Vacina contra febre amarela: dose fracionada não serve para viajar

Panamá agora exige vacina contra febre amarela; mais países da América Latina devem passar a exigir o certificado

Vacina contra febre amarela para viagem

Vai ao Panamá? Saiba que:

  • Desde 6 de fevereiro de 2017 o certificado internacional de vacinação contra febre amarela é exigido para quem vai desembarcar no Panamá
  • A vacina não é necessária para quem apenas fizer conexão sem sair do aeroporto

Como conseguir seu certificado:


Vacina contra febre amarela
Tudo o que você precisa saber

82 comentários

Alguém sabe me dizer se é preciso tomar a vacina para ir `a Quito?

    Olá, Luiz Marcelo! Não temos depoimentos de leitores a exigência de vacina no Equador. Comunique-se com a sua cia. aérea, que é quem faz o primeiro controle, e não deixa embarcar quem não atende às exigências do país de destino. Na dúvida, se houver tempo hábil, vacine-se.

Vc sabe me dizer q vale pra vida toda a que tomarmos agora ou as q tomamos ha 10 anos tbm vale??

    Olá, Cynara! Teoricamente, a vacina que já tomamos vale para a vida inteira. Mas o ideal é tentar tirar uma segunda via do certificado internacional, assim já estará assinalado o “para a vida toda” (for life).

Ola Ricardo, minha mãe vem me visitar e a conexão do Brasil pra ca passa no Panama por 2 horas, ela pode ficar tranquila sem o comprovante da vacina? Obrigada

Alguém sabe informar se estão exigindo a vacina na República Dominicana. Obrigado.

    Olá, Adriana! Hoje, 6 de fevereiro de 2017, não estão. Isso pode mudar, mas hoje a vacina não é exigida (nem nunca foi antes).

Alguém sabe informar se para bebê de 6 meses é exigido o certificado? No Brasil a vacina só é aplicada a partir de 9 meses. Estou tentando contato com a Copa…

Tenho contra-indicação à vacinação para a febre amarela. O que fazer? Desistir de conhecer os países que exigem o certificado?

    Olá, Hélio! Clique no post da isenção da vacina, está linkado ao pé do texto.

Olá, uma pequena correção para o texto.
O surto, no momento, não é “na faixa litorânea do Sudeste”, mas sim essencialmente no interior de MG, com alguns poucos casos no interior do ES e SP. mas nenhum caso contraído no “litoral” até agora.
Esse mapa mostra os municípios onde as pessoas contraíram febre amarela:
https://ecdc.europa.eu/en/healthtopics/yellow_fever/current-transmission/Pages/yellow-fever-map.aspx

inclusive, grande parte do “litoral do Sudeste” continua fora da área de vacinação recomendada, como, por exemplo, todo o litoral de SP e muito do RJ (só é recomendada para os municípios no extremo norte do estado do RJ).

Saberia me informar se quem está vindo do EUA em direção ao Brasil também será exigido? Acredito que a conexão será de 7 horas. Obrigada desde já.

    Olá, Monica! Provavelmente não vão encrencar, mas informe-se com a cia. aérea.

Oi Ricardo, precisa atualizar o post sobre como tomar a vacina de febre amarela, mas não consegui avisar por la. A seção “Terceiro passo: despreocupar-se” não é mais necessária já que a vacina passou a valer pra vida toda, não é? Abraços!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito