Machu Picchu: regras de visitação mudam dia 1º de julho

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Ingresso Machu Picchu mudanças

O sítio arqueológico de Machu Picchu continua endurecendo as regras de visitação, com o objetivo de reduzir os danos à cidadela inca. A mais recente batelada de resoluções do Ministério da Cultura foi publicada em 21 de fevereiro de 2017.

  • Ingresso a Machu Picchu: novos horários

A maior novidade é que, para visitas a de 1º de julho de 2017, não será mais possível comprar ingresso válido para o dia inteiro. Ao comprar o ingresso, será preciso optar pelo turno da manhã ou da tarde.

Ingresso a Machu Picchu a partir de 1/7/2017

  • Turno da manhã: das 6h às 12h (Ingresso: "Machu Picchu")
  • Turno da tarde: das 12h às 17h30 (Ingresso: "Machu Picchu segundo turno")

Note que:

  • O ingresso "Vespertino (13h)" só vale para visitas até 30 de junho. Esta opção não funciona para visitas a partir de 1º de julho.
  • Até maio era possível comprar ingressos de julho em diante com duração para o dia inteiro. Esses ingressos, que foram comprados até maio de 2017, continuarão com a permanência oferecida originalmente.
  • Ingresso a Machu Picchu: outras mudanças

Junto com os novos horários, foram promulgadas novas regras. Para ver como funcionarão (e se funcionarão...) na prática, vai ser preciso esperar o dia 1º de julho.

Esses são os pontos mais importantes (e polêmicos) desse pacote do Ministério da Cultura peruano:

Obrigatoriedade de entrada com guia

O artigo 17.1 estabelece que "para entrar na llaqta (povoado) de Machu Picchu, os visitantes deverão portar seu bilhete de ingresso, seu documento oficial de identidade e estar acompanhados de um guia de turismo'.

Não gostei da resolução e acho que a sua execução vai ser bem complicada. Por que eu não gostei? Porque Machu Picchu é um lugar tão mágico, que pelo menos os primeiros momentos da visita (até você subir à parte mais alta e ter a primeira vista da cidadela inteira) deveriam ser silenciosos. Poucas coisas podem cortar mais o barato de uma visita a um lugar desses do que um guia burocrático e monocórdio se interpondo entre você e o mistério máximo da civilização inca. (Se isso rolar mesmo, sugiro levar fones de ouvido, subir o volume e só tirar depois da primeira -- e longa -- contemplação da cidadela).

A execução dessa regra tem tudo para ser bastante complicada. Os visitantes poderiam entrar com guias previamente contratados (vindos com eles desde Aguas Calientes ou Cusco), ou contratando na hora, como se faz hoje. Cada guia poderia entrar com até 16 visitantes, que estariam proibidos de se afastar de seu grupo ou de trocar de grupo. Será que Machu Picchu tem guias credenciados suficientes pra guiar todo mundo? Vai ter um guichê e um preço fixo para agilizar a formação dos grupos? Com todo mundo querendo entrar na mesma hora (afinal, todos terão que sair antes do meio-dia, ou antes das 17h30), não vai rolar um caos do lado de cá da roleta? E quem comprar ingresso combinado com subida a Huaynapicchu ou à Montanha Machu Picchu? Precisarão entrar com um guia que fique esperando na porta de entrada da subida, esperando o cliente descer para completar o circuito? Questãs...

Marcação de 3 circuitos de visita

A partir de 1º de julho, não será mais possível vagar à toa por Machu Picchu. Vão ser implementados três circuitos fixos para a visita da cidadela.

  • O Circuito 1 é o mais completo, com subida à parte alta da cidadela e percurso completo da parte baixa -- duração estimada: 3 horas
  • O Circuito 2 é o intermediário, com percurso completo da parte baixa (sem subida à parte alta) -- duração estimada: 2 horas e meia
  • O Circuito 3 é o mais curto, com percurso abreviado da parte baixa (sem subida à parte alta) -- duração estimada: 2 horas

Aparentemente será possível decidir pelo circuito no momento da visita (o que deve interferir -- e criar mais um complicômetro -- na formação dos grupos).

Esses circuitos podem ser combinados com as subidas a Huaynapicchu ou à Montanha Machu Picchu, conforme o ingresso comprado.

Proibição de reingresso

Diz o artigo 16 que 'o visitante deve cumprir sua visita e percurso dentro de qualquer um dos turnos estabelecidos. Não será permitido o reingresso à llaqta de Machu Picchu, salvo por razões de força maior ou caso fortuito'.

Aqui cabem duas interpretações, e só saberemos qual será válida depois de implementadas as regras. A interpretação branda é que você só pode estar na cidadela durante o turno do seu ingresso, e mesmo que você entre às 11h, vai precisar sair até o meio-dia. OK.

A interpretação hard é que a partir de 1º de julho não será mais possível sair da cidadela para ir ao banheiro ou fazer um lanchinho e entrar de novo durante a vigência do seu ingresso -- algo que é perfeitamente possível hoje. (Sempre lembrando que não há banheiros nem se vende água dentro da cidadela.)

Proibição de pau de selfie e explicações de guias em vielas

O uso de acessórios para celular e as paradas dos guias para explicações só serão permitidas em pontos específicos, que ofereçam área desimpedida e não sejam ponto de passagem.

Este post será atualizado à medida que eu descubra respostas aos pontos que ainda não estão claros.

Leia mais:

59 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Tati Kovalski
Tati KovalskiPermalink

Choquei!
Ricardo, estamos com passagens e hotéis reservados utilizando seu post dos 9 dias no Peru. Ainda não compramos os ingressos pra Machu Picchu, agora nessa versão, o que recomenda das três modalidades de ingressos ser mais "proveitoso" para conhecermos lá? Peguei dois dias inteiros (acrescentei no roteiro) se puder me ajudar agradeço muito!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tati! Quem responde é A Bóia. Se for antes de 1º de julho, não muda nada. A partir de 1º de julho, a maior mudança é que você precisará escolher entre o turno da manhã e o da tarde, só isso. Quem dormir em Aguas Calientes deve comprar o ingresso matutino (mas também pode comprar o vespertino se o matutino acabar). Quem vier de Cusco terá que comprar necessariamente o vespertino.

Não há três tipos de ingresso; os outros dois ingressos são para quem vai combinar com Huaynapicchu ou Montaña Machu Picchu. A decisão de qual circuito de visita (o 1, o 2 ou o 3) fazer não é determinada na compra do ingresso. O Ricardo Freire deixou claro no texto que recomenda o Circuito 1, não há por que ter dúvidas.

Tati Kovalski
Tati KovalskiPermalink

Obrigada Bóia!!!
Valeuuuuu

Ivo Chermont Prochnik Lessa de Vasconcellos

Olá Ricardo, estou indo a Machu Pichu no dia 15 de maio (chegamos às 16:00 no aeroporto de Cusco, se não tiver atraso). Estava pensando em dormir em Aguas Calientes no próprio dia 15, para poder chegar o quanto antes em Machu Pichu. O que você acha da ideia? Infelizmente será uma visita super rápida. Chego no dia 15, tenho apenas 16 e 17 para passear, e dia 18 às 12:00 eu já volto. Por isso, minha ideia é chegar dia 15 em cusco, ir para Aguas, visitar Machu Pichu no dia 16, e no voltar para Cusco a tarde, para curtir os passeios por lá no dia 17. Minhas duas duvidas são: (1) acha que vale fazer isso de ir dormir em aguas calientes n dia 15 ou vc dormiria em cusco e pegaria algum transporte no dia 16 cedinho?; (2) caso você ache melhor a opção de dormir em aguas calientes, existe algum transporte facil de cusco para Calientes a noite, lá para as 18-19:00? Muito Obrigado pela ajuda. abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ivo! Consulte os posts linkados no texto, por favor.

Francisco
FranciscoPermalink

No início do texto diz sobre o endurecimento das regras de visitação com o objetivo de reduzir os danos à cidadela, mas, pelo que entendi, vão aumentar o número de visitantes por dia podendo até dobrar esse número. Se não me engano eram 2600 por dia. Agora poderá ser 2600 por turno. Ou será 1300 por turno.... vamos aguardar. No mais acho que deveriam ter implementado estas mudanças em dezembro ou janeiro quando a visitação diminui e seria mais fácil corrigir eventuais problemas.

Tiago
TiagoPermalink

Se eu comprar hoje o ingresso com Huaynapicchu ou Montaña Machu Picchu ficarei o dia todo ou meio período? Digo isso, pois pela consulta feita hoje não há ingresso disponível para dia todo em 24/09.
Abcs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tiago! Os ingressos para qualquer data depois de 1º de julho só começarão a ser vendidos em 1º de junho. A subida a Huaynapicchu pode ser feita em dois horários, que você vai escolher na hora de comprar o ingresso. Pelo que podemos entender hoje, sim, será necessário completar o circuito de visita à cidadela e a trilha específica dentro de um turno de 6 horas (manhã) ou 5 horas e meia (tarde).

Beatriz Ribeiro da Costa

Oi Ricardo.
Estou indo para Cusco em Julho, chego 16/07 e saio 22/07 em direção a Puno. Pretendia comprar primeiro o ingresso para Machu Picchu e em seguida o trem e os hoteis (Cusco/ Águas Calientes), mas com as novas medidas não sei se devo esperar até 1º de Junho para reservar tudo ou se já garanto o trem e hoteis, antes de comprar a entrada para Machu Picchu. A idéia seria após um tour em Pisac e Ollanta (dia 19/07), ficar em Ollanta e pegar o trem a partir das 17 hs para Águas Calientes. No dia 20 conhecer Machu Picchu e retornar no meio da tarde para Cusco. Acha que corro o risco de não conseguir ingresso assim que retornem as vendas? É melhor esperar para reservar tudo após a compra do ingresso?
Sem querer abusar, o trekking a Vinicunca deve ser feito no dia anterior ou posterior à visitação de Machu Picchu?
Parabéns pelo Blog, sempre que viajo, busco informações nele. Muito show seu trabalho.
Desde já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Beatriz! Comprando cedo em junho você certamente conseguirá seu ingresso para qualquer dia de julho.

Lorena
LorenaPermalink

Primeiro, MUITO obrigada pelo post. Vi o aviso sobre as mudanças, mas não estava entendendo porque não mostrava disponibilidade de ingressos para visitas a partir de julho (quero ir no início de julho). Resolvido o enigmas rs. Tenho duas dúvidas :
Durante o mês de julho, para fazer o passeio sem as montanhas precisa comprar com muita antecedência? É arriscado deixar para comprar dois dias antes, por exemplo? Outra questão, com a limitação por turno se eu quiser ficar o dia todo precisarei de dois bilhetes ou mesmo que queira comprar dois bilhetes não poderei ficar o dia todo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lorena! Você pode comprar dois bilhetes, claro, um para cada turno. É possível comprar ingressos comuns a poucos dias da data de entrada, mas não é aconselhável. Julho é alta temporada.

Fabiana Branchini
Fabiana BranchiniPermalink

Mas sabe que se realmente for pra evitar a deterioração do lugar eu acho válido. O nosso prazer de usufruir o local deveria ser menos importante que manter o local preservado. Claro, a gente quer usufruir nossa viagem ao máximo, mas convenhamos, o ser humano anda destruindo toda a natureza ao redor. Tomara que o objetivo seja atingido.

Meire
MeirePermalink

Estamos com a programação para irmos de carro , é permitido a entrada na cidade ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Meire! O único meio de chegar a Aguas Calientes é de trem. O único meio de ir de Aguas Calientes a Machu Picchu é com o ônibus do parque. Volte à casa zero e leia sobre o destino antes de programar uma viagem maluca.

Karla Maria Corrêa
Karla Maria CorrêaPermalink

Nossa, ainda bem que já fui! Parece uma forma de aumentar a arrecadação, porque meio dia, mesmo não fazendo nenhuma das caminhadas longas, é pouco tempo. E não poder sair e reingressar, meu Deus, eles vão construir um banheiro lá dentro? A entrada já é bem cara, assim como a ida e volta de lá, etc. Dessa forma ficará ainda mais dispendioso.

João Pedro
João PedroPermalink

Muito obrigado pelo texto! Mas ainda estou com algumas dúvidas.. kkk
Em agosto vou a Machu Picchu com mais 4 amigos seguindo seu roteiro de 9 dias, no site oficial a compra ainda esta como antes, então a minha duvida é, se eu comprar agora poderei andar livremente na cidade? Como fica as visitas para Huayna Picchu? Será que da tempo de subir? Valeu!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, João Pedro! Até 30 de junho não muda nada.

JULIANA SCAPIM
JULIANA SCAPIMPermalink

Comprei ingresso há alguns meses para 16 de julho, com subida em Machu Picchu.
Nesse caso, como fica?
Posso ficar o dia todo??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Sim.

Ricardo Cavalcante
Ricardo CavalcantePermalink

Caro Ricardo, boa tarde!
Poderia passar a fonte de onde tirou a informação sobre os Circuitos, porque estamos em contato direto com o Instituto Nacional de Cultura e ninguém sabe sobre esta informação. Muito Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! Quem responde é A Bóia. Está no documento do Ministério publicado em fevereiro. Foi repercutido por blogs peruanos.

http://transparencia.cultura.gob.pe/sites/default/files/transparencia/2017/02/resoluciones-ministeriales/rm070.pdf

Capítulo II, Artigo 8

(O fato de eles não saberem do que se trata é mais um indício de que, com exceção da visita em turnos, as outras medidas são de implantação bem duvidosa...)

Gabriel Lima
Gabriel LimaPermalink

Queridos, boa tarde! Inicialmente, parabéns pelo site. Tenho duas dúvidas e agradeço a ajuda, desde já.

1. O ingresso no site oficial está 152 soles para ir pela manhã e 100 soles para entrar no parque às 13:00. Realmente é muito mais vantajoso ir pela manhã ou ir a tarde (e pegar o por do sol) também vale a pena?

2. Estou pensando em dormir duas noites em Águas Calientes pois vou com meu pai e visitar MP e voltat para Cusco no mesmo dia será bem puxado. Seria ssim: chego fim tarde em Aguas Calientes via hidrelétrica (10km), no dia seguinte passeio por Machu Picchu com calma, durmo em Águas mais uma noite e no dia seguinte faço o caminho Aguas Calientes - Hidrelétrica (10km) e sigo de van até Cusco. Por gentileza, essa é uma boa alternativa?

Obrigado novamente e parabéns pelo trabalho.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriel! O esquema de ingresso vespertino mais barato só é válido até 30 de junho. A partir de 1º de julho o ingresso vai ser só de meio turno (manhã ou tarde) e ter o preço do ingresso de dia inteiro.

Não aconselhamos Aguas Calientes via Hidrelétrica, tanto que nem listamos essa possibilidade no guia, nem listaremos.

Carolina
CarolinaPermalink

Comprei meu ingresso pra agosto no começo de abril (Machu Pichu+ Huyana Pichu). Eu continuo nas regras anteriores? Consigo entrar no parque em qualquer horário?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carolina! Pelo que entendemos, sim. A partir do dia 1º saberemos com certeza.

ROGER
ROGERPermalink

Olá Ricardo e Bóia
Tenho a seguinte dúvida. Eu estive la em 2006 e entrei às 6h da manhã e sai às 15h. Isso não será mais possível. Blza. Rodei tudo só com um amigo. Subimos e descemos várias vzs tudo. Isso não vai ser mais possível pq teremos a presença do mestre guia. Ok?! Se o circuito máximo é de 3h e vc pode ficar lá de 6-12, então como vai ser isso? Tem uma pausa ai de 3h para...??? e por último, ninguem vai poder ficar só para bater fotos, se sentar nos escadas ou no chão, ficar contemplando o relógio solar por quanto tempo quiser ou fica la em cima p contemplar aquela blz por horas e horas??? Vai virar visita escolar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roger! Só saberemos quando o esquema começar. Veja que o Ricardo Freire é meio cético quanto à exeqüibilidade da visita 100% guiada...

Vanessa
VanessaPermalink

Pôxa, já comprei minha passagem de trem para setembro, se soubesse que mudariam, teria comprado um retorno mais cedo... agora terei que sair meio dia e esperar horas pelo horário do trem. sad

Maria das Graças
Maria das GraçasPermalink

Consta do site, que os dois ingressos para visitação a partir de 1º de julho só serão vendidos a partir de 1º de junho. Ocorre que uma amiga comprou entrada para agosto, ao passo que para julho não há nada. Qual a explicação?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria das Graças! Quando ela fez essa compra?

Daniela Gracioli
Daniela GracioliPermalink

Olá, Bóia!
Comprei meu ingresso em 28/04, antes de serem divulgadas as novas resoluções de visitação. A data da minha visita é 16/09, ou seja, dentro do período de vigor das novas regras, entretanto, meu ingresso não traz nenhuma informação sobre o período de visita, ele apenas diz a data.
Devo encarar como meu ingresso sendo válido para o dia todo ou devo me preocupar?
Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Em princípio é válido para o dia inteiro. Mas como estamos frisando, só saberemos de verdade como funcionará o novo esquema depois de implantado.

Roberio Moreira Leite
Roberio Moreira LeitePermalink

Olá, estou com viagem ,marcada para agosto, já comprei passagens de ida e volta, vou aguardar para comprar , trens ,subidas ,hotéis mais próximo, ver as novidades, estou adorando as informações.Abraço

Eliane
ElianePermalink

Vou para Cusco no dia 08/07, pensamos em ir para Machu Picchu no dia 10, posar em Aguas Calientes, visitar dia 11 e voltar dia 11. quais os procedimentos para tudo isso? Ou seja, quais meios de transporte preciso usar para ir e voltar nesse trajeto e o que comprar antes? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eliane! Temos tudo isso explicadinho na nossa série do Peru, que está linkado no texto. Entenda que não é possível recontar toda a história neste pequeno espaço para todos toda vez que perguntarem. Por favor, leia a partir deste post:

https://www.viajenaviagem.com/2016/04/viagem-ao-peru-roteiro-9-noites

Domingos Costa
Domingos CostaPermalink

Visitarei Machu Picchu dia 14/07 pela manhã.
1º minha filha 17 anos e meu filho 14 tem direito a meia entrada, porém só pode comprar meia entrada lá. Para garantir nossos ingressos você aconselha comprar inteira mesmo pelo site?
2ºvisitaremos no turno matutino das 6h as 12h, porém no site não consta este turno. Tem apenas : "Machu Picchu","segundo turno" e "turno vespertino" .
Devo comprar então "Machu Picchu"?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Domingos! Compre "Machu Picchu". Para garantir, é melhor comprar ingressos inteiros para todos.

Domingos Costa
Domingos CostaPermalink

Muito obrigado pelas dicas. Programei minha viagem seguindo suas dicas! Confirmo suas respostas, pois recebi ha pouco esta resposta por email. Onde tem "Machu Picchu" ´se refere a visitação matutina das 6h as 12h

Ryssia
RyssiaPermalink

Ola, fiquei com a mesma duvida do Domingos acima. Não entendi no site qual seria o ingresso para o turno matutino e o que significa o que está escrito somente Machu Picchu.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ryssia! É o que está escrito "Machu Picchu", conforme explicamos para o Domingos. Por que você acredita que a gente daria uma explicação diferente para você?

chris
chrisPermalink

Oi Boia,
Sou grande fã do site que já me ajudou muito.
Eu também estou comprando ingressos para Machu Picchu e tive a mesma dúvida que o Domingos e a Ryssia. É que as opções de venda mudaram com o novo sistema e agora tem "Machu Picchu", "Machu Picchu segundo turno" e "Machu Picchu vespertino (13h)".
Ai realmente a gente não sabe o que significa "Machu Picchu segundo turno"... Não comprei o ingresso hoje porque também fiquei na dúvida.

Domingos Costa
Domingos CostaPermalink

Gente! Uma super dica.
Quem precisar comprar ingressos para menores de 18 anos ou estudante deve fazer a reserva no site oficial como uma compra de adulto. Depois deve enviar um email para: callcenter@culturacusco.gob.pe solicitando a correção do preço e anexar o documento que prove ou que é estudante ou que tem idade entre 9 e 17 anos que eles respondem em 15 minutos com a correção e então você pode dar continuidade ao pagamento. já estou com meus ingressos comprados e impressos. muito obrigado mais uma vez!!!

RENATA
RENATAPermalink

Domingos, por favor, eu preciso de ajuda. Há meses estou tentando comprar meus ingressos e não consigo. Esbarra na tela de verificação da Visa. Como vc conseguiu? tem alguma dica a esse respeito? acabei de tentar de novo e não consegui...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! O seu cartão pode não estar totalmente integrado ao sistema. Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2015/11/como-funcionam-verified-by-visa-mastercard-securecode-dicas

CLAUDIO
CLAUDIOPermalink

Bom dia Bóia, com essa nova readequação nas visitas a Machu Piccchu, como ficarão os ingressos conjuntos para visitar também Huyana Pichu ou a Montanha MP? O tempo de apenas um turno dará tempo para fazer a subida de uma das montanhas e ainda visitar a cidadela histórica? Grato pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudio! Pelo que entendemos, os visitantes terão 6 horas para fazer a montanha e a cidadela no turno da manhã, e 5 horas e meia para fazer a montanha e a cidadela no turno da tarde. Estima-se em 2 horas e meia o tempo necessário para fazer a escalada de qualquer uma das montanhas (Montanha Machu Picchu ou Huayna Picchu).

Danielle
DaniellePermalink

Olá! Vocês sabem dizer se pode comprar o ingresso no cartão de terceiros (no caso, seria o da minha mãe) e lá apresentar o cartão e a identidade dela? Estou super em dúvida. Eu não tenho cartão Visa. Usaria o dela.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Danielle! O site diz que o cartão pode ser pedido, mas na prática o que conferem mesmo é o nome do ingresso (que será o seu mesmo) e o nome que está no passaporte ou RG que você levar para entrar. Por desencargo de consciência, você pode fazer uma cópia xerox do cartão da sua mãe.

Elaine
ElainePermalink

Ou seja, porta do sol e ponte inca, esquece... E como eles vão controlar o horário do povo da trilha?

E acredito que realmente vai ter confusão na catraca, ninguém vai querer entrar 10h se tem que sair 12h... Vai ser todo mundo na mesma hora...

Acredito que acabem voltando atrás daqui a algum tempo...

Roberta
RobertaPermalink

Apesar de restritivas, considero as mudanças necessárias. Estive lá em maio/2016 e às 12h havia pelo menos 4 mil pessoas dentro da cidade, segundo informação de um dos guardas que regulava as entradas. Com tanta gente junta fica difícil para o turista ter um passeio agradável, assim como para os guardas locais zelarem pela preservação do patrimônio e para que a infraestrutura de serviços dê conta da demanda. Vi muita gente sem noção (brasileiros, inclusive) importunando as llamas, obstruindo as passagens já estreitas da cidade e até gritando. No meio do dia havia uma aglomeração imensa de turistas na portaria do parque tentando entrar, sem filas organizadas. Os banheiros estavam imundos, com longas filas, sem papel... Por outro lado, concordo com o Ricardo com relação à presença permanente dos guias junto aos turistas (acredito que eles serão indiretamente os responsáveis pelo controle dos horários - tipo, acabou o passeio, o grupo sai). Tive uma péssima experiência com a guia que contratei na entrada da cidade - ela não sabia (ou não tinha interesse em) responder a nossas perguntas e falava estritamente o que havia decorado, parando em pontos que interessavam apenas a ela, com grande má vontade. Foi o dinheiro mais mal gasto com turismo na minha vida. Certamente isso vai atrapalhar a possibilidade de contemplação daquele incrível lugar. Outra coisa: como não autorizar a saída/retorno para alimentação e banheiros?? Ficar 3 horas lá dentro sem poder comer ou ir ao banheiro é impraticável! Vamos ver como eles vão colocar tudo isso em prática...

Tiago
TiagoPermalink

Teria algum problema comprar os dois turnos?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tiago! Claro que não teria problema. Só não sabemos se será necessário sair e retornar, ou se vai dar para continuar dentro do parque.

Sonya Silva
Sonya SilvaPermalink

Ainda bem que estive oito vezes em Machu Picchu!!
Estou retornando em agosto, mas bem chateada com estas novas leis.
Aprovo os cuidados com a cidadela, porém isso poderia ser resolvido com maior policiamento.
Não se contempla a grandiosidade de Machu Picchu com tempo marcado, com guias e seus grupos fazendo filas pra ver apenas o que acham importante...
Tenho meus locais prediletos onde caminho e faço minhas meditações e a estes com certeza não terei mais acesso,caso essa "nova lei"seja aprovada!
Há muito planejamento de minha parte, pra uma viagem assim... e mesmo conhecendo o lugar, ainda terei de pagar um guia?
Não mais caminhar sozinha?
Sinceramente...?

Rafael
RafaelPermalink

Não entendi uma coisa: ainda é possível visitar a porta do sol e a ponte inca? Ou isso ficou fora dos roteiros?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafael! Estão compreendidas no circuito 1.

Mas veja: tudo tudo tudo é especulação. Tenha paciência e espere até 1º de julho, quando aparecerão notícias e relatos de como as novas regras estão sendo aplicadas.

Leo Umberto Barbosa
Leo Umberto BarbosaPermalink

Olá! Primeiramente, parabéns pelo blog. Não é a primeira vez que me guio por ele em minhas viagens.
No site para compra de ingressos de Machu Picchu tem as opções: Machupicchu, Machupicchu (2do turno), as opções com montanha e, por último, Machupicchu Horario Verpertino 13 horas. Minha dúvidas:
- Qual a diferença do 2do turno para horario vespertino?
- Pelo que entendi, para o horário matutino, seria a primeira opção (Machupicchu), certo?
Obrigado pela atenção!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leo! O ingresso horário vespertino 13 horas só vale para visitas até 30 de junho. O ingresso 2º turno passa a valer dia 1º de julho. O horário matutino, como está no texto e em inúmeras respostas anteriores, é o "Machu Picchu".