O MetrôRio inaugurou no último sábado, dia 25 de março, a unificação entre as linhas 1 (Uruguai-General Osório) e 4 (General Osório-Jardim Oceânico).
Com o novo esquema, acabam as baldeações na estação General Osório, em Ipanema; os passageiros seguem no mesmo trem da Tijuca (estação Uruguai) à Barra (estação Jardim Oceânico), sem precisar trocar de plataforma. Ou seja: vai dar para ir para a Barra sem baldeação (e vir da Barra para a Zona Sul, o Centro ou a Tijuca no mesmo trem).
Ir da Barra até a estação da Cinelândia, no centro do Rio (onde você pega o VLT para o Boulevard Olímpico), agora leva apenas 30 minutos; até a estação Siqueira Campos, em Copacabana, são 18 minutos e só. Além disso, o intervalo entre os trens que têm origem na estação Jardim Oceânico diminuiu. (A má notícia fica por conta do aumento da passagem, que vai subir a R$ 4,30 na próxima semana.)
Aproveite a Barra sem baldeação
O novo esquema também facilitou demais quem usa as novas estações de Ipanema (Nossa Senhora da Paz) e Leblon (Jardim de Alah e Antero de Quental): antes da unificação das linhas, o passageiro mal ficava 5 minutos no trem e já tinha que fazer baldeação em General Osório.
Estação General Osório
Sem a necessidade de baldeação, mudou o uso das plataformas na antiga estação de integração, a General Osório.
Embora todos os cinco acessos à estação General Osório continuem abertos, a plataforma original da linha 1 na estação não está mais em funcionamento. O embarque e o desembarque passaram a ser feitos apenas na plataforma da linha 4, inaugurada no ano passado, com os Jogos Olímpicos. O acesso mais perto da nova plataforma é o da rua Barão da Torre com Teixeira de Melo (acesso D - Complexo Rubem Braga).
Um vagão das linhas 1 e 4
A sinalização nas estações já foi trocada. Para tomar um trem do centro à zona sul, quem procurava pela direção "General Osório" deve agora procurar por "Jardim Oceânico". No lado externo dos vagões, "Jardim Oceânico" aparece no visor luminoso, substituindo "General Osório" como destino final.
Segundo o MetrôRio, o fim da baldeação entre as linhas 1 e 4 fez o tempo de viagem cair pelo menos 9 minutos para quem antes precisava trocar de plataforma. Para quem apenas vai ao Rio de Janeiro de visita, se hospedar na Barra vai ficando cada vez mais interessante, e explorar lugares fora do circuito na cidade, também.
4 comentários