Alitalia: governo italiano renova empréstimo e garante operações até abril de 2018

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Alitalia falência

Atualização:

  • A venda da Alitalia foi adiada até 31 de outubro de 2018. As passagens estão garantidas até esta data. Leia mais clicando neste post atualizado.

Em maio de 2017, a falência da Alitalia foi evitada pelo governo italiano, que instaurou uma 'administração extraordinária' (é o jargão oficial). Para garantir seu funcionamento até que aparecesse um comprador, o estado ofereceu um empréstimo-ponte de 600 milhões de euros, que manteria a cia. operando até novembro de 2017.

De lá para cá, a Alitalia manteve suas operações e até acrescentou novas rotas. Alguns pretendentes se manifestaram -- entre eles, a Lufthansa. Mas eis que o prazo-limite de novembro de 2017 se aproximava, mas nenhum negócio tinha sido fechado.

Então mais uma vez o governo italiano compareceu com mais 300 milhões de euros, estendendo o prazo para a venda da Alitalia até 30 de abril de 2018.

Tudo parece se encaminhar bem, mas de todo modo, até que a Alitalia seja efetivamente comprada não é sensato comprar passagens com ida ou volta em qualquer data além de 30 de abril de 2018.

Leia mais:

110 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Thiago
ThiagoPermalink

Boa tarde.
Estou pretendendo comprar uma passagem para junho de 2018, mas estou receoso. Em caso de a empresa ser comprada, ainda que o voo seja cancelado, poderia pedir restituição?
Outra duvida: caso eu compre a passagem agora, poderia pedir a restituição do valor integral posteriormente, em caso de eu sentir que haja algum risco de falência?

O valor da passagem está realmente bom. Ano passado eu não comprei e depois acabei pagando 3x mais. Agradeço desde já pela ajuda.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago! Se a cia. fechar, você entra para a fila de credores. Se mudar de idéia no meio do caminho, receberá o reembolso estabelecido nas suas condições tarifárias.

Reginaldo lima
Reginaldo limaPermalink

Tenho viajem marcada para Roma na Alitalia com ida dia 28.02.18 e retorno 12.03.18.e eu irei de lá para Lisboa ,porto,Paris e Dublin,com as passagens e todos hotéis pagos,em caso de falência eu terei todo esse prejuízo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Reginaldo! Em caso de insolvência você entra para a fila dos credores da massa falida. Mas até o fim de abril a situação está garantida pelo governo italiano.

Edgar
EdgarPermalink

Oi, Bóia. Primeiramente, feliz natal para você e toda a equipe Viaje na Viagem. Estou com viagem marcada para maio de 2018 e já tenho todas as passagens compradas (nenhuma pela Alitalia), com exceção de um trecho interno (Madri - Roma). Estou acompanhando esse último trecho faz tempo e vejo a Alitalia como opção mais acessível. A questão é que a viagem é em maio de 2018 e o governo italiano garantiu as atividades da empresa apenas até abril. Por isso pensei em comprar por meio de agência de viagens. Você sabe me informar se as agências garantem as passagens em caso de falência da companhia aérea? Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Edgar! É mais fácil não ficar na mão comprando com agência de viagem, sim, mas em caso de fechamento da cia. a dor de cabeça é certa.

A última notícia que saiu sobre o assunto é do início de dezembro (a falta de notícias é uma boa notícia). Dá conta de que a cia. não precisou usar a maior parte do empréstimo-ponte do governo, e que por isso pode agüentar mais tempo até escolher um comprador.

http://www.ansa.it/english/news/business/2017/12/05/no-need-to-extend-alitalia-loan-delrio-4_cf439bcf-e2ab-43db-9ff8-3bdce2344710.html

Leandro
LeandroPermalink

É complicado deixar de aproveitar as promoções da Alitalia para viajar no final de maio/18. A diferença de preço para as outras companhias é muito grande nos voos para Paris ou Londres, por exemplo. Além disso a Alitalia lançou novos voos do Brasil para a Europa, tudo indica que a empresa está se viabilizando, mesmo sem uma venda. Mas realmente é um risco. Estou pensando mil vezes antes de comprar mas os dedos ficam com aquela coceirinha do tal de 'wanderlust'...

Lilian
LilianPermalink

Olá Boia! Pretendo ir pra Itália do dia 5 a 21 de abril de 2018. Depois de muita pesquisa com tendência pra outras companhias em função da crise na Alitália cheguei a conclusão que as opções dessa companhia são infinitamente melhores que das outras... Venho acompanhando seus posts sobre o assunto e gostaria de saber se tem alguma notícia diferente. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lilian! Não temos outras notícias. A sua viagem está no período garantido.

Rosilda Amaral
Rosilda AmaralPermalink

Olá, eu tô num dilema...minha passagem de ida pela Alitalia é em 25 de abril, ainda dentro do prazo estabelecido pelo governo italiano, mas a volta é em maio. Será que terei que comprar outra passagem de volta em outra companhia e pedir cancelamento desta já comprada?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosilda! Tudo deve dar certo, a companhia dificilmente vai fechar. Mas se fechar, você perde a passagem de volta e tem que comprar outra.

Luiz Fernando
Luiz FernandoPermalink

Tenho viagem marcada para o dia 29/04 de São Paulo para Roma, o retorno está marcado para o dia 16/08, como faço para confirmar se o meu retorno estará garantido pela Alitalia?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiz Fernando! Por enquanto, não está. Quando tivermos novas notícias, publicaremos.

Juliana Santos
Juliana SantosPermalink

Queridinhos,
bateu aquele leve desespero pq tenho passagens para 27.06 e retornando dia 17.07 para Alitalia.

E agora o que fazer? Esperar ou não esperar? Eis a questão rsrs.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Espere, tudo parece estar se encaminhando bem.

Diogo Cabral
Diogo CabralPermalink

Olá Boia! Sou leitor deste site e me preocupei com a notícia e comentários. Tenho viagem marcada entre os dias 10 a 25 de maio de 2018 ( GRU-FCO-CDG e AMS-FCO- GRU). Comprei via CVC. É hora de tentar alterar o pacote e provalvmente ter que pagar a mais na mudança ou aguardar? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diogo! O fato de a própria CVC continuar vendendo Alitalia é mais um sinal de que as coisas se encaminham bem. Mas mesmo se acontecer o pior, no seu caso dificilmente a CVC deixaria você na mão.

Diogo Cabral
Diogo CabralPermalink

Muitíssimo obrigado !!

JANAINA COMETTI LOPES
JANAINA COMETTI LOPESPermalink

Andei fazendo pesquisas monstro aqui... rs... parece que há uma proposta de venda pra ser votada agora em 22/2, a empresa ficaria dividida entre 4 aéreas, incluindo a Air France e Easy jet.

Ro
RoPermalink

Eu tb estou com passagens para julho, nem por isso vou sair por aí desesperada, não há nada o q fazer, por enquanto nada aconteceu, e é muito mais provável que nada aconteça.

marco silva
marco silvaPermalink

Exato. Ficar especulando e entrara em parafuso, de nada adianta.

JANAINA COMETTI LOPES
JANAINA COMETTI LOPESPermalink

A agência de viagens Abreu também continua vendendo pacotes com voo pela Alitalia...este fim de semana são as eleições por lá, e provavelmente só depois do resultado possível venda seria divulgada.

Antonio Carlos Gomes de Oliveira

Simples enquanto não houver definição não compre para depois não ter dor de cabeça e consequentemente dor no bolso se falir ninguém recebe. Ai o barato vai sair bem caro.

Maria
MariaPermalink

Comprei passagem pela KLM mas a conexao posteior é pela Alitalia para outubro/2018. Caso haja alguma complicação, a KLM é a responsável pela minha passagem?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria! Precisa ver se o código localizador é o mesmo (se as passagens são realmente vinculadas ou se são apenas dois vôos avulsos).

Maria
MariaPermalink

Oi. É o mesmo localizador. Comprei numa agência de turismo. A agente de viagens me informou que a Alitalia estava com esse problema, mas disse que nesse caso a KLM que era responsavel. So queria confirmar.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria! Então deve ser isso mesmo smile

Mas olhe: a Alitalia está toda faceira lançando vôos e programas... deve estar confiante na venda.

Allan Almeida
Allan AlmeidaPermalink

Olá Bóia, tenho viagem para a europa dia 27/05/2018 e retorno dia 08/06/2018, todos os trechos feitos pela Alitalia....existe alguma informação nova sobre a empresa? Devo me preocupar mesmo estando tão perto da data da viagem? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Allan! A venda está sendo adiada em seis meses.

Lais
LaisPermalink

Gente estou com bastante medo pois nenhuma notícia mais foi veiculada. Minha viagem com eles é para o dia 2/6 com retorno em 15/6. Existe mais alguma notícia que vocês estejam sabendo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Laís! O governo italiano anunciou que está dando mais 6 meses para a Aitalia ser vendida e, com isso, pagar o empréstimo-ponte. Vamos publicar o post nos próximos dias.