Vacina contra febre amarela: dose fracionada não serve para viajar

Mais dois países exigem vacina contra febre amarela: Colômbia e República Dominicana

vacina febre amarela colômbia punta cana

Conforme a gente aqui no Viaje na Viagem previu em fevereiro, mais países tropicais estão passando a exigir o certificado internacional de vacinação contra febre amarela de viajantes brasileiros.

A nova leva é composta por dois destinos quentes do momento: a Colômbia e a República Dominicana, justamente os dois países mais em conta da América Latina para brasileiros.

A nova norma da Colômbia está em vigor desde o dia 30 de março, quando foi emitida esta circular do Ministerio de la Salud (veja também a nota da Latam).

A exigência na República Dominicana foi divulgada dia 2 de abril pela revista Istoé (agradeço ao leitor Eularino de Andrade pela informação).

Como conseguir seu certificado:


Vacina contra febre amarela
Tudo o que você precisa saber

Passagens mais baratas no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões com a Viator

68 comentários

Não é necessário visto para a República Dominicana, ou seja, Punta Cana não necessita de apresentação do CIVP (Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia).
Retirei essa informação do site da anvisa: https://viajante.anvisa.gov.br/viajante/ além de ter ligado para a companhia aérea e para a própria ANVISA.
Tomem cuidado ao emitir essa informação, você não tem idéia do stress e desespero que me causou com esse post, minha viagem está marcada para 10/04…

    Olá, Bruno! Um país não precisa exigir visto para exigir vacinação contra febre amarela; são duas coisas diferentes. Panamá, Colômbia, Venezuela e Bolívia não exigem visto de brasileiros, mas exigem a vacina.

    A notícia da Istoé, que repercutimos aqui, foi atualizada pela imprensa dominicana. A vacina está sendo pedida apenas para passageiros que admitam ter estado em Minas Gerais ou no Espírito Santo antes de viajar. Já está atualizado no texto.

Chegamos em Bogotá no dia 29.03 devidamente vacinados e munidos do certificado Internacional de vacinação, mas em nenhum momento nós foi solicitado. Agora entendi a razão, a portaria vale a partir de 30.03.

Realmente sinto o viajenaviagem como uma bóia pra agarrar em meio a tanta informação. Estou indo pra Europa (Portugal, Espanha e Itália) na semana que vem e tive um “mini infarto” ao pensar que deveria ter tomado vacina. Agora estou mais tranquila. Obrigada por mais essa

Ola Boia, estou indo para Rep. Dominicana na proxima semana , liguei para a GOL e nao sabem informar nada sobre essa exigencia. Como faltam menos de 10 dias vai ficar complicado. Amanha vou tentar ligar no consulado. Se eh tiver alguma informacao util informo a voces.

Ola boia, vou para miami, via bogota, e pasme, a avianca diz nao saber se quem esta em transito ( por 3 horas, no meu caso) precisa do certificado internacional.
Mandou ligar na imigraçao ????.
V cs tem previsao dessa informaçao sobre apenas o transito em bogota apenas?

    Olá, Roberto! Tentamos confirmações por atendimento telefônico e por vias oficiais e até agora, nada, só evasivas. Está bem diferente de quando o Panamá passou a exigir vacina — o pessoal da Copa estava bem treinado.

    Pela lógica, conexões ficam fora da exigência da vacina. Você não vai precisar passar pela imigração (quando checam o certificado) nem sairá do aeroporto.

    Mesmo se exigirem, se o atendimento telefônico ainda não está afinado com o assunto, é porque ainda dá para dar jeitinho (por enquanto). Quando Cuba passou a exigir vacina, havia um aviso na home do site internacional da Avianca. Até agora não apareceu o aviso da vacina para a Colômbia no site da Avianca (a circular que a gente publicou é da Latam).

Alguma chance de Uruguai, Chile e Argentina exigirem a vacina? Vou para Mendoza em maio e fico preocupada. Tomei a vacina há mais de dez anos, mas não emiti o certificado internacional, sabem dizer os postos emitem apesar de todo esse tempo ou se tenho que me revacinar? Anda difícil fazer isso aqui na minha região. Meu marido tem mais de 65 anos, como a vacina não é recomendada para idosos, penso em pedir uma atestado para um médico e fazer o certificado de isenção no caso dele.

    Olá, Karen! A Argentina tem uma zona subtropical, a província de Misiones, onde poderia haver transmissão da doença. Mas acredito que só tomariam essa decisão se fosse detectado algum caso na região de Foz. O Chile está protegido pela cordilheira, é um país temperado do centro para o sul e desértico no norte, não deve exigir nunca. Para o Uruguai deve valer o mesmo raciocínio da Argentina — se não houver foco no Rio Grande, é difícil que o Uruguai peça.

Caso todos os tripulantes tivessem sempre seguido os conselhos do Comandante, já estariam vacinados e livres desses perrengues. Mas, ô preguiça, viu!

Comandante e Bóias:
Mais explicadinho impossível! Parabéns pelas atualizações de primeira! 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito