Santiago: neve chega mais cedo; Valle Nevado e Farellones abrem sexta dia 26 de maio

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Valle Nevado temporada 2017

Outono excepcionalmente chuvoso no Sul e Sudeste brasileiros corresponde a... outono nevado nas montanhas do Cone Sul. Já caiu tanta neve no Chile que as estações de esqui dos arredores de Santiago estão anunciando a antecipação da abertura da temporada 2017 para esta sexta-feira, 26 de maio.

Valle Nevado Farellones temporada 2017

Escaldados pelos anos em que a neve demora a chegar, a gente aqui no Viaje na Viagem costuma recomendar planejar viagens de neve a Santiago só na época supergarantida -- de julho até início de setembro. Mas este ano, quem programou viagens mais cedo vai ganhar de brinde não apenas montanhas nevadas, como as estações funcionando.

Vai aí um Corpus Christi na neve? Dá tempo! (A véspera é 4ª feira 14 de junho; o feriado, 5ª feira 15 de junho; o domingo da volta, 18 de junho.)

Valle Nevado x Farellones

Valle Nevado e Farellones oferecem experiências distintas e, a meu ver, complementares.

Minha dica principal: não compre passeios que incluam as duas estações. Esses passeios parecem completos no papel, mas na vida real não dão tempo de você aproveitar o que as estações têm de melhor. No caso de Valle Nevado, você não vai ter tempo para subir de teleférico até a zona alta de esqui. E quando chegar a Farellones, não vai ter tempo de se divertir nas atrações (os ingressos podem também estar esgotados).

Vai por mim: escolha uma das duas, ou vá às duas em dias separados.

Valle Nevado
Valle Nevado temporada 2017

Valle Nevado é a mais alta e mais estruturada das estações nos arredores de Santiago. O passeio aqui vale a pena se você comprar o passe que permite usar a góndola, um teleférico de cabine fechada que leva até um ponto de apoio (com lanchonete) no meio da área de esqui. Você vai ver esquiadores em ação e, se tiver comprado à parte, pode fazer uma aula de esqui ou snowboard. Veja como funciona neste post.

Farellones
O que fazer em Santiago: Farellones

Farellones faz parte da estação de esqui El Colorado, e funciona como um parque de diversões na neve. Tem tubing (tobogão na neve com descida em bóia), teleférico sem cabine (só a cadeirinha), tirolesa, trenó (para fazer esquibunda), caminhada na neve (com um calçado que parece uma raquete de tênis), bicicleta na neve (com pneus largos) e uma área para fazer bonecos de neve. Também é possível fazer aula de esqui. Em 2017, o parque vai funcionar com preço único de 20.000 pesos chilenos (R$ 105 a 192 pesos por real).

Leia mais:

24 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Neftalí
NeftalíPermalink

El Colorado está aberto desde 6a feira passada e La Parva também abre amanhã. A estrada para Mendoza (Paso Los Libertadores) permanece fechada pelo menos até o sábado por nevascas.
Nas estações de esqui mais ao sul (Chillán, Pucón, Osorno, Corralco, Antillanca, etc..) ainda não há previsão de adiantar a temporada.

Mô Gribel
Mô GribelPermalink

Eu vouuuuu! Marquei a hospedagem que ganhei de vocês há um ano para 30/6 a 3/7!
Tô super animada!

João Victor
João VictorPermalink

Boia, como bom carioca e marinheiro de primeira viagem internacional, não possuo qualquer roupa de frio ( para neve) , no chile , os alugueis de roupa mencionados são para a prática de sky ou também se aluga roupas de frios normais para passear por lá ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, João Victor! O aluguel é para roupas para entrar em contato com a neve ou estar ao ar livre em ambiente nevado. Você pode comprar roupas de inverno na Decathlon, tem aí no Rio. Compre um casaco revestido com penas (esse tipo bonequinho da Michelin), meias, luvas, gorro e, se for muito friorento, segunda pele.

Vanessa
VanessaPermalink

Com criança, você recomenda Chile ou Bariloche? A neve também chegará mais cedo em Bariloche?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vanessa! Bariloche é um destino com um elenco mais variado de atrações para crianças. Este ano já nevou bem por lá, mas nunca se sabe se essa neve se sustenta até a temporada. Quanto mais tarde em julho você puder ir a Bariloche, melhor.

Luis Roberto Moura
Luis Roberto MouraPermalink

Não estou entendendo os valores de tickets de Vale Nevado. Se vou esquiar e também almoçar na montanha. Que ticket devo comprar? O de acesso à Gondola + almoço?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luis! Se quiser pré-comprar o almoço, compre esse ticket combinado. Para esquiar, você precisará alugar o equipamento. O ticket da gôndola dá direito a um dia de esqui nas pistas do Valle Nevado.

Agenor Sodré
Agenor SodréPermalink

Quando termina a temporada no Valle Nevado em 2017? Não achei em lugar nenhum tal informação!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Agenor! A temporada só acaba quando termina smile Agora, sério -- este ano o Valle Nevado está vendendo noites de hospedagem até 22 de setembro, o que configura a previsão de funcionamento da estação. Caso continue nevando, a temporada de esqui (sem hospedagem) pode ser esticada. Já houve anos em que foi até o feriado de 12 de outubro, mas não conte com isso.

Marcelo
MarceloPermalink

Olá estou indo agora em junho para farellones, alguma dica para aluguel de roupa ? Devo alugar em santiago ou por lá mesmo? E o ticket para passar o dia, como funciona, será que existe um combo com aluguel de roupa+ticket??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Alugue na Ski Total ou, se for por agência, na parada específica para isso.

Carine
CarinePermalink

Bóia,
Boa noite! Esse é meu primeiro contato com vcs, mas saibam q n viajo sem pesquisar td aqui antes! Sou fã do Ricardo!
Vou para Santiago agora em Julho pela primeira vez e estou c a mesma dúvida do Marcelo, vi no site de Farellones que a entrada para o parque com direito a todas atrações custa 20.000 pesos, e entrada+aula coletiva+equipamento custa 34.000 pesos. Essa entrada q está incluída no combo de 34.000, tb dá direito a usar as outras atrações, ou tem que pagar separadamente???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carine! O site dá a entender que dá direito a tudo. Mas não estivemos lá este ano para ter certeza.

Daniel Bittencourt
Daniel BittencourtPermalink

Quero ir a farellones no início de setembro. Já li que por ser mais baixa a estação fecha antes. Sabe até quando a estação estará aberta esse ano? E mesmo com a pista fechada, sabe se o parque abre?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniel! Nunca se sabe até quando o parque e a estação vão funcionar. Vai depender da existência de neve. São Pedro não avisa, é o único que poderia te dar essa informação.

Cintia França
Cintia FrançaPermalink

Minha viagem esta marcada para 18 setembro, sera que ainda da p pegar os parques abertos e com neve?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cintia! Valle Nevado deve ter neve ainda, Farellones só se tiver nevado bastante.

luiza
luizaPermalink

Ola, site muito bacana e explicativo. Parabens!
estou com uma duvida, vou para farellones e ficarei duas noites la, no site da skitotal mostra o valor do transfer, porem ida e volta no mesmo dia. Vc sabe se tem como eu ir em um dia e voltar em outro? e vc sugere reservar antes com a skitotal ou so chegar na agencia da skitotal cedinho e comprar o transfer?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiza! Até onde sabemos, não há reserva antecipada para o trânsfer regular saindo da agência, nem existe a possibilidade de usar esse trãnsfer só no sentido oposto. Você pode ir com esse trânsfer e voltar com um trânsfer privativo, que pode ser reservado, ou com um passeio de alguma agência, que você também pode comprar por antecedência. Informe-se com quem alugou para você, devem ter informações mais certeiras.

Lana
LanaPermalink

Gostaria de tirar uma dúvida. Minha viagem esta marcada para 26 de setembro para Santiago? Alguma estação será que tera neve para visitação?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lana! É bastante provável que pelo menos Valle Nevado ainda esteja funcionando, mas só São Pedro pode te dar alguma certeza. Tente uma comunicação direta, a gente por aqui tenta mas ele nunca atende.

TEREZA
TEREZAPermalink

Como faço para comprar com antecedência os tickets para entradas nas estações de esqui? Também posso reservar os transfers para as estações? Vi que indicam a Ski Total em outro post. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tereza! Não dá pra comprar ticket com antecedência. Não dá pra reservar a SkiTotal com antecedência. É na hora. Outros tipos de transporte podem ser reservados, mas o ticket para esquiar você compra ao chegar.