Vacina contra febre amarela: dose fracionada não serve para viajar

Confirmado: Cuba agora exige a vacina contra febre amarela

cuba vacina febre amarela

Conforme eu alertei no post Panamá exige vacina contra febre amarela a partir de 6 de fevereiro; mais países devem passar a exigir o certificado, a lista já começou a aumentar.

Desta vez é Cuba, que passou a exigir o certificado de vacinação contra febre amarela para viajantes brasileiros desde 7 de fevereiro.

Quem deu o primeiro testemunho foi a Carolina, que conseguiu embarcar no Brasil sem a vacina mas perdeu a conexão em Bogotá, onde a Avianca providenciou que ela fosse vacinada (!) e embarcasse num vôo seguinte.

(Esse procedimento, diga-se, foi totalmente irregular. A vacina só vale depois de 10 dias de tomada, e portanto a Carolina poderia ter sido barrada do mesmo jeito ao chegar em Cuba. E como a vacina costuma provocar reação forte nos primeiros dias, a viagem poderia ter sido prejudicada por uma gripe fora de hora.)

Ontem, dia 13, a Susana trouxe a informação de que o site da Avianca internacional está avisando da vacina no alto da home (com link para esta página).

E o Antonio Pedro matou a charada de vez, ao localizar uma notícia no Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores com a informação da nova exigência, desde o dia 7 de fevereiro.

Como conseguir seu certificado:


Vacina contra febre amarela
Tudo o que você precisa saber

34 comentários

O problema é que com essa paranóia que o povo está agora os postos do SUS aqui no Rio estão lotados (tem que formar fila 1h e meia antes da distribuição de senha). Ou você madruga e perde a manhã inteira ou chega às 10h30 pra pegar senha às 12h e a vacina começa às 13h. E nos particulares está em falta.
Temo que os EUA comecem a pedir por causa da Florida!

Recentemente fui a Bahamas que é um pais que exige a vacina, porém se a chegada for em cruzeiro ( navio) nem olham se você tomou.

Vamos para o Peru em abril/17 e o guia que contratamos para Cusco nos recomendou providenciar o certificado internacional de vacinação.

    Olá, Pedro! No momento, é só uma medida de precaução mesmo, não uma exigência. Mas acreditamos que um dia a exigência virá mesmo, então é melhor se vacinar e tirar essa preocupação da cabeça.

Olá. A obrigatoriedade da vacinação para turistas brasileiros em Cuba já consta no site da Anvisa, que é uma ótima fonte de consulta para quem pretende viajar ao exterior:

https://www.anvisa.gov.br/viajante/

    Olá, Antonio Pedro! Na verdade o site da Anvisa passou anos mandando a gente tomar vacina para lugar que não exigia (Peru, por exemplo). Talvez agora fique certo…

Já que tem essa vacina para tomar pelo SUS o correto seria todos tomarem, pois o risco de pegar essa doença no Brasil é concreto. Eu sempre tomei e sempre viajei com meu certificado. Não entendo essa cultura do povo de deixar tudo pra última hora.

Por que os países da europa não exigem o certificado de vacinação pra febre amarela? Não há risco de exigirem?

    Olá, Vítor! Porque não há florestas tropicais nem mosquitos transmissores da doença. É uma região do planeta fora de risco. Só países com zonas tropicais exigem. A Austrália exige porque tem uma vasta área no trópico.

Estive em Cuba, onde entrei em 01.02, e no Panamá, onde entrei em 08.02. Estava com certificado de vacinação em dia, mas em nenhum dos dois países foi exigido.

    Olá, Luiz Felipe! Mas agora quem não tem vacina pode ser barrado pela cia. aérea no embarque. Não vale a pena estimular o jeitinho.

    Além do mais, quando você entrou em Cuba a vacina ainda não era exigida. E o Panamá, que exige desde o dia 6 de fevereiro, isenta da vacina quem passa por lá em conexão.

Tinha viagem marcada pela copa hoje (14/02 às 02h30 ) e me foi negado o check in porque não tinha vacina. A copa não me avisou nada que desde o dia 07 é obrigatório. Eu sou alérgico a vacina e fiz um documento de última hora para tentar o embarque hoje a noite. Lastimável a atitude da cia aérea, já estou lesado em 1 dia na viagem.

Olá pessoal! Só para acrescentar. Também vi um comunicado no site internacional da Avianca. Está no alto da primeira página.Uma amiga disse que estão exigindo para a Colômbia também, mas ela não soube me falar onde viu a notícia, por isso não sei se é verdade.

    Olá, Susana! O Ricardo Freire acredita que todos os países tropicais do continente vão exigir, mais cedo ou mais tarde. É melhor se vacinar.

    Mas se já fosse exigido pela Colômbia, a Avianca teria avisado no site. Não faz sentido avisar sobre Cuba e não avisar sobre a própria Colômbia.

Confirmado, a operadora do Cruzeiro que farei com saída de Havana me ligou informando da exigência, só que o cruzeiro sai domingo … aqui já temos o certificado, com exceção da bebê de 6 meses, mas informaram que para ela não é exigido.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito