Andar com passaporte

Passaporte: deixar no hotel ou andar com ele?

Texto | Hugo Medeiros

Devo andar com passaporte ou posso deixar no hotel?

Um dos maiores medos de um viajante no exterior é perder o passaporte ou ter o documento furtado/roubado. Esse tipo de situação desencadeia dores de cabeça de proporções apocalípticas (um pouco exagerado, mas não muito), podendo colocar em risco toda a viagem.

Para tentar minimizar os riscos, uma medida muito sugerida consiste em deixar o passaporte original no hotel e levar consigo uma fotocópia. E eu mesmo fiz isso em diversas oportunidades.

Mas mesmo depois de algumas viagens, confesso que ainda tinha dúvidas se o meu procedimento estava correto, ou se teria problemas caso fosse abordado por um policial e não estivesse portando o passaporte.

Diante disso, para sanar as dúvidas, escrevemos para o consulado de alguns dos países mais visitados pelos brasileiros, e vamos compartilhar com vocês as respostas que obtive.

É importante destacar que cada país tem autonomia para tratar do assunto da forma como melhor entender. E mesmo assim, a autoridade policial, que estará em contato com você, é quem, naquele momento, tem a palavra final sobre o assunto.

Por isso, nunca se esqueça de ser respeitoso e tentar atender às solicitações da melhor forma possível.

O que as embaixadas orientam sobre passaporte

Das embaixadas que consultei, Japão, Espanha e Alemanha foram peremptórias: estrangeiros precisam portar o passaporte original o tempo todo. No Japão você pode ser multado se não portar o passaporte original.

A embaixada da França foi vaga, mas remeteu para um link onde é previsto o controle de documentos e permissão de permanência em lugares públicos.

A embaixada dos Estados Unidos informou que não existe uma regra para isso, e que você pode se locomover pelos EUA portando seus documentos da maneira que julgar mais apropriada. Caso seja abordado por alguma autoridade, você deverá proceder de acordo com o que lhe for pedido.

E agora, o que fazer?

No geral, a aceitação da fotocópia depende do entendimento da autoridade que abordar o turista. Mas nos parece extremamente improvável que um turista seja detido apenas por não ter apresentado o passaporte original.

Cabe a cada um avaliar o que é mais seguro, levar o passaporte consigo ou deixar guardado no hotel.

Um fator importante a ser considerado é o tipo de hotel em que se está hospedado. Isso porque locais mais simples, como hostels, tendem a oferecer mais riscos do que estabelecimentos de luxo, onde o fluxo de pessoas normalmente é limitado e controlado por câmeras.

Caso opte por sair à rua com o passaporte, lembre-se de guardar o documento num lugar seguro junto ao corpo, não deixando em bolsas e mochilas que podem ser esquecidas ou facilmente furtadas num momento de desatenção.

Particularmente, com base nas respostas dadas pelos consultados e considerando o meu receio quase patológico de ficar sem o passaporte, vou continuar deixando o original no hotel, guardado no cofre ou trancado dentro da mala, e levando comigo apenas uma fotocópia.

Ainda acho mais provável eu ser furtado/roubado na rua, ou esquecer o passaporte durante um passeio, do que acontecer algo no hotel.

No entanto, cada um deve adotar aquele procedimento que lhe for mais confortável.

Vou continuar deixando meu passaporte no hotel

Ricardo Freire

Achei sensacional esse trabalho do Hugo. Excelente advogado que é, ele foi à campo para confirmar se a clássica orientação de deixar o passaporte no hotel e andar com uma fotocópia — que é a estratégia que recomendamos aqui no Viaje na Viagem — tem respaldo legal.

Pelo jeito, não tem. Atentas à letra da lei, as embaixadas consultadas (com exceção da embaixada dos Estados Unidos) afirmaram que portar o passaporte original é indispensável. E agora?

Agora, cada um segue a sua paranóia. Se você tem paranóia de ser parado por um policial na rua sem motivo nenhum, ande com seu passaporte. Já a minha paranóia é igual à do Hugo: a de ser vítima de furto ou simplesmente perder meu passaporte de bobeira.

A paranóia do furto faz mais sentido. A probabilidade de um mão-leve deixar você sem passaporte na Espanha é exponencialmente maior do que a probabilidade de um carabinero espanhol parar você na rua por nenhum motivo. Os danos das duas situações são também desproporcionais: o mal-entendido de estar sem passaporte na rua pode ser resolvido em poucas horas, e você terá perdido apenas um dia de viagem. Já o furto ou extravio de um passaporte causa uma dor de cabeça de dias, que pode acabar com o seu planejamento de viagem.

Na minha opinião, para evitar um risco bastante remoto (ser parado por um policial sem ter feito nada ilícito) não vale a pena correr um risco muito mais provável (ser vítima das gangs de batedores de carteira que proliferam na Europa e América Latina).

A propósito, vale lembrar que existe um golpe na Europa (e também na América Latina) executado por meliantes que se dizem policiais à paisana, pedem para ver seu passaporte e… tchau, passaporte.

Evidentemente, se você for dirigir um carro vai precisar estar com o seu passaporte o tempo todo; ele é a identidade que dá lastro à sua carteira de motorista.

Caso você seja parado por um policial, é bastante provável que ele queira ver também a PID (permissão internacional de dirigir), mesmo que a carteira internacional não tenha sido exigida pela sua locadora. (Nos Estados Unidos, porém, a PID não é nem reconhecida.)

À luz da pesquisa do Hugo, vou acrescentar mais uma situação em que portarei passaporte: nos passeios bate-volta, quando estarei longe demais do hotel para provar que sou turista em situação regular no país.

Eu faço viagens internacionais há 32 anos. Tive um passaporte furtado na Espanha 29 anos atrás. Há pelo menos 25 anos deixo meu passaporte sempre no cofre do hotel. Nunca tive problemas. Só precisei mostrar documentos para policiais quando estava ao volante.

Por isso, eu peço: não pergunte o que a gente faria no seu lugar. A minha opinião está neste box. Se você não concorda com ela, não precisa seguir. Eu juro que não fico chateado.

Perdi o meu passaporte. O que fazer?

Por mais desesperadora que seja a situação, o importante é manter a calma.

Antes de qualquer coisa, registre um Boletim de Ocorrência perante a autoridade policial do local. E neste momento uma fotocópia do passaporte ou uma foto no celular serão importantes, pois você precisará fornecer os dados do documento.

Em seguida acesse o Portal Consular, do Ministério das Relações Exteriores, e preencha o formulário solicitando o novo passaporte.

Imprima o recibo e leve ao Consulado onde o pedido será processado.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Lá você terá que pagar uma taxa, e o passaporte ficará pronto em alguns dias.

    Outra opção é solicitar uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), que é gratuita e emitida na hora. Com ela você pode embarcar no avião de volta ao nosso país.

    O principal problema é que os eventuais vistos terão que ser solicitados novamente. Por isso, se você está na França, e de lá iria para os Estados Unidos, precisará procurar a embaixada americana e adotar as medidas necessárias para obtenção do visto em seu novo passaporte.

    Obrigadíssimo, Hugo!

    153 comentários

    Uma sugestão para quem preferir deixar o passaporte no hotel (que é o meu caso, salvo em momentos muito específicos): além da carteira de identidade brasileira, carregue sempre um cartão do hotel.

    Caso você seja parado, o cartão é um meio fácil para o policial verificar se você está hospedado lá mesmo e confirmar que você é turista. Isso funcionou comigo até no Irã, quando fui parado por um representante da polícia mais linha-dura do país que estava desconfiado de que eu havia feito fotos de um quartel deles. A tendência, portanto, é que funcione ainda melhor em lugares mais livres. 😉

    As minhas viagens são sempre low cost, nunca tem cofre no hotel, sempre carreguei comigo. Sempre sempre sempre! Vira tão parte do corpo que quando volto para casa sinto falta da barriguinha!

    Cópias coloridas dos documentos deixo no cofre dos hotéis.

    Passaporte no bolso fundo dianteiro da calça ou na “doleira”.

    NUNCA no bolso da camisa, mochila ou bolsa!

    Depois de ler a matéria e os comentários, fiquei com uma dúvida. Acontece, nos EUA, de estarmos com dois passaportes, o válido e outro, com o visto. Nesse caso, acho que dá pra fazer um meio termo e andar com um dos dois. Qual vocês acham que seria mais importante pra circular pela cidade, o com o visto, ou o válido?

      Olá, Danilo! Se existe um lugar onde você não precisa andar com passaporte, e isso foi explicado com todas as letras pela embaixada, é nos Estados Unidos. Use sua carteira de identidade brasileira na rua.

    Quase fui barrado na entrada de um show em Seattle por não estar portando o passaporte original, mas sim a cópia colorida. O gerente da casa deixou que eu entrasse porque, segundo ele: “claramente você é maior de 21 anos”. Mas ele ressaltou para mim que o porte do passaporte original era mandatório no estado de Washington.
    Na mesma viagem desci para Oregon e Califórnia e perante esta experiência anterior, não deixei de estar sempre com o original em mãos. Sugiro que, no caso dos EUA, avalie-se as leis de cada estado a se visitar.

      Olá, Daniel! O seu RG bastaria em 99,9% dos lugares. Veja bem: você conseguiu entrar com a cópia…

    Não ando com passaporte em nenhuma instância. Jamais. Faço parte do time dos paranoicos.
    Via de regra, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, mesmo que você for parado pela polícia, você tem 24h para apresentar documentos.
    E eu discordo do Philipp: aqui nos isteites eles aceitam a carteira de motorista brasileira como um primeiro documento, sim. Já aconteceu várias vezes com a Julie.

      Olá, Marcie! Exatamente! A gente tende a raciocinar como cidadão de país autoritário, achando que se for pego sem passaporte vai sofrer um tratamento à la Expresso da Meia Noite em países da Europa ou nos Estados Unidos…

      Em 2012, fui impedida de beber uma cerveja num bar em Boston porque só tinha comigo a CNH brasileira e a cópia plastificada do passaporte… E o segurança do bar ainda me mandou nunca mais sair do hotel sem o passaporte.

      Marcie, em NYC funciona sim, mas em Chicago, Boston e LA ja tive problemas, por isto que disse que depende de estado para estado 😉

      Inclusive em Chicago eramos instruidos pela universidade para carregarmos nossos passaportes e eu odiava fazer isto quando ia para festas/bares mas se nao fizesse ficava de fora…

    Meu marido anda com os nossos passaportes na doleira o tempo todo. Ele não confia nos cofres de hotéis. Nunca fomos pedidos pra mostrar os passaportes fora de situações comum como alugar um carro. Mas ele se sente mais seguro com o passaporte bem colado ao corpo, diz que até sente falta quando voltamos pro Brasil.

    Sempre fantásticos esclarecimentos. Este site é demais. Tenho uma dúvida: tem circulado na internet que os cofres dos hotéis podem ser abertos com facilidade por qq pessoa. Alguém sabe se realmente é verdade? Obrigada

      Olá, Norma! Apenas se hotel for relapso e não mudar a configuração-mestra. É um risco que existe, mas é mais bem baixo do que o risco de ser furtado na rua.

      Faça o teste antes de copiar, testei o 000000 em um hotel best Western em Paris e abriu o cofre, risco por risco preferi a minha mala, mesmo conhecendo o truque da esfereográfica para abrir ziper.

    Permita-me dar meu ponto de vista divergente: Em tempos de Trump e ISIS, de atentados e medidas de segurança redobradas, andar sem um documento oficial (mais difícil de ser contestado) é um risco desnecessário e até mesmo dar sopa pra muito azar. Já fui parado em metrô na França por membros da força nacional e me sentí aliviado em ter comigo o livrinho incômodo. Se você é multilíngue, safo de tantas viagens na bagagem talvez tenha mais capacidade de manobra. Faço tudo que disseram aqui, fotocopia, levo outro documento, mando pra nuvem, pego endereços e telefones das embaixadas brasileiras no local, mas não saio sem minha pequena bíblia.
    Peninha

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito