uma parte da Big Sur realmente está aberta! Fomos hoje de Carmel a Lucia (onde paramos almoçar na Lucia Lodge, e vimos baleias da janela do restaurante, super recomendo essa parada, além da comida ser muito boa também!) Mas tem um bloqueio em Gorda-CA... então voltamos até Monterey para seguir para San Luís Obispo! É um trecho longo pra ir e voltar, mas é muito lindo e vale muito a pena!!!!

Fabiano
FabianoPermalink

Para quem vai de Carmel a Bispo não dá pra sair da 1 e pegar a Nascimento Fergusson antes do bloqueio em Gorda?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabiano! Pode, mas não vale a pena. Volte a Carmel e pegue a 101.